ABRAGAMES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DESENVOLVEDORAS DE JOGOS DIGITAIS
  • Sobre
    • Objetivos e Ações Principais
    • Nossa Diretoria
    • Associados | Afiliados | Parceiros
    • Política de Privacidade
  • Associe-se!
    • Seja um associado!
    • Seja um Parceiro!
  • Brazil Games
    • Sobre o Brazil Games
    • Participe do Brazil Games
    • Manual de Contrapartidas do Brazil Games
    • Qualifique sua empresa para exportação
    • Conheça a ApexBrasil
  • Nossas Ações
    • ABRAGAMES NA GAMESCOM LATAM 2025
    • Newsletters da Abragames >
      • Inscreva-se
    • Faça parte do nosso Mailing
  • Diversidade
    • Sobre o Conselho
    • Selo da Diversidade
  • FAQ
    • Links Úteis
  • Contato
  • Imprensa
    • Press Releases
    • Imagens Oficiais
    • Fotos Eventos
    • Pesquisa da Indústria Brasileira de Games

Confira aqui os Comunicados da Abragames

Conselho da Diversidade da Abragames Lança Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade Racial na Indústria de games

15/8/2019

0 Comments

 
Imagem
Selo foi lançado no evento Representatividade Negra nos Games

São Paulo, 15 de Agosto de 2019 - Representatividade, estereótipos nos games e os desafios para aumentar o número de negros na indústria de jogos foram as perguntas norteadoras do evento “Representatividade Negra nos Games”, organizado pelo Conselho da Diversidade da Abragames, na Unibes Cultural, no dia 07 de Agosto.

Os dados do II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgado em 2018, demonstram que dentre as 375 empresas formalizadas, ou seja, com CNPJ, 55,5% não tem nenhum afrodescendente no time. Segundo Ivelise Fortim, uma das pesquisadoras do Censo, o estudo optou pelo termo afrodescendente pelo fato da pesquisa ser respondida pelos sócios e equipe de recursos humanos, e não seria autodeclarado como é no IBGE.

Com os dados expostos, o debate foi aberto! Simon Gamboa, da Tapps Games, foi o mediador que provocou, no bom sentido, os participantes com as perguntas norteadoras. Para Zé Wilson, do estúdio Pix Juice, atitudes simples como uma skin negra ou um cabelo afro fazem uma diferença enorme para uma criança ou adolescente negro que joga. O desenvolvedor ainda falou sobre a toxicidade de representar vilões com a cor negra. "É preciso mudar o mindset dos desenvolvedores que insistem em associar o vilão à cor negra, pois isso é muito prejudicial para a autoestima dos negros", afirmou Zé Wilson.

Em relação a aumentar a presença dos negros na indústria de games, a solução pode ser mais simples do que parece. Para Raquel Motta, Sue The Real, as empresas devem procurar por profissionais em outros lugares, como nas periferias. “Para aumentar a representatividade racial na empresa, basta mudar o local em que se procura os profissionais e investir em capacitação", recomenda Raquel Motta.

O evento contou ainda com a participação de Mariana Rodrigues, da Flux Games, e de  desenvolvedores do Recife, Lucas Berto, PUGA Studios, e de Salvador, Cristhyane Ribeiro, Sinergia Games, que gravaram vídeos comentando estas questões.

Ao fim do debate, o público pôde jogar Angola Janga: Picada dos Sonhos, uma adaptação do livro HQ Angola Janga – Uma história de Palmares, de Marcelo D’Salete, desenvolvido pela Sue the Real.

Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade Racial na Indústria de Games 
No evento, o Conselho da Diversidade da Abragames lançou o novo selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Categoria Diversidade Racial. Agora, empresas associadas à Abragames, eventos e patrocinadores podem solicitar o selo de raça. Para obter a certificação, é preciso cumprir a cota de 10% de pessoas negras e indígenas no quadro da empresa ou no evento.

Para Simon Gamboa, representante negro do Conselho da Diversidade e um dos autores do selo da Diversidade Racial, 10% é um número baixo quando se tem 54% de pessoas negras ou pardas no país, segundo dados do IBGE. "Porém, na indústria de jogos, a presença deste grupo ainda é muito baixa e queremos começar a mudar isso e incentivar empresários e equipes a incluir este grupo da população em suas equipes", explica.

O Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Indústria de Games está disponível nas categorias LGBTQI+, Gênero e Raça. 

O próximo debate do Conselho da Diversidade acontece no dia 04 de setembro, na Unibes Cultural, e o tema será Representatividade Feminina nos games.

Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. www.abragames.org
 
Sobre o Conselho da Diversidade
O Conselho da Diversidade da Abragames foi criado em outubro de 2018 e é formado por um grupo de mais de dez profissionais da indústria de games de empresas associadas à Abragames. O objetivo é promover ações que ajudem a difundir a cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos em território nacional. A difusão se dá por meio da oportunidade de inclusão e, consequentemente, maior representação, do grupo aqui descrito como minorias representativas: composto por mulheres, cis e trans, pela comunidade LGBTQI+, pessoas negras e de outras etnias e pessoas portadoras de deficiência.

0 Comments

BRAZIL GAMES PARTICIPA DA GAMESCOM 2019 COM UMA DELEGAÇÃO DE 21 EMPRESAS, DE 20 A 22 DE AGOSTO

12/8/2019

0 Comments

 
Imagem
A indústria brasileira de games exibe criatividade e promove o mercado brasileiro de games na Gamescom 2019

SÃO PAULO – Brazil (
12 de agosto) - O Projeto de Exportação Brazil Games estará presente na Gamescom, o maior evento de games da Europa, pela terceira vez consecutiva com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios com players europeus. O Brazil Games, uma parceria da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reuniu 21 empresas talentosas para representar a criatividade e a capacidade técnica do país no desenvolvimento de jogos próprios e serviços, tais como: programação, arte 2D e 3D, VR, live ops, áudio, game design, além de marketing, e relações públicas.


A Gamescom acontece em Colônia, na Alemanha, e a área B2B, em que o stand do Brazil Games estará, funcionará de 20 a 22 de agosto. Em 2018 o evento reuniu 350 mil pessoas. Este ano, farão parte da delegação brasileira empresas desenvolvedoras de outsourcing que já atuam internacionalmente, como o estúdio Kokku, conhecido principalmente por seu trabalho em “Horizon Zero Dawn” (Modelagem 3D) e "Sniper Ghost Warrior III", e Puga Studios, que fornece serviços de terceirização de arte e UI / UX de alta qualidade. Também está representado este ano o estúdio Gazeus Games, que desenvolve jogos casuais e sociais, principalmente para dispositivos móveis, que contam com mais de 7 milhões de usuários mensais. 

Além disso, o Brazil Games também traz estúdios apresentando suas IP’s próprias, incluindo os jogos "Dandy Ace" da Mad Mimic Interactive, estúdio premiado por seu jogo "No Heroes Here"; "Heavy Metal Machines" da Hoplon, jogo eleito The Best New Moba 2018 pela MMOHuts; e "Dolmen" da Massive Work, único representante brasileiro presente no Indie Arena Booth, área dedicada aos games independentes no evento.

Segundo Sandro Manfredini, presidente da Abragames, "estamos extremamente felizes em apoiar internacionalmente o talento de nossas empresas e criar relacionamentos fortes e duradouros com a comunidade de jogos do mundo. São apenas dois meses depois do BIG Festival no Brasil, portanto a Gamescom é o momento perfeito para conectar a indústria brasileira com o mundo".

Dentro da indústria criativa brasileira, o setor de games é um dos mais promissores.  O Brasil é um dos países que mais cresce no setor e está, gradualmente, avançando em um papel ainda mais relevante no cenário global. Em 2018, o país era o 13º maior mercado do mundo, com uma base de jogadores de mais de 75 milhões (o terceiro do mundo). Com 375 empresas de desenvolvedores de jogos digitais, crescendo 28% em um ano, segundo o II Censo da Indústria de Jogos Digitais. Enquanto o mercado mundial crescerá em torno de 7% ao ano (2017 a 2021), o mercado brasileiro espera crescer 16% ao ano, chegando a 1,25 bilhão de euros até 2021 (fonte PWC, 2017b).

A lista completa das empresas brasileiras representadas durante a Gamescom 2019 pode ser encontrada aqui. Confira o reel das empresas aqui. 

PONTO DE ENCONTRO: GAMESCOM 2019 – HALL 3.2 – BOOTH F059 

Sobre o Brazil Games:
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
http://www.brazilgames.org/
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 230 mercados. A
Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
http://www.apexbrasil.com.br/en/home


0 Comments

    Histórico

    Março 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Agosto 2020
    Junho 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018

    Feed RSS

Nossos Parceiros

Imagem
Imagem
Imagem
Picture
Fotografia
Fotografia
Seja um associado! | Seja um parceiro!
Política de Privacidade
​
Nós seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)


QuestionPro offers a suite of features and question types - all for free. We now can run unlimited surveys and gather unlimited responses! 

© ABRAGAMES - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos
© 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.