Editorial
Devcom & Gamescom 2024
Durante a Devcom, no dia 19, tivemos paineis muito interessantes sobre o mercado de jogos no Brasil, os quais falaram sobre a nossa indústria e a sua evolução. O painel Next-Gen Brazil: Where Your Next Game Business Will Thrive foi apresentado pelo nosso presidente, Rodrigo Terra, junto com o CEO da gamescom latam, Gustavo Steinberg. Na apresentação ambos mostraram para a audiência como o Brasil é um ponto em ascensão para a indústria de games. Foram reveladas as novidades e novas oportunidades que vêm surgindo no nosso mercado.
Caso você tenha perdido, o Painel ficou salvo na Twitch da devcom
Com mais de 335 mil visitantes de aproximadamente 120 países, o evento teve ingressos esgotados na sexta e no sábado. O evento contou com cerca de 32 mil visitantes de negócios, com destaque para o crescimento significativo da participação da América do Norte e do Japão. Além disso, cerca de 80 mil pessoas participaram do festival da cidade, realizado pela gamescom.
gamescom 2024:
- 335 mil visitantes de cerca de 120 países
- Mais de 32 mil visitantes de negócios, com maior crescimento dos EUA e do Japão
- Mais de 310 milhões de visualizações para todo o programa do evento (até sábado à noite)
- Mais de 40 milhões de visualizações apenas para o gamescom Opening Night Live (até sábado à noite)
- 2,5 milhões de visualizações de página no gamescom epix, incluindo colecionadores entusiasmados das gamescom Trading Cards (até sábado à noite)
- 1.462 expositores de 64 países, com participação internacional de 71%
- 48 pavilhões nacionais de 37 nações
- Cerca de 230 mil metros quadrados de espaço de exposição
- Cerca de 80 mil visitantes no festival gamescom
Experiente em eventos internacionais, Patrícia Sato coordenou a delegação do Brasil na Alemanha, desta vez como Gerente Executiva do Projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a ApexBrasil. Mais de 30 empresas participaram da delegação, Formada em design de jogos e atuante na indústria de games desde 2014, a nova gerente executiva do Brazil Games reitera o grande potencial no setor de jogos no Brasil e enaltece a importância da internacionalização do setor: “O Brasil é um dos países que mais cresce no segmento de desenvolvimento de jogos, seja por iniciativas de external development ou por projetos realizados dentro do próprio país. Nos últimos anos, o mundo passou a olhar para nós com mais interesse e vamos aproveitar esse momento para gerar ainda mais negócios para os estúdios nacionais.” afirmou. “Hoje, graças aos mapeamentos da indústria realizados pela Abragames, sabemos que há mais de 1000 estúdios em todo o Brasil e que, entre 2020 e 2022, foram desenvolvidos cerca de 2.600 jogos em território nacional.”
Gamescom latam 2024
Entre os dias 26 e 30 de junho de 2024, São Paulo foi palco de um evento que ficará marcado na história da indústria de games da América Latina: a primeira edição da gamescom latam 2024. A estreia foi de sucesso e os números registrados consolidam o Brasil como um dos principais focos de crescimento da indústria global de games.
A gamescom latam reúne tanto os apaixonados por jogos quanto os profissionais da indústria na América Latina, uma das regiões com a taxa de crescimento mais rápida do mundo.
Números Recordes
Em 2024, a gamescom latam atraiu mais de 101 mil visitantes de 70 países, incluindo 2.000 visitantes profissionais de 66 países. Foram 124 expositores e co-expositores de 66 países, e mais de 700 estúdios e 200 publishers, que marcaram presença no evento e reforçaram a posição do Brasil e da América Latina como importantes players da indústria global de jogos.
Os números do evento são:
Mais de 4 milhões de visualizações nas transmissões online pelos canais oficiais.
- 922 jogos inscritos no gamescom latam BIG Festival, representando 74 países.
- 1.020 empresas participaram da área de negócios, sendo 636 do Brasil, 145 da América Latina (excluindo Brasil), 110 da América do Norte, 99 da Europa e 30 da Ásia e Oriente Médio.
- Mais de 2.000 visitantes profissionais circularam na área de negócios.
- 12.000 reuniões de negócios solicitadas.
- Perspectivas de negócios que ultrapassaram os US$ 200 milhões para os estúdios participantes do matchmaking.
Conteúdo e Lançamentos de Peso
Durante os cinco dias de evento, foram apresentados mais de 400 títulos, incluindo 81 lançamentos, em um total de 248 horas de conteúdo distribuído em 6 palcos diferentes. A área B2C, que é a maior do mercado, contou com a participação de 76 publishers de renome mundial, proporcionando uma experiência rica em gameplay para os visitantes. Entre as gigantes que marcaram presença estavam:
- ATARI
- BANDAI
- NAMCO
- EPIC GAMES
- GOOGLE PLAY
- GRAVITY NIANTIC
- NINTENDO
- ROBLOX
- SEGA SQUARE
- ENIX
- SUPERCELL
- TENCENT
- GAMES UBISOFT
- WARNER PLAY
- WB WARNER
- XBOX
Impacto na Mídia
O impacto da gamescom latam 2024 também foi sentido na mídia. Estima-se que o evento tenha alcançado um público de mais de 120 milhões de pessoas, com mais de 5.500 artigos publicados na imprensa e 314 canais de mídia presentes. O valor da mídia gerada ultrapassou os US$ 90 milhões. A gamescom latam 2024 não apenas consolidou a América Latina como um mercado em ascensão na indústria global de games como também destacou o potencial da região para se tornar uma potência no desenvolvimento de jogos. Com números expressivos e uma atmosfera vibrante, o evento é um reflexo do crescente interesse e investimento no cenário de games latino-americano.
