Setembro foi um mês super agitado para o mundo dos games!
Fomos conhecer o Google Campus, espaço recém inaugurado na Av. Paulista, já com um evento de classe mundial: o Campus Startup School, Gaming with Google Play, no dia 1º de setembro; a Brasil Game Show, BGS, de 1 a 5 de setembro; o SBGames, de 08 a 10 de setembro; e a Autodesk University dias 13 e 14.
Organizamos três Meet Up, um no final de agosto com a Glispa, empresa Alemã que disponibiliza uma ferramenta para otimizar a monetização de games F2P; outro com o Instituto Goethe para falar sobre o Game Mixer, que vai reunir em novembro em São Paulo,10 desenvolvedores de games da Alemanha e 10 do Brasil; e por último, com a Vancouver Film School, em parceria com o Consulado do Canadá em São Paulo.
A Abragames continua trabalhando com os parceiros de Governo e reúne-se novamente com o importante Grupo de Trabalho de Políticas Públicas, o GT de Games, no próximo dia 13 de outubro. Os resultados ainda serão vistos em 2016: Ancine, SPCine e a Fundação Roquete Pinto esperam liberar seus editais para o setor de games. Juntas essas instituições esperam investir mais de 20 milhões de reais no desenvolvimento de jogos de entretenimento e jogos para educação.
Outubro é a vez das empresas nacionais ganharem o mundo e mostrarem o que estamos fazendo, seja em Paris, França, na Game Connection Europe 2016, seja em Bogotá, Colômbia, durante o MICSur, Mercado das Indústrias Culturais do Sul, como no MIGS, em Montreal, Canadá, e no M2Games em Miami, EUA.
Fomos conhecer o Google Campus, espaço recém inaugurado na Av. Paulista, já com um evento de classe mundial: o Campus Startup School, Gaming with Google Play, no dia 1º de setembro; a Brasil Game Show, BGS, de 1 a 5 de setembro; o SBGames, de 08 a 10 de setembro; e a Autodesk University dias 13 e 14.
Organizamos três Meet Up, um no final de agosto com a Glispa, empresa Alemã que disponibiliza uma ferramenta para otimizar a monetização de games F2P; outro com o Instituto Goethe para falar sobre o Game Mixer, que vai reunir em novembro em São Paulo,10 desenvolvedores de games da Alemanha e 10 do Brasil; e por último, com a Vancouver Film School, em parceria com o Consulado do Canadá em São Paulo.
A Abragames continua trabalhando com os parceiros de Governo e reúne-se novamente com o importante Grupo de Trabalho de Políticas Públicas, o GT de Games, no próximo dia 13 de outubro. Os resultados ainda serão vistos em 2016: Ancine, SPCine e a Fundação Roquete Pinto esperam liberar seus editais para o setor de games. Juntas essas instituições esperam investir mais de 20 milhões de reais no desenvolvimento de jogos de entretenimento e jogos para educação.
Outubro é a vez das empresas nacionais ganharem o mundo e mostrarem o que estamos fazendo, seja em Paris, França, na Game Connection Europe 2016, seja em Bogotá, Colômbia, durante o MICSur, Mercado das Indústrias Culturais do Sul, como no MIGS, em Montreal, Canadá, e no M2Games em Miami, EUA.
Anote na agenda, a 5ª edição do BIG Festival acontece entre os dias 24 de junho a 2 de julho, no Centro Cultural São Paulo, a casa do BIG!. Em janeiro de 2017, abriremos as inscrições para a competição oficial de jogos. E prepare-se, porque ano que vem teremos novidades, como o BIG VR: debates e experimentos em realidade virtual e o BIG Robótica: espaço ampliado para apresentação e duelos de robôs. Além, é claro do BIG Playable City, BIG Impact, BIG Starter, BIG Business Forum, Matchmaking e exposição dos jogos finalistas.
Confira o vídeo da edição 2016 e outros destaques aqui!
Confira o vídeo da edição 2016 e outros destaques aqui!
Oktagon desenvolve Jogo Oficial das Olimpíadas Rio 2016
Vinícius Run, o jogo oficial das Olimpíadas Rio 2016, foi desenvolvido pela Oktagon Games. O jogo com o mascote das Olimpíadas do Rio de Janeiro, uma síntese da fauna brasileira, teve quase 1 milhão de downloads sem investimento de marketing, somando as principais plataformas Android, IOS e sites de webgames online. "Decidimos investir em um jogo simples, com mecânicas tradicionais para mobile, runner and quiz. O objetivo não era fazer algo muito grande e sim fazer algo de boa qualidade", segundo Ronaldo Cruz, CEO da Oktagon.
