ABRAGAMES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DESENVOLVEDORAS DE JOGOS DIGITAIS
  • Sobre
    • Objetivos e Ações Principais
    • Nossa Diretoria
    • Associados | Afiliados | Parceiros
    • Política de Privacidade
  • Associe-se!
    • Seja um associado!
    • Seja um Parceiro!
  • Brazil Games
    • Sobre o Brazil Games
    • Participe do Brazil Games
    • Manual de Contrapartidas do Brazil Games
    • Qualifique sua empresa para exportação
    • Conheça a ApexBrasil
  • Nossas Ações
    • ABRAGAMES NA GAMESCOM LATAM 2025
    • Newsletters da Abragames >
      • Inscreva-se
    • Faça parte do nosso Mailing
  • Diversidade
    • Sobre o Conselho
    • Selo da Diversidade
  • FAQ
    • Links Úteis
  • Contato
  • Imprensa
    • Press Releases
    • Imagens Oficiais
    • Fotos Eventos
    • Pesquisa da Indústria Brasileira de Games

Confira aqui os Comunicados da Abragames

Games pela Diversidade no 27º Festival Mix Brasil

29/10/2019

0 Comments

 
Imagem
                  Mostra de jogos, Game Jam e  palestra são as atividades do  BIG Mix Diversity 2019

São Paulo, 29 de Outubro de 2019 - Pelo segundo ano consecutivo, os games invadem o Festival Mix Brasil de Cultura pela Diversidade. O programa BIG Mix Diversity de 2019 é uma iniciativa do BIG Festival, do Conselho da Diversidade da Abragames e da Games [4Diversity] da Holanda. O Programa tem o apoio dos Países Baixos, do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.

Nesta edição, os 4 jogos finalistas da categoria BIG Diversity do BIG Festival 2019 serão expostos no Centro Cultural São Paulo, de 14 a 20 de Novembro. Representando o Brasil, temos "Huni Kuin: Yube Baitana" (Bobware/Beya Xinã Bena) e "Spikes on High Heels" Amand.APPs). Já os finalistas internacionais são "after HOURS" (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel), da África do Sul e "She Dreams Elsewhere" (Studio Zevere), dos Estados Unidos. Os jogos do BIG Diversity estão concorrendo ao Coelho de Ouro, tradicional premiação do Mix Brasil na categoria voto popular. O público poderá escolher seu jogo favorito até dia 19 de novembro. O vencedor será anunciado na cerimônia de Premiação do Festival que ocorre dia 20 de novembro, a às 19:00h, na sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo, CCSP.

Um dos pontos altos da programação é a 2ª BIG Mix Jam [4Diversity], uma game jam que reunirá desenvolvedores de jogos por 48 horas, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Goethe-Institut São Paulo, para a criação de um game. A atividade será conduzida por Sabina Dirks, do Games [4Diversity], e contará com mentores das empresas Webcore Games, Tapps Games, entre outras. O tema da jam será revelado na hora do evento, mas, para inspirar os participantes, convidamos o cantor Gaê, a jornalista Roseli Tardelli, e o artista plástico trans Dan Mendes para compartilhar suas experiências. O evento é gratuito e as inscrições abrem no dia 29 de outubro.

Segundo Marina Pecoraro, idealizadora da BIG Mix Jam [4Diversity], “a aproximação dos games com o festival Mix Brasil é uma oportunidade incrível de colocar os jogos como mais uma ferramenta na luta por uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diversidade. Os games são a principal mídia de entretenimento e o número de jogadores globalmente é enorme, logo, usá-los em prol de causas nobres como a da diversidade é fantástico.”

A roda de conversa "Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor", encerra as atividades do 2º BIG Mix Diversity, no dia 17 de novembro, no CCSP. A mesa reunirá profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.
Todas as atividades do BIG Mix Diversity são gratuitas!
Serviço:
Mostra de Jogos - BIG Diversity
14 a 20 de Novembro
Local:  Centro Cultural São Paulo, R. Vergueiro, 1000
BIG Mix Jam [4Diversity]
15 a 17 de Novembro

Local: Goethe-Institut R. Lisboa, 974 - Pinheiros, São Paulo
Inscrições: https://bit.ly/2JpgnDN


Mix Lab:  Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor
Overview: A mesa reúne profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.
Participantes:
Sabina Dirks, Games [4Diversity]  
Marina Pecoraro, BIG Festival/Conselho da Diversidade da Abragames- 
Simon Gamboa, Tapps Games
Camila Malaman, Webcore Games
