Especial BIG Festival 2019 | Editorial
Um sucesso de público e de crítica
No mês de junho, a indústria mundial de games tem um destino certo: o Brazil's Independent Game Festival, ou simplesmente BIG, o maior evento de games independentes da América Latina. A área B2B, desenvolvida com o Projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), já é reconhecida como um hub de negócios fundamental para o desenvolvimento do ecossistema dos games no país e na América Latina.
O evento aconteceu durante cinco dias em São Paulo e recebeu compradores, publishers, investidores e jornalistas internacionais para realização e promoção de negócios de empresas brasileiras do setor. Ao todo, vieram ao BIG 126 profissionais de países estrangeiros. Durante o festival, foram realizadas rodadas de negócios que tiveram a participação de 358 empresas de 24 países. Nelas, foram agendadas 4.810 reuniões, que envolveram 630 profissionais do mercado de games.
Nesta edição, de casa nova - o salão do Clube Homs, na avenida Paulista, coração cultural e econômico de São Paulo - o BIG se consolidou também como evento voltado para o público final. Nada menos que 20 mil pessoas visitaram o festival. O aumento na média de público por dia foi de 20%. E os fãs de games puderam experimentar, totalmente de graça, 75 jogos, dos quais 54 participaram de competições, nas mais diferentes plataformas e com as mais variadas propostas.
Foi um sucesso de público e crítica. Os números de negócios gerados no evento e a previsão para os próximos 12 meses estão sendo apurados. Em breve, teremos ótimos números para compartilhar. Confira os destaques na nossa edição Especial BIG Festival 2019 e fique de olho nos próximos eventos.
No mês de junho, a indústria mundial de games tem um destino certo: o Brazil's Independent Game Festival, ou simplesmente BIG, o maior evento de games independentes da América Latina. A área B2B, desenvolvida com o Projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), já é reconhecida como um hub de negócios fundamental para o desenvolvimento do ecossistema dos games no país e na América Latina.
O evento aconteceu durante cinco dias em São Paulo e recebeu compradores, publishers, investidores e jornalistas internacionais para realização e promoção de negócios de empresas brasileiras do setor. Ao todo, vieram ao BIG 126 profissionais de países estrangeiros. Durante o festival, foram realizadas rodadas de negócios que tiveram a participação de 358 empresas de 24 países. Nelas, foram agendadas 4.810 reuniões, que envolveram 630 profissionais do mercado de games.
Nesta edição, de casa nova - o salão do Clube Homs, na avenida Paulista, coração cultural e econômico de São Paulo - o BIG se consolidou também como evento voltado para o público final. Nada menos que 20 mil pessoas visitaram o festival. O aumento na média de público por dia foi de 20%. E os fãs de games puderam experimentar, totalmente de graça, 75 jogos, dos quais 54 participaram de competições, nas mais diferentes plataformas e com as mais variadas propostas.
Foi um sucesso de público e crítica. Os números de negócios gerados no evento e a previsão para os próximos 12 meses estão sendo apurados. Em breve, teremos ótimos números para compartilhar. Confira os destaques na nossa edição Especial BIG Festival 2019 e fique de olho nos próximos eventos.