A experiência abriu caminhos para a Oktagon fazer outros jogos para o Comitê Olímpico Internacional, COI, como o Winter Games em 2018
"Para nós foi um início de estudo de caso para trabalhar branding games. Queremos apostar nisso e sabemos que diante das vantagens, existem também barreiras como a dificuldade em conseguir as licenças e todos os cuidados e aprovações a que somos submetidos para no fim conseguir lançar os produtos", explica Ronaldo.
A experiência abriu caminhos para a Oktagon fazer outros jogos para o Comitê Olímpico Internacional, COI, como o Winter Games em 2018
"Para nós foi um início de estudo de caso para trabalhar branding games. Queremos apostar nisso e sabemos que diante das vantagens, existem também barreiras como a dificuldade em conseguir as licenças e todos os cuidados e aprovações a que somos submetidos para no fim conseguir lançar os produtos", explica Ronaldo.
Gamelyst: Plataforma de Jogos Online por Assinatura Mensal Começa a Operar
Há quinze dias a Gamelyst, uma plataforma que dá acesso a um criterioso catálogo de jogos por meio de assinatura mensal, começou a operar em fase de testes alfa. Em menos de um mês já são 900 usuários cadastrados, 16 jogos disponíveis e em breve serão mais de 40, segundo Pedro Rodarte de Carvalho, CMO da Gamelyst. O conceito da plataforma é inspirado em provedores de conteúdo como Netflix e Spotify. A empresa é a primeira a oferecer um serviço de curadoria de jogos por assinatura no Brasil e aposta no modelo de liberação por download em detrimento do streaming.
A Gamelyst acabou de ser selecionada para o Montreal International Game Summit, MIGS16, uma das principais conferências sobre jogos de videogame do mundo, focado na comercialização de jogos. "Atualmente existem poucas empresas no mundo que estão realmente empenhadas em buscar uma alternativa viável de mudar a forma de distribuição de jogos no mercado, uma delas é a nossa", comemora Pedro Rodarte de Carvalho.
Saiba Mais sobre GameLyst em: http://www.gamelyst.com
A Gamelyst acabou de ser selecionada para o Montreal International Game Summit, MIGS16, uma das principais conferências sobre jogos de videogame do mundo, focado na comercialização de jogos. "Atualmente existem poucas empresas no mundo que estão realmente empenhadas em buscar uma alternativa viável de mudar a forma de distribuição de jogos no mercado, uma delas é a nossa", comemora Pedro Rodarte de Carvalho.
Saiba Mais sobre GameLyst em: http://www.gamelyst.com
Jogo da Lumentech é selecionado para o Best Casual Game da Game Connection Europe 2016
O Jogo Hempire, desenvolvido pela Lumentech para o estúdio canadense LBC Studios, de Vancouver, foi selecionado para o Game Connection Development Awards, na categoria Best Casual Game, da Game Connection Europe 2016. Estamos na torcida! Saiba mais aqui! |
Mentoria para Novas Empresas
A Abragames iniciou um programa de mentoria para as novas empresas que participam de eventos internacionais. A ideia é, segundo Eliana Russi, da Abragames, fortalecer as empresas brasileiras no mercado internacional. "Queremos que nossas associadas cheguem fortalecidas frente aos players internacionais, e que estes vejam o potencial que existe na indústria brasileira de games", explica Eliana. Thiago di Freitas, Diretor de Internacionalização de Empresas/Associados da Abragames e CEO da Kokku, é o responsável pelo programa, que nesta primeira edição será feito para a Hermit Crab, do Rio Grande do Sul, e Studio ZYX, de São Paulo.
Delegação Brasileira estará presente na Game Connection Europe 2016
A Game Connection Europe 2016, um dos maiores eventos B2B da Europa, terá oito empresas nacionais na delegação brasileira do Brazilian Game Developers, BGD. GamePlan, Hermit Crab, Kokku, Lumentech, Manifesto Game Studio, Leela, Studio ZYX e Hoplon são as empresas nacionais que irão representar o Brasil neste evento, entre os dias 26 e 28 de outubro em Paris.
