Mercado de Games, o Brasil trazendo resultados! Chegamos a março e as atenções do mercado de games se voltam em peso para São Francisco. Neste mês, o Vale do Silício sediará a GDC e a GCA, dois dos mercados mundiais mais importantes do setor. O Brasil estará representado por 47 empresas, 120 profissionais em busca de negócios numa indústria de movimenta US$ 137.9 bilhões ao ano. Pela primeira vez, o Brasil tem muitos jogos em destaque Relic Hunters Legend, da Rogue Snail, e o DeMagnete VR, da Bitcake Studio, ambos listados entre os vencedores do Best in Play; o Trial of Titans, da Oktagon Games, e o Talaka, da Flux Games, selecionados para participar do GDC Pitch; além dos seis finalistas do 15º IMGA International Mobile Gaming Awards. Oportunidades lá, mas também aqui: os times que ficam no Brasil poderão participar do Google Mobile Developer Day, na GDC, por livestream. Tem ainda o StartUp Games Brazil 2019, promovido pelo Governo Britânico, que acontecerá em Florianópolis e São Paulo, e está com inscrições abertas. E, para ficarem atentos: o BNDES lançará uma nova modalidade de apoio para games que valorizem o patrimônio e a identidade cultural do Brasil. Enquanto isso, nossos games continuam nos dando orgulho no exterior: Out Of Space, da Behold Studios, foi selecionado para o SXSW e para a PAX East, e o DeMagnete VR, da Bitcake Studios, foi destaque de capa da UploadVR. Há ainda novos jogos no radar: a Fira Soft lançou o "Só para Constar", que celebra os 30 anos da Constituição Federal de 1988 - a empresa também é a nossa primeira associada a receber o "Selo de Apoio à Diversidade". Para que tudo isso continue acontecendo, nós, da Abragames, continuamos nossos esforços para fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. Foi realizada a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho de Games, GT de Games, na qual convidamos empresários do setor para apresentar seus projetos para os novos representantes de agências de governo. E tem muito mais, confira. Boa leitura. |
47 empresas e muitos jogos brasileiros em SFO
O Brazil Games chegará com tudo em São Francisco para participar do GDC (Game Developers Conference) e do GCA (Game Connection America), dois dos principais eventos de games do mundo e onde mais negócios são gerados. Os eventos acontecem entre 18 e 22 de março e contarão com 47 empresas, 120 profissionais, 6 jogos finalistas no 15º IMGA, 2 vencedores do Best in Play da GDC, 2 finalistas do GDC Pitch, e 2 finalistas do GCA 2019 representando (muito bem) o Brasil. Para conhecer as empresas do Brazil Games: na GDC, estaremos nos booths N3324 e N3326. Na GCA, ficaremos na área do Brasil.
Confira o catálogo e o trailer dos jogos da delegação brasileira em São Francisco.
Confira o catálogo e o trailer dos jogos da delegação brasileira em São Francisco.
Confira o catálogo:
Assista o Trailer:
Relic Hunters Legend, DeMagnete VR e Areia no Best in Play
Brasileiros marcando presença na Best in Play - competição organizada pela Game Developers Conference - GDC, da qual participam os expositores da GDC Play. Relic Hunters Legend, da Rogue Snail, e DeMagnete VR, da Bitcake Studio, ficaram entre os oito vencedores. Já Areia, da GILP Studio, recebeu menção honrosa. Os vencedores ganharam dois All Access Passes para a GDC 2020, além de destaque durante a GDC 2019. Confira todos os vencedores do Best in Play GDC 2019 aqui!
Trial of Titans e Talaka finalistas do GDC Pitch
Trial of Titans, da Oktagon Games, e Talaka, da Flux Games, estão entre os 10 games selecionados para participar do GDC Pitch, organizado pelo Jason Della Rocca, da plataforma de investimento Execution Labs. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de março, na própria GDC, e os times da Oktagon e da Flux terão 5 minutos para apresentar seus games para um júri de investidores e publishers. Haverá um vencedor por dia. Trial of Titans participa do primeiro pitch (dia 20), com a presença dos investidores Jay Chi (Makers Fund), Sunny Dhillon (Signia Venture Partners) e Harri Manninen (Play Ventures). Já Talaka será apresentado no dia seguinte (21), que contará com a participação dos investidores Mark Hickey (Devolver Digital), Rebekah Saltsman (Finji) e Marek Ziemak (11 bit Studios). Saiba mais no link.
Seis jogos brasileiros na final do 15º IMGA
Torcida brasileira de olho na disputa do 15º IMGA International Mobile Gaming Awards. Dandara, da Long Hat House, Lila's Tale, da Skullfish Studios, Looney Tunes™ World Of Mayhem, da Aquiris Game Studio, Tetragon, do Cafundó Estúdio Criativo, Hoppia Tale, da Ludic Side Game Studio e Until Dead, da Monomyto Game Studio, são os seis jogos finalistas deste importante evento. A premiação será em São Francisco, Califórnia, no dia 19 de março. O voto popular também conta e você pode ajudar a escolher o melhor jogo mobile pelo site.
Matchfunding BNDES+ fomenta games que valorizam patrimônio e identidade cultural
Atenção, desenvolvedores! O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está lançando uma ótima oportunidade para quem quer desenvolver games que visam difundir o patrimônio cultural e da identidade cultural brasileira. Trata-se do Matchfunding BNDES +, uma nova modalidade de fomento que mistura aporte direto com crowdfunding e que apresenta uma solução inovadora para apoiar a diversidade cultural no Brasil. Segundo Patrícia Zendron, do Departamento de Educação e Cultura do BNDES, "com essa iniciativa, o BNDES pretende mapear, convocar, conectar, capacitar e co-investir em instituições culturais que queiram financiar coletivamente projetos capazes de deixar legado para o patrimônio cultural brasileiro, seja material ou imaterial". O evento de pré-lançamento será dia 26 de março, das 10h às 13h, no Espaço Cultural BNDES.
Inscreva-se no site!
Inscreva-se no site!
StartUp Games Brazil 2019 está com inscrições abertas