BIG Festival 2019 em números
20 mil pessoas circularam pelo BIG de quarta (26/6) a domingo (30/6)
358 empresas de 24 países participando do evento
630 profissionais envolvidos na área de mercado em reuniões
126 profissionais estrangeiros
120 atividades e palestras gratuitas
4.810 reuniões de negócios agendadas ao longo de 2 dias (quinta a sexta)
1.600 horas de encontros de negócios
75 jogos participantes da exposição de games
54 jogos em competição, de 22 países, disponíveis para o público experimentar de graça
21 jogos na Mostra Panorama Brasil, fora de competição
8 jogos na Panorama Estudantes
358 empresas de 24 países participando do evento
630 profissionais envolvidos na área de mercado em reuniões
126 profissionais estrangeiros
120 atividades e palestras gratuitas
4.810 reuniões de negócios agendadas ao longo de 2 dias (quinta a sexta)
1.600 horas de encontros de negócios
75 jogos participantes da exposição de games
54 jogos em competição, de 22 países, disponíveis para o público experimentar de graça
21 jogos na Mostra Panorama Brasil, fora de competição
8 jogos na Panorama Estudantes
Depoimentos
"O BIG Festival foi um enorme sucesso para o Star Gaming Advisors. Minha agenda de reuniões foi totalmente preenchida com cerca de 40 a 50 novos contatos da América Latina, incluindo desenvolvedores brasileiros. Ficamos muito impressionados com vários estúdios. Esperamos assinar contratos de negócios com, pelo menos, 8 novos estúdios que conhecemos no BIG." Everett Wallace, da Star Gaming Advisors
“Parece que vamos assinar pelo menos um projeto, mas talvez mais de um! Ao todo, acho que fiz setenta reuniões. Fiquei muito feliz com a receptividade de todos a esse feedback sincero e honesto. Obrigado novamente pela oportunidade! Espero ter a chance de voltar ano que vem!” Dan Stern, da DANGEN Entertainment
"O BIG é uma grande vitrine da indústria de games no Brasil. Basta passear pelos stands e pela área do festival pra gente perceber o quanto este setor cresceu, se desenvolveu e atingiu um grau de maturidade. O Brasil tem tudo para ter uma das maiores e mais dinâmicas indústria de games de todo o mundo. O potencial está todo aqui. ”. Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
“Estamos muito felizes e empolgados por estar de volta no BIG Festival, já estive aqui algumas vezes, e gostei muito do novo espaço este ano. Eu gosto da ideia de que as rodadas de negócios acontecem ao lado da exposição de jogos. Estou feliz de ver mais jogos e que as pessoas estão planejando o lançamento deles em múltiplas plataformas, incluindo X-box e PC e isso é muito bom para pessoas que amam jogos”. Esteban Lora, Senior executivo de desenvolvimento externo para a Microsoft Studios
Políticas Públicas
Editais à vista
Boas novas para o mercado de games foram anunciadas durante o painel “Políticas Públicas para a Indústria Brasileira de Games”. Laís Bodanzky, Presidente da SpCine anunciou, dois novos editais para games, um de publisher e outro para produção.
O setor conta ainda com editais do ProAC Expresso, somando R$ 8,8 milhões em investimentos. Para games, mais especificamente, serão oferecidos até R$ 200 mil por projeto de desenvolvimento e produção de games, totalizando investimento de R$ 1,2 milhão. Para desenvolvimento e produção de conteúdo em AR e VR também serão destinados mais R$ 200 mil por projeto, totalizando outros R$ 1,2 milhão. “O que a gente precisa é ter uma política de desenvolvimento e de estímulo ao desenvolvimento que seja contínua e permanente. O Estado de São Paulo está comprometido com essa ideia”, afirmou Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que participou da mesa.
Os editais da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo já foram lançados através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e as inscrições estão abertas até 14 de Agosto de 2019 tanto para Desenvolvimento e Produção de Games (N.30/2019) e para Desenvolvimento e Produção de Conteúdo em AR e VR (N.31/2019).
Boas novas para o mercado de games foram anunciadas durante o painel “Políticas Públicas para a Indústria Brasileira de Games”. Laís Bodanzky, Presidente da SpCine anunciou, dois novos editais para games, um de publisher e outro para produção.
O setor conta ainda com editais do ProAC Expresso, somando R$ 8,8 milhões em investimentos. Para games, mais especificamente, serão oferecidos até R$ 200 mil por projeto de desenvolvimento e produção de games, totalizando investimento de R$ 1,2 milhão. Para desenvolvimento e produção de conteúdo em AR e VR também serão destinados mais R$ 200 mil por projeto, totalizando outros R$ 1,2 milhão. “O que a gente precisa é ter uma política de desenvolvimento e de estímulo ao desenvolvimento que seja contínua e permanente. O Estado de São Paulo está comprometido com essa ideia”, afirmou Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que participou da mesa.
Os editais da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo já foram lançados através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e as inscrições estão abertas até 14 de Agosto de 2019 tanto para Desenvolvimento e Produção de Games (N.30/2019) e para Desenvolvimento e Produção de Conteúdo em AR e VR (N.31/2019).
Rodadas de Negócios
O BIG Festival 2019 foi endereço certo para marcar reuniões e fechar muitos negócios. Por meio da ferramenta de matchmaking do festival, a qual as empresas puderam agendar encontros em nossa área de Rodadas de Negócios.