Esta ação faz parte do Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers, BGD, um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Mais informações: http://www.game-connection.com/
Esta ação faz parte do Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers, BGD, um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Mais informações: http://www.game-connection.com/
MICSur: 10 empresas brasileiras de games vão representar o setor no Mercado de Indústrias Culturais do Sul
Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil, e o Ministério da Cultura vai levar 61 empreendedores da indústria cultural brasileira para participar do MICSur, o Mercado de Indústrias Culturais do Sul. O evento tem por objetivo criar e consolidar uma plataforma para a disseminação do conhecimento, promoção, distribuição e comercialização de bens e serviços gerados pelas indústrias culturais e criativas na região.
Dez empresas de games foram selecionadas para representar a indústria nacional em Bogotá, Colômbia, entre os dias 17 e 20 de outubro. Dentre as vencedoras do edital seis são associadas à Abragames. Fableware Narrative Design, BitCake Studio, Virgo Game Studios, Webcore Games, Flux Game Studio e o BIG Festival.
A Abragames deseja a todas as empresas que irão à Game Connection Europe 2016 e ao MICSur muito sucesso e ótimos negócios!
Mais informações: http://micsur.org
Dez empresas de games foram selecionadas para representar a indústria nacional em Bogotá, Colômbia, entre os dias 17 e 20 de outubro. Dentre as vencedoras do edital seis são associadas à Abragames. Fableware Narrative Design, BitCake Studio, Virgo Game Studios, Webcore Games, Flux Game Studio e o BIG Festival.
A Abragames deseja a todas as empresas que irão à Game Connection Europe 2016 e ao MICSur muito sucesso e ótimos negócios!
Mais informações: http://micsur.org
M2Games Latam 2016: Evento em Miami Aborda o Desenvolvimento de Games para Mobile com Foco no Mercado Latinoamericano
O desenvolvimento de games para mobile com ênfase para estratégias de negócios, monetização, marketing e distribuição relacionados aos mercados latinoamericanos é o foco do M2Games Latam 2016, evento que acontece em Miami, entre os dias 4 e 5 de outubro.
Vicente Vieira, Diretor de Serviços aos Associados da Abragames e da Manifesto Games, vai ministrar a palestra "Marketplace of games and entertainment content in Latin America, no dia 05 de outubro.
A Abragames conseguiu junto a organização do M2Games Latam 2016 um desconto de 25% no valor do evento para os associados.
Mais Informações sobre M2Games Latam 2016
Vicente Vieira, Diretor de Serviços aos Associados da Abragames e da Manifesto Games, vai ministrar a palestra "Marketplace of games and entertainment content in Latin America, no dia 05 de outubro.
A Abragames conseguiu junto a organização do M2Games Latam 2016 um desconto de 25% no valor do evento para os associados.
Mais Informações sobre M2Games Latam 2016
Spin 2.0 Underground no CCSP
O Centro Cultural São Paulo recebe mais uma edição do Spin 2.0 Underground, no próximo dia 05 de outubro. O evento tem por objetivo promover o encontro entre os desenvolvedores independentes de games de São Paulo. O Spin é uma ótima oportunidade para apresentar projetos de games e colher feedbacks. O encontro acontece na Sala de Ensaio nº 2, das 18h30 às 21h30. Mais informações aqui |
Combate à Corrupção é o tema do Hackathon TCESP 2016
No dia 08 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizará o 2º concurso cultural Hackathon. O Hackathon é uma competição que te desafia a mostrar seus conhecimentos em programação e design.
Este ano o desafio consiste em criar um jogo eletrônico educativo sobre o tema de "Combate à corrupção" para o público infantil de 7 a 12 anos. A Abragames é parceira e apoia este importante evento.
Saiba mais
Este ano o desafio consiste em criar um jogo eletrônico educativo sobre o tema de "Combate à corrupção" para o público infantil de 7 a 12 anos. A Abragames é parceira e apoia este importante evento.
Saiba mais
Audiência Pública no Congresso Nacional vai Debater Esportes da Mente e sua Importância Social e Pedagógica
No dia 4 de outubro a Abragames vai participar de uma audiência pública que irá debater os Esportes da Mente e sua importância social e pedagógica, no Congresso Nacional.
Mario Lapin, Diretor de Games para Aprendizagem, Impacto Social e Saúde e CEO da Virgo Games, irá participar do evento e terá 15 minutos para expor o ponto de vista da Abragames.
Fique por dentro deste debate
Mario Lapin, Diretor de Games para Aprendizagem, Impacto Social e Saúde e CEO da Virgo Games, irá participar do evento e terá 15 minutos para expor o ponto de vista da Abragames.