A StartUp Game - a competição mais importante organizada pelo Department of International Trade (DIT) e pelo Global Entrepreneurs Programme (GEP) em todo o mundo - está com inscrições abertas até o dia 17 de março. O evento, promovido pelo Governo Britânico, acontecerá em Florianópolis, no dia 12 de abril, e em São Paulo, no dia 17, e startups que possuam tecnologias inovadoras e disruptivas poderão participar de rodadas de pitches para apresentar suas ideias a jurados que farão o papel de “investidores”. Esses “investidores” poderão comprar e vender ações das startups participantes por meio de um aplicativo, que criará um cenário virtual. Ao final, os empreendedores com maior valor em ações serão os vencedores. Além da disputa, haverá painéis de discussões exclusivos, com temas como “Como tornar seu empreendimento global” e “Como refinar seu pitch”, entre outros, mediados por grandes nomes do empreendedorismo britânico e brasileiro. Mais informações em no link.
Live do Google Mobile Developer Day na GDC

No dia 18 de março, durante a GDC 2019, o Google realizará o Google Mobile Developer Day. Ao longo do evento focado em game quality, monetização e estratégias de crescimento, serão apresentadas as melhores práticas para desenvolver games de sucesso no Google Play. O evento é aberto a todos os credenciados da Expo Plus ou da Conference Pass. Os times que ficarem no Brasil também poderão participar remotamente, pela livestream. Clique aqui para se inscrever.
Empresas Acessíveis

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo quer saber o que as empresas conhecem sobre acessibilidade. Para tanto, desenvolveu uma pesquisa para mapear o quanto as entidades parceiras sabem sobre o tema. Para participar basta clicar aqui!
Sobre o Selo de Acessibilidade Digital
O Selo de Acessibilidade Digital certifica sítios e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. Os responsáveis por sítios e portais eletrônicos podem requerer o Selo à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que, em conjunto com a Comissão Permanente de Acessibilidade, avaliará a acessibilidade das páginas submetidas, segundo critérios e procedimentos estabelecidos na Portaria SMPED-GAB nº 08/2018. Os requerentes cujos sítios ou portais eletrônicos avaliados cumpram com os referidos critérios serão contemplados com o Selo de Acessibilidade Digital.
Saiba mais sobre o Selo de Acessibilidade Digital e como conseguir essa certificação no vídeo Selo de Acessibilidade Digital.
Sobre o Selo de Acessibilidade Digital
O Selo de Acessibilidade Digital certifica sítios e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. Os responsáveis por sítios e portais eletrônicos podem requerer o Selo à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que, em conjunto com a Comissão Permanente de Acessibilidade, avaliará a acessibilidade das páginas submetidas, segundo critérios e procedimentos estabelecidos na Portaria SMPED-GAB nº 08/2018. Os requerentes cujos sítios ou portais eletrônicos avaliados cumpram com os referidos critérios serão contemplados com o Selo de Acessibilidade Digital.
Saiba mais sobre o Selo de Acessibilidade Digital e como conseguir essa certificação no vídeo Selo de Acessibilidade Digital.
Out of Space na Pax East e SXSW

Out of Space, novo jogo da Behold Studios, foi selecionado para dois importantes eventos nos Estados Unidos: o South By Southwest, SXSW, um dos principais eventos de economia criativa do mundo, que acontece em Austin, Texas, de 8 a 17 de março, e para a PAX East, que será em Boston, de 28 a 31 de março. Em Austin, o jogo será apresentado no Gaming Pitch Competition, no dia 15 de Março. Já na Pax, o jogo estará no Indie Megabooth.
DeMagnete VR é destaque de capa da UploadVR

DeMagnete VR, da Bitcake Studios, será lançado apenas no fim de 2019, mas esse jogo que explora a física mecânica e o magnetismo, já está fazendo sucesso. O site UploadVR publicou um review repleto de elogios sobre o jogo e ainda deu destaque na capa. O DeMagnete VR foi um dos selecionados pelo edital da Ancine e é um dos vencedores do Best in Play, da GDC 2019. O game estará disponível no Rift, Vive, e no PSVR.
Confira a review aqui.
Confira a review aqui.
BIG Festival e SBGames firmam parceria inédita
O BIG Festival (Brazil’s Independent Game Festival) e o SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) firmaram parceria inédita para incentivar e valorizar o desenvolvimento de games no Brasil. Entre as ações conjuntas, já estão previstas: seleção de jogos premiados no SBGames para o BIG Festival; mentoria para os jogos premiados no SBGames que participarem do BIG Festival; credenciais das rodadas de negócios do BIG Festival para os jogos premiados no SBGames; realização de sessão fixa do BIG Festival no SBGames, e vice-versa; e a criação de um júri formado pelo SBGames para premiação de melhor jogo de estudante do BIG Festival, bem como para eventual menção honrosa para melhor jogo de estudante brasileiro.
Ainda não mandou seu jogo para o BIG Festival? As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de abril. Inscreva seu jogo pelo site: http://www.bigfestival.com.br/
O BIG Festival 2019 acontece de 22 a 30 de Junho, save the date!
Ainda não mandou seu jogo para o BIG Festival? As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de abril. Inscreva seu jogo pelo site: http://www.bigfestival.com.br/
O BIG Festival 2019 acontece de 22 a 30 de Junho, save the date!
Confira as palestras gravadas do BIG Festival 2018
Dentre as 180 sessões do BIG 2018, o Festival gravou algumas das palestras. BIG Carreiras, BIG Public Policies, BIG Dev e BIG VR: BIG Business, BIG Impact ( Mulheres no Jogo), BIG Stater e BIG Awards, BIG Latam e BIG Festival 2018: Google Day. Confira as palestras gravadas da edição 2018 no canal do YouTube do BIG Festival!
Fira Soft é a 1º empresa a receber o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade

A Fira Soft, focada no desenvolvimento de games customizados para empresas, sediada em Brasília, é a primeira associada à Abragames a receber o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade, na categoria Diversidade LGBTQI. Saiba mais sobre Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade, criado pelo Conselho da Diversidade da Abragames, na nossa página oficial.
Abragames reúne empresários de games e agentes do governo
No dia 21 de fevereiro, empresários de games de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife puderam apresentar um pouco do que está sendo produzido no Brasil aos novos representantes do governo. A oportunidade aconteceu durante o primeiro encontro do ano do GT de Políticas Públicas de Games, organizado pela Abragames. A reunião aconteceu no escritório da Apex-Brasil em São Paulo e Brasília e no BNDES do Rio de Janeiro. Durante o evento, a MedRoom apresentou o Atrium, Laboratórios de Realidade Virtual em Universidades. A VRMonkey mostrou o treinamento industrial em VR desenvolvido para uma multinacional do ramo farmacêutico. Já a Manifesto Games falou sobre a plataforma online Geppetto, um ambiente divertido e eficiente para a prática de idiomas já usado por mais de 150.000 alunos das maiores escolas de idiomas no Brasil. Por sua vez, a Behold Studios apresentou seus jogos de maior sucesso, e também o Out of Space, que será lançado este ano e foi selecionado para a Pax East. Por último, a Fableware: Narrative Design apresentou o Sword Legacy: Omen, RPG vencedor do Lisbon Games Week e primeiro jogo brasileiro publicado pela publisher Team17 da Inglaterra.
Mapa Tributário da Economia Criativa está disponível para download

Quer compreender melhor como funcionam o sistema de leis e impostos que incidem sobre as cadeias produtivas da economia criativa no Brasil? Já está disponível para download, na página de materiais da Abragames, o Mapa Tributário da Economia Criativa, produzido em 2018 pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (Unesco). O estudo apresenta os regimes regulatórios e tributários que incidem sobre cinco setores culturais (música, mercado editorial, audiovisual, jogos eletrônicos e artes visuais), identificar possíveis pontos negativos e propõe medidas para aperfeiçoamento no setor. Para baixar a publicação, acesse o link!
Só Para Constar celebra a Constituição de 1988
| Em 2018, a Constituição Federal de 1988 comemorou 30 anos desde sua promulgação. Para celebrar, a Fira Soft lançou, em novembro, em parceria com o Grupo TV1 e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o jogo "Só Para Constar". O game traz referências dos anos 80 com o formato de pixel art e, enquanto o personagem percorre seu caminho em busca das páginas da Constituição, diversas cidades do Brasil passam ao fundo da cena. O jogo também apresenta alguns elementos relacionados aos avanços que o documento trouxe, como, por exemplo, a garantia de direito a saúde pública para o cidadão brasileiro. "Só Para Constar" está disponível para download nas plataformas Android, iOS e web. |