Como resultado, o início de muitos negócios e parcerias: 358 empresas de 24 países e 630 profissionais que agendaram 4.810 reuniões individuais. De acordo com estimativa da organização do evento, a iniciativa movimentou cerca de US$ 50 milhões em negócios.
Conteúdo
Conhecimento e atualização profissional
O BIG Festival é um importante fórum de formação e atualização profissional, atuando como um importante difusor de conhecimento do setor de games.
Nesse sentido, a programação do evento contou com 13 verticais de conteúdo, que alinharam diversas atividades, em torno de temas inspiradores.
Foram 120 palestras, workshops e encontros gratuitos, que contaram com a participação de 304 profissionais renomados do Brasil e do exterior, abordaram temas como criação de jogos, desenvolvimento de personagens e até a escolha de um curso de jogos digitais.
O BIG Festival é um importante fórum de formação e atualização profissional, atuando como um importante difusor de conhecimento do setor de games.
Nesse sentido, a programação do evento contou com 13 verticais de conteúdo, que alinharam diversas atividades, em torno de temas inspiradores.
Foram 120 palestras, workshops e encontros gratuitos, que contaram com a participação de 304 profissionais renomados do Brasil e do exterior, abordaram temas como criação de jogos, desenvolvimento de personagens e até a escolha de um curso de jogos digitais.
Palestrantes internacionais
A programação do BIG contou com 126 palestrantes internacionais que abordaram diversos assuntos do mundo dos games.
Entre eles, Chris Perrella, um dos nomes responsáveis pela criação de "Spider Man", de Playstation 4, que falou sobre os aspectos artísticos e técnicos, dos métodos usados e dos desafios enfrentados no processo de criação de superfícies úmidas desse jogo, desenvolvido pelo estúdio Insomniac Games.
Além dele, Rosemary Lokhorst, fundadora do projeto Digging Deep, falou do seu jogo Shadow's Edge, que revolucionou o modo como o conteúdo de autoajuda é entregue aos adolescentes e jovens adultos com problemas de saúde.
O prof. Mata Haggis-Burridge, da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda, Reino dos Países Baixos no Brasil, na Holanda, foi outro destaque, assim como Sébastien Bénard, desenvolvedor do jogo Dead Cells. “Eu não conhecia a comunidade indie no Brasil e na América do Sul e estou realmente impressionado com o que vi em São Paulo. Há muitos jogos com conceitos diferentes e interessantes, com muita qualidade”, afirmou Bernard.
A programação do BIG contou com 126 palestrantes internacionais que abordaram diversos assuntos do mundo dos games.
Entre eles, Chris Perrella, um dos nomes responsáveis pela criação de "Spider Man", de Playstation 4, que falou sobre os aspectos artísticos e técnicos, dos métodos usados e dos desafios enfrentados no processo de criação de superfícies úmidas desse jogo, desenvolvido pelo estúdio Insomniac Games.
Além dele, Rosemary Lokhorst, fundadora do projeto Digging Deep, falou do seu jogo Shadow's Edge, que revolucionou o modo como o conteúdo de autoajuda é entregue aos adolescentes e jovens adultos com problemas de saúde.
O prof. Mata Haggis-Burridge, da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda, Reino dos Países Baixos no Brasil, na Holanda, foi outro destaque, assim como Sébastien Bénard, desenvolvedor do jogo Dead Cells. “Eu não conhecia a comunidade indie no Brasil e na América do Sul e estou realmente impressionado com o que vi em São Paulo. Há muitos jogos com conceitos diferentes e interessantes, com muita qualidade”, afirmou Bernard.
Exposição de Jogos
Exposição de jogos independentes
Mais de 75 opções de games ficaram disponíveis para jogar gratuitamente nessa exposição que teve público recorde: apenas no primeiro dia, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo salão do Club Homs.
Não era preciso nem agendar - era só chegar na exposição de jogos, que foi uma das grandes atrações do BIG. Entre os games em exposição, 54 participaram da competição pelo título de Melhor Jogo do BIG Festival 2019 e outras categorias.