Fique por dentro deste debate
Game Mixer Reúne Desenvolvedores de Games do Brasil e da Alemanha em São Paulo
De 4 a 11 de novembro de 2016, o Goethe-Institut realizará o Game Mixer, encontro de desenvolvedores de games do Brasil e da Alemanha, que representam o que há de melhor em seus países. Serão 10 profissionais de cada país que participarão da imersão de oito dias. O Game Mixer tem por objetivo promover o intercâmbio profissional entre desenvolvedores de games dos dois países, que ficarão reunidos em São Paulo para trocar experiências e participar de atividades. |
Confira a lista de participantes do Brasil e da Alemanha
Participantes Brasileiros
-André Alves de Oliveira, Little Leds
-André Asai, Loud Games
-Arthur Protasio, Fableware Narrative Design
-Felipe Cancian Bertozzo, Mgaia Studio
-Gabriel Leite, Intrepido
-Joao Victor Rodrigues, Umbu Games
-Lucas Giehl Molina, Grimoire Games
-Luiggi Reffatti, Fira Soft
-Luis Eduardo Lucats, 44tons
-Philip Mangione, Webcore
Participantes Alemães
-Benedikt Göpfert, Beardshaker Games
-Caroline Flesch, Cubiverse-Team
-Cem Erdalan, Mimimi Productions
-Felix Möckel, GoldenTricycle/ Hahn Film
-Jan von Meppen, Ludinc
-Linda Kruse, The Good Evil
-Riad Djemili, Maschinen Mensch
-Robin Kocaurek, Klonk Games
-Sebastian Bulas, Threaks
-Sebastian Mittag, Studio Fizbin
Mais informações: Instituto Goethe
Participantes Brasileiros
-André Alves de Oliveira, Little Leds
-André Asai, Loud Games
-Arthur Protasio, Fableware Narrative Design
-Felipe Cancian Bertozzo, Mgaia Studio
-Gabriel Leite, Intrepido
-Joao Victor Rodrigues, Umbu Games
-Lucas Giehl Molina, Grimoire Games
-Luiggi Reffatti, Fira Soft
-Luis Eduardo Lucats, 44tons
-Philip Mangione, Webcore
Participantes Alemães
-Benedikt Göpfert, Beardshaker Games
-Caroline Flesch, Cubiverse-Team
-Cem Erdalan, Mimimi Productions
-Felix Möckel, GoldenTricycle/ Hahn Film
-Jan von Meppen, Ludinc
-Linda Kruse, The Good Evil
-Riad Djemili, Maschinen Mensch
-Robin Kocaurek, Klonk Games
-Sebastian Bulas, Threaks
-Sebastian Mittag, Studio Fizbin
Mais informações: Instituto Goethe
Oficina de Competitividade - Exportação de Serviços de Audiovisual e Games em SP e no RJ
Pela Primeira vez a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, organiza uma Oficina de Competitividade - Exportação de Serviços/Audiovisual e Games no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Oficina faz parte do Programa de Qualificação Para Exportação, PEIEX, da Apex-Brasil. Segundo Eliana Russi, da Abragames, essa oficina era uma demanda antiga do setor de games e do audiovisual, pois a característica dos produtos e serviços exportados pela indústria cultural se diferem dos demais produtos de outros ramos da economia.
O evento é voltado às empresas que estão no início do processo de internacionalização e que têm interesse em exportar mais. Durante a oficina serão abordados conhecimentos teóricos e práticos relacionados a exportação de serviços.
O evento é voltado às empresas que estão no início do processo de internacionalização e que têm interesse em exportar mais. Durante a oficina serão abordados conhecimentos teóricos e práticos relacionados a exportação de serviços.
Workshop de Capacitação para o MICSur 2016
Nos próximos dia 5 e 6 de outubro, a Apex-Brasil e o MinC proporcionarão aos participantes da delegação brasileira do MicSur uma oportunidade única para aprofundarem seu conhecimento sobre o mercado de Economia Criativa no mundo, e prepararem de forma adequada sua apresentação de negócios para o evento. O Evento acontece em São Paulo e irá reunir os 61 empreendedores contemplados por meio de edital. |
Meet up com a Glispa
Abragames na Brasil Game Show
Fórum Abragames/IGDA no XV SBGames
Sua empresa tem novidades? Lançou um jogo, fez algum work for hire ou fechou algum contrato sensacional?
Escreva para a gente e compartilhe o seu sucesso com a Abragames!
Mande um email para [email protected]
Até o mês que vem!
Escreva para a gente e compartilhe o seu sucesso com a Abragames!
Mande um email para [email protected]
Até o mês que vem!