A Abragames iniciou um programa de mentoria para as novas empresas que participam de eventos internacionais. A ideia é, segundo Eliana Russi, da Abragames, fortalecer as empresas brasileiras no mercado internacional. "Queremos que nossas associadas cheguem fortalecidas frente aos players internacionais, e que estes vejam o potencial que existe na indústria brasileira de games", explica Eliana. Thiago di Freitas, Diretor de Internacionalização de Empresas/Associados da Abragames e CEO da Kokku, é o responsável pelo programa, que nesta primeira edição será feito para a Hermit Crab, do Rio Grande do Sul, e Studio ZYX, de São Paulo.
Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil, e o Ministério da Cultura vai levar 61 empreendedores da indústria cultural brasileira para participar do MICSur, o Mercado de Indústrias Culturais do Sul. O evento tem por objetivo criar e consolidar uma plataforma para a disseminação do conhecimento, promoção, distribuição e comercialização de bens e serviços gerados pelas indústrias culturais e criativas na região.
Dez empresas de games foram selecionadas para representar a indústria nacional em Bogotá, Colômbia, entre os dias 17 e 20 de outubro. Dentre as vencedoras do edital seis são associadas à Abragames. Fableware Narrative Design, BitCake Studio, Virgo Game Studios, Webcore Games, Flux Game Studio e o BIG Festival. A Abragames deseja a todas as empresas que irão à Game Connection Europe 2016 e ao MICSur muito sucesso e ótimos negócios! Mais informações: http://micsur.org A Game Connection Europe 2016, um dos maiores eventos B2B da Europa, terá oito empresas nacionais na delegação brasileira do Brazilian Game Developers, BGD. GamePlan, Hermit Crab, Kokku, Lumentech, Manifesto Game Studio, Leela, Studio ZYX e Hoplon são as empresas nacionais que irão representar o Brasil neste evento, entre os dias 26 e 28 de outubro em Paris.
Esta ação faz parte do Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers, BGD, um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional. Mais informações: http://www.game-connection.com/ Há quinze dias a Gamelyst, uma plataforma que dá acesso a um criterioso catálogo de jogos por meio de assinatura mensal, começou a operar em fase de testes alfa. Em menos de um mês já são 900 usuários cadastrados, 16 jogos disponíveis e em breve serão mais de 40, segundo Pedro Rodarte de Carvalho, CMO da Gamelyst. O conceito da plataforma é inspirado em provedores de conteúdo como Netflix e Spotify. A empresa é a primeira a oferecer um serviço de curadoria de jogos por assinatura no Brasil e aposta no modelo de liberação por download em detrimento do streaming.
A Gamelyst acabou de ser selecionada para o Montreal International Game Summit, MIGS16, uma das principais conferências sobre jogos de videogame do mundo, focado na comercialização de jogos. "Atualmente existem poucas empresas no mundo que estão realmente empenhadas em buscar uma alternativa viável de mudar a forma de distribuição de jogos no mercado, uma delas é a nossa", comemora Pedro Rodarte de Carvalho. Saiba Mais sobre GameLyst em: http://www.gamelyst.com Vinícius Run, o jogo oficial das Olimpíadas Rio 2016, foi desenvolvido pela Oktagon Games. O jogo com o mascote das Olimpíadas do Rio de Janeiro, uma síntese da fauna brasileira, teve quase 1 milhão de downloads sem investimento de marketing, somando as principais plataformas Android, IOS e sites de webgames online. "Decidimos investir em um jogo simples, com mecânicas tradicionais para mobile, runner and quiz. O objetivo não era fazer algo muito grande e sim fazer algo de boa qualidade", segundo Ronaldo Cruz, CEO da Oktagon.
A experiência abriu caminhos para a Oktagon fazer outros jogos para o Comitê Olímpico Internacional, COI, como o Winter Games em 2018 "Para nós foi um início de estudo de caso para trabalhar branding games. Queremos apostar nisso e sabemos que diante das vantagens, existem também barreiras como a dificuldade em conseguir as licenças e todos os cuidados e aprovações a que somos submetidos para no fim conseguir lançar os produtos", explica Ronaldo. Anote na agenda, a 5ª edição do BIG Festival acontece entre os dias 24 de junho a 2 de julho, no Centro Cultural São Paulo, a casa do BIG!. Em janeiro de 2017, abriremos as inscrições para a competição oficial de jogos. E prepare-se, porque ano que vem teremos novidades, como o BIG VR: debates e experimentos em realidade virtual e o BIG Robótica: espaço ampliado para apresentação e duelos de robôs. Além, é claro do BIG Playable City, BIG Impact, BIG Starter, BIG Business Forum, Matchmaking e exposição dos jogos finalistas.
Confira o vídeo da edição 2016 e outros destaques aqui! |
HistóricoCategorias |