Além de jogar, o público também teve a oportunidade de conhecer os desenvolvedores, dar opinião e votar no melhor game da exposição. Também houve uma seleção exclusiva dos melhores jogos brasileiros, na mostra não-competitiva Panorama Brasil, com 21 games, sendo que entre esses oito eram de estudantes. Os jogos participantes da mostra Panorama Brasil estão disponíveis aqui.
Mais de 75 opções de games ficaram disponíveis para jogar gratuitamente nessa exposição que teve público recorde: apenas no primeiro dia, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo salão do Club Homs.
Não era preciso nem agendar - era só chegar na exposição de jogos, que foi uma das grandes atrações do BIG. Entre os games em exposição, 54 participaram da competição pelo título de Melhor Jogo do BIG Festival 2019 e outras categorias.
Além de jogar, o público também teve a oportunidade de conhecer os desenvolvedores, dar opinião e votar no melhor game da exposição. Também houve uma seleção exclusiva dos melhores jogos brasileiros, na mostra não-competitiva Panorama Brasil, com 21 games, sendo que entre esses oito eram de estudantes. Os jogos participantes da mostra Panorama Brasil estão disponíveis aqui.
Novidades do BIG 2019
A cada ano o BIG se reinventa, e, como não poderia deixar de ser, a edição 2019 trouxe muitas novidades.
Entre elas, o BIG Educator, uma trilha de conteúdo voltada para educadores, com apresentação de projetos e práticas em sala de aula com games, gamificação, inovação e tecnologia. Esse ano o BIG também deu atenção especial às sugestões de palestras vindas do público, que nesse ano somaram 14 palestras, sendo que destas 6 foram de curadoria da Spcine.
A Game Jam organizada pelo Facebook Gaming, Nordic Games Discovery Contest 2020, Humble BIG New Talent Award e 1º Concurso Cultural de Cosplay Live Arena foram outras novidades do BIG 2019.
Entre elas, o BIG Educator, uma trilha de conteúdo voltada para educadores, com apresentação de projetos e práticas em sala de aula com games, gamificação, inovação e tecnologia. Esse ano o BIG também deu atenção especial às sugestões de palestras vindas do público, que nesse ano somaram 14 palestras, sendo que destas 6 foram de curadoria da Spcine.
A Game Jam organizada pelo Facebook Gaming, Nordic Games Discovery Contest 2020, Humble BIG New Talent Award e 1º Concurso Cultural de Cosplay Live Arena foram outras novidades do BIG 2019.
Competições
1º Concurso Cultural de Cosplay Live Arena
Visitantes fantasiados participaram do 1º Concurso Cultural de Cosplay Live Arena. Para entrar na competição, bastava registrar uma foto na frente do painel do BIG, postar no Instagram e usar as hashtags #LiveArenaNoBIG e #BIGFestival2019. As cinco fotos mais curtidas foram premiadas com bolsas do curso EAD de Cosplay e Cosmaker da @livearenabr.
Confira os vencedores:
@bloom_may117, como Poison (Street Fighter)
@danielbonsangue, como Mario Bros
@fiamanoelyramoa, como Mary Jane
@flyaguilera, como Ryuk
@miukymeiryn, como Mamãe Deku
Visitantes fantasiados participaram do 1º Concurso Cultural de Cosplay Live Arena. Para entrar na competição, bastava registrar uma foto na frente do painel do BIG, postar no Instagram e usar as hashtags #LiveArenaNoBIG e #BIGFestival2019. As cinco fotos mais curtidas foram premiadas com bolsas do curso EAD de Cosplay e Cosmaker da @livearenabr.
Confira os vencedores:
@bloom_may117, como Poison (Street Fighter)
@danielbonsangue, como Mario Bros
@fiamanoelyramoa, como Mary Jane
@flyaguilera, como Ryuk
@miukymeiryn, como Mamãe Deku
Facebook Gaming Jam no BIG Festival 2019
Durante 30 horas ininterruptas, dez equipes desenvolveram jogos para participar do Game Jam, do Facebook Gaming. Os dez jogos criados foram apresentados e a Aurecas, que criou e desenvolveu o game Lucha Grower, foi a equipe vencedora. Os outros três times vencedores foram o Gazeus (Inovação), Bufabus (Arte) e Sukafu (Business).