Desafio Brasil Tá Pra Game
O Desafio Brasil Tá Pra Game trata-se de uma iniciativa que une a Embratur, o Turistech Hub e a Abragames com desenvolvedores de jogos digitais. A proposta é, por meio de jogos digitais, promover o turismo do Brasil, incorporando elementos da cultura nacional, como arte, música e história. Veja abaixo quem está na próxima etapa:
- @amzhydro
- @aocagamelab
- @embrazabr
- @studioclops
- @competicoesvirtuaisbrasileiras
- @estudioperiferico360giros
- @gfcorpbr
- @gixerentertainment
- @hermitcrabstudio (2 jogos, “Fortnite: Rio Heights Hide & Seek” e “The Sandbox: Vila do Brasa”)
- @kawaiigames_net
- @kzumbah.studio
- @lingua.game
- @mindgrowth_games
- @mitogames
- @mobogames (2 jogos, “Capoeira” e “Paneleiras de Goiabeiras”)
- @monumentalcollab
- @mr.dev.studio
- @octaera
- @opsgamestudio
- @pippingames
- @studio85games
- @rebulicocultura
- @salve.games (2 jogos, “Sonho Trapstar” e “Zumbi dos Palmares”)
- @sinergiagamess (2 jogos, “A Receita de Acarajé de Ouro” e “Odoyá”)
- @studiokwo
- @supernovagamesbr
- @trapcatgames
- @tropicaliagame
Para mais informações, cheque as redes sociais da Abragames!
Made in Brazil Sale
Durante a promoção, foram gerenciados 26 criadores de conteúdo que participaram com mais de 100 gameplays e anúncios nas redes sociais. Esse esforço destacou a criatividade e a inovação dos desenvolvedores brasileiros, além de fortalecer a importância do mercado nacional de games indie e influência.
A Made in Brazil Sale não só trouxe novos olhares sobre os jogos brasileiros, como também reforçou o potencial crescente da indústria nacional no cenário global. Confira a página no Linkedin para ficar por dentro desse case de sucesso!
Conheça a Surprise Fortnite Game Jam
O evento tem 2 etapas distintas, a Game Jam e a Incubação dos jogos selecionados. Após a avaliação final, as dez melhores equipes serão premiadas. Nesta Jam, os participantes criam um mapa utilizando a plataforma UEFN.
Acesse o site para conferir o manual e participar.
Artigo
A alta do dólar pressiona os preços de consoles, jogos e serviços digitais, impactando tanto os consumidores quanto os desenvolvedores no Brasil.
A alta do dólar impacta diretamente o mercado gamer, que depende fortemente de importações de hardware, jogos e serviços digitais. Com o aumento do câmbio, os preços de consoles, placas de vídeo e acessórios tendem a subir. Em 2023, por exemplo, o valor de consoles como o PlayStation 5, que já era alto, chegou a passar dos R$ 5.000 no Brasil devido à valorização do dólar.
Os jogos, sejam físicos ou digitais, também sofrem reajustes. Plataformas como Steam e PlayStation Store, que precificam com base no dólar, aumentaram os preços de lançamentos e assinaturas. Além disso, serviços como Xbox Game Pass, que convertiam os valores de assinatura com base no câmbio, também reajustaram suas tarifas no Brasil em cerca de 30% no último ano.
Para desenvolvedores e estúdios independentes, a alta do dólar significa maior dificuldade em adquirir ferramentas, licenças e servidores, que muitas vezes são pagos em moeda estrangeira. Como resultado, muitos jogos indies enfrentam desafios financeiros, afetando a produção de novos títulos.
Por fim, a alta do dólar limita o poder de compra dos gamers, tornando o acesso a novos lançamentos e upgrades mais difícil, o que pode desacelerar o crescimento do setor no Brasil, um dos maiores mercados de games do mundo, que movimentou mais de US$ 2,3 bilhões em 2022.
Entendendo esses desafios, a Remessa Online oferece uma solução prática para empresas e profissionais do setor gamer. Com a plataforma, é possível fazer pagamentos internacionais de maneira rápida, segura e com tarifas competitivas. Além disso, você ainda tem 15% de desconto para economizar nas suas operações utilizando o cupom ABRAGAMES ou clicando aqui.
Williane Oliveira é Analista de Copywriter na Remessa Online
NOTA: O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial dos editores deste newsletter.
Novo Jogo
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Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.