Durante 30 horas ininterruptas, dez equipes desenvolveram jogos para participar do Game Jam, do Facebook Gaming. Os dez jogos criados foram apresentados e a Aurecas, que criou e desenvolveu o game Lucha Grower, foi a equipe vencedora. Os outros três times vencedores foram o Gazeus (Inovação), Bufabus (Arte) e Sukafu (Business).
Nordic Games Discovery Contest 2020
O BIG Festival 2019 foi o evento escolhido pelo concurso Nordic Game Discovery Contest para sediar uma das classificatórias da competição na América Latina, uma das regiões de maior crescimento do mercado global de games.
Assim, pela primeira vez no Brasil, os selecionados puderam disputar no palco em uma batalha de pontos.
O game Grashers do estúdio Pink Array, do Brasil, saiu como vencedor dessa etapa brasileira e garantiu sua vaga para o Festival Nordic Game, que acontece em Malmö, Suécia, em maio de 2020. “Estou extremamente animado de ir para a Suécia ano que vem e disputar a competição. Tem vários jogos bons. Espero que as pessoas gostem”, disse Rafa Skoberg, produtor do game.
O BIG Festival 2019 foi o evento escolhido pelo concurso Nordic Game Discovery Contest para sediar uma das classificatórias da competição na América Latina, uma das regiões de maior crescimento do mercado global de games.
Assim, pela primeira vez no Brasil, os selecionados puderam disputar no palco em uma batalha de pontos.
O game Grashers do estúdio Pink Array, do Brasil, saiu como vencedor dessa etapa brasileira e garantiu sua vaga para o Festival Nordic Game, que acontece em Malmö, Suécia, em maio de 2020. “Estou extremamente animado de ir para a Suécia ano que vem e disputar a competição. Tem vários jogos bons. Espero que as pessoas gostem”, disse Rafa Skoberg, produtor do game.
Humble BIG New Talent Award
Space Routine da Menic Games, da Argentina, foi o grande vencedor entre os 12 finalistas do Humble BIG New Talent Award, realizado em parceria com o BIG Festival e a Humble Bundle.
Uma oportunidade única para os desenvolvedores latino-americanos, o prêmio foi um acordo exclusivo para criar um game Humble Original no valor de US$ 15 mil.
O jogo será distribuído para todos os assinantes do Humble Bundle, uma indie publisher reconhecida mundialmente. Confira todos os finalistas do Humble BIG New Talent Award aqui.
Space Routine da Menic Games, da Argentina, foi o grande vencedor entre os 12 finalistas do Humble BIG New Talent Award, realizado em parceria com o BIG Festival e a Humble Bundle.
Uma oportunidade única para os desenvolvedores latino-americanos, o prêmio foi um acordo exclusivo para criar um game Humble Original no valor de US$ 15 mil.
O jogo será distribuído para todos os assinantes do Humble Bundle, uma indie publisher reconhecida mundialmente. Confira todos os finalistas do Humble BIG New Talent Award aqui.
Os grandes de vencedores de 2019
O BIG Festival 2019 recebeu inscrições de 460 games do mundo todo, sendo 257 produções brasileiras e 108 de estudantes.
Nesta edição, teve participação de países inéditos, como Argélia, Jamaica e Hungria. Dos 460 jogos, foram selecionados 54, sendo 20 brasileiros.
Durante a BIG Award Ceremony foram anunciados os games que venceram nas 20 categorias. O game Gris, da espanhola Nomada Studio, venceu a categoria de Melhor Jogo. Confira os jogos vencedores aqui.
O BIG Festival 2019 recebeu inscrições de 460 games do mundo todo, sendo 257 produções brasileiras e 108 de estudantes.
Nesta edição, teve participação de países inéditos, como Argélia, Jamaica e Hungria. Dos 460 jogos, foram selecionados 54, sendo 20 brasileiros.
Durante a BIG Award Ceremony foram anunciados os games que venceram nas 20 categorias. O game Gris, da espanhola Nomada Studio, venceu a categoria de Melhor Jogo. Confira os jogos vencedores aqui.
O Melhor Jogo Brasileiro
O Adore, da Cadabra Games, um estúdio do Mato Grosso do Sul, foi o game vencedor na categoria Melhor Jogo Brasileiro.
Com isso, o jogo garantiu sua vaga no Indie Prize, ganhou dois ingressos para o Casual Connect Eastern Europe 2019, em Istambul, Turquia, além de acomodação gratuita para dois desenvolvedores durante três dias da conferência, como parte de uma bolsa de estudos internacional.
De acordo com o júri, o game foi escolhido por sua direção de arte interessante e jogabilidade fluida, representando bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros.
O Adore, da Cadabra Games, um estúdio do Mato Grosso do Sul, foi o game vencedor na categoria Melhor Jogo Brasileiro.
Com isso, o jogo garantiu sua vaga no Indie Prize, ganhou dois ingressos para o Casual Connect Eastern Europe 2019, em Istambul, Turquia, além de acomodação gratuita para dois desenvolvedores durante três dias da conferência, como parte de uma bolsa de estudos internacional.
De acordo com o júri, o game foi escolhido por sua direção de arte interessante e jogabilidade fluida, representando bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros.
Brasileiros vencedores
Na primeira edição do BIG Festival, em 2012, nenhum jogo brasileiro entrou na lista dos finalistas. Já em 2014, o Horizon Chase, do estúdio gaúcho Aquiris, levou o prêmio de melhor jogo do BIG Festival.
Nesta edição, o Brasil venceu em quatro disputas internacionais, mostrando que os gamers brasileiros estão melhores a cada ano. Pixel Ripped 1989, da ARVORE Immersive Experiences, foi considerado o melhor em Inovação; Starlit On Wheels, da Rockhead Studios, ganhou como melhor jogo mobile; e Cidade em Jogo, da Fundação Brava e Flux Games, recebeu o BIG Impact: Causas Educacionais; já Huni Kuin: Yube Baitana, da Bobware/Beya Xinã Bena, do Brasil, foi o melhor jogo em diversidade. “Há quatro anos inscrevemos jogos no BIG e então finalmente somos finalistas. É realmente uma vitória”, disse Ana Ribeiro, desenvolvedora do Pixel Ripped 1989.
Na primeira edição do BIG Festival, em 2012, nenhum jogo brasileiro entrou na lista dos finalistas. Já em 2014, o Horizon Chase, do estúdio gaúcho Aquiris, levou o prêmio de melhor jogo do BIG Festival.
Nesta edição, o Brasil venceu em quatro disputas internacionais, mostrando que os gamers brasileiros estão melhores a cada ano. Pixel Ripped 1989, da ARVORE Immersive Experiences, foi considerado o melhor em Inovação; Starlit On Wheels, da Rockhead Studios, ganhou como melhor jogo mobile; e Cidade em Jogo, da Fundação Brava e Flux Games, recebeu o BIG Impact: Causas Educacionais; já Huni Kuin: Yube Baitana, da Bobware/Beya Xinã Bena, do Brasil, foi o melhor jogo em diversidade. “Há quatro anos inscrevemos jogos no BIG e então finalmente somos finalistas. É realmente uma vitória”, disse Ana Ribeiro, desenvolvedora do Pixel Ripped 1989.
O público escolheu
Durante o evento, os visitantes puderam experimentar os games e votar. O Melhor Jogo Brasileiro pelo Voto Popular foi Spaceline Crew, da Coffeenauts, sobre comissários de bordo espaciais, da Coffeenauts. “Há pouco tempo atrás a gente vinha para ver outros desenvolvedores recebendo prêmios e sendo finalistas, visitava os estandes e ficava sonhando. Estar aqui no BlG é uma experiência surreal”, declarou Fabio Rosa, desenvolvedor do game. Veja o trailler aqui.
Durante o evento, os visitantes puderam experimentar os games e votar. O Melhor Jogo Brasileiro pelo Voto Popular foi Spaceline Crew, da Coffeenauts, sobre comissários de bordo espaciais, da Coffeenauts. “Há pouco tempo atrás a gente vinha para ver outros desenvolvedores recebendo prêmios e sendo finalistas, visitava os estandes e ficava sonhando. Estar aqui no BlG é uma experiência surreal”, declarou Fabio Rosa, desenvolvedor do game. Veja o trailler aqui.
Um júri de peso
A escolha dos vencedores foi realizada por um júri internacional formado por Alisher Yakubov, da VK Games, Astrid Huntjens, da Azerion Games, Chris Buffa, da Greenlit Content, Chris Lefebvre, da Lion Studios, Martina Santoro, da Hatch Games e Naheda Noori, da Miniclip. Na categoria de BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, os games foram analisados pelos jurados André Fischer, do Mix Brasil, Carolina Caravana, da Aiyra Games, Mata Haggis-Burridge, da Breda University of Applied Sciences.
Fernanda Sarmento, do Oi Futuro, Gislaine Batista Munhoz, da Microsoft, e Ana Paula Gaspar, do CIEB, selecionaram o ganhador do BIG Impact: Melhor Jogo Educacional. O júri de Melhor Jogo de Estudante ficou por conta do SBGames, enquanto as crianças da Brinquedoteca Terapêutica Senninha do GRAACC escolheram o Melhor Jogo Infantil.
Os jurados Fabio Hofnik, do Hyper VR, Pedro Kayatt, da VR Monkey, e Leandro Sarubbi, da VR Gamer, selecionaram o Melhor Jogo de XR/VR. Já o Melhor Jogo BIG Brands foi selecionado por Luis Pacete, do Meio & Mensagem, Paulo Centenaro, da ABRADi, e Alexandre Braga, da ESPM. O Nordic Game Discovery Contest teve Shirley Lyn, da DoGi Games, Justin Berenbaum, da Xsolla, e Jason Della Rocca, do Execution Labs.
A escolha dos vencedores foi realizada por um júri internacional formado por Alisher Yakubov, da VK Games, Astrid Huntjens, da Azerion Games, Chris Buffa, da Greenlit Content, Chris Lefebvre, da Lion Studios, Martina Santoro, da Hatch Games e Naheda Noori, da Miniclip. Na categoria de BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, os games foram analisados pelos jurados André Fischer, do Mix Brasil, Carolina Caravana, da Aiyra Games, Mata Haggis-Burridge, da Breda University of Applied Sciences.
Fernanda Sarmento, do Oi Futuro, Gislaine Batista Munhoz, da Microsoft, e Ana Paula Gaspar, do CIEB, selecionaram o ganhador do BIG Impact: Melhor Jogo Educacional. O júri de Melhor Jogo de Estudante ficou por conta do SBGames, enquanto as crianças da Brinquedoteca Terapêutica Senninha do GRAACC escolheram o Melhor Jogo Infantil.
Os jurados Fabio Hofnik, do Hyper VR, Pedro Kayatt, da VR Monkey, e Leandro Sarubbi, da VR Gamer, selecionaram o Melhor Jogo de XR/VR. Já o Melhor Jogo BIG Brands foi selecionado por Luis Pacete, do Meio & Mensagem, Paulo Centenaro, da ABRADi, e Alexandre Braga, da ESPM. O Nordic Game Discovery Contest teve Shirley Lyn, da DoGi Games, Justin Berenbaum, da Xsolla, e Jason Della Rocca, do Execution Labs.
E mais!
Cerimônia de Premiação
Clipping
A programação do BIG Festival 2019 mobilizou a grande imprensa e a mídia especializada, nacional e internacional. Apenas, no âmbito nacional foram 440 matérias publicadas sobre o evento. No internacional, foram 880 reportagens, com 2.47 milhões de visualizações.
Confira os destaques:
Confira os destaques:
SPTV/ Rede Globo - BIG Festival de Games Independentes | 27/06/2019 (ao vivo)
Edição das 20h/Globo News | 29/06/2019
Newsweek
Brazil’s BIG Festival winners highlight Latin America’s up and coming game developers
Pocket Gamer
Brazil's Independent Games Festival 2019 kicks off today
Brazil’s BIG Festival winners highlight Latin America’s up and coming game developers
Pocket Gamer
Brazil's Independent Games Festival 2019 kicks off today
Mais eventos pelo mundo
O BIG 2019 acabou, mas novos eventos importantes para o mercado mundial de games já vem por aí. Em agosto, a Brazil Games participará da Gamescom, o maior evento de games do mundo, na Alemanha. Setembro será a vez de exportarmos o talento brasileiro para a XDS, no Canadá. No mesmo mês, pela primeira vez, também haverá uma delegação brasileira na Tokyo Game Show. Aguardem as novidades.
Save the date: BIG Festival 2020
O próximo BIG já tem data marcada. Será nos dias 23 a 28 de Junho, de 2020. Acesse nossas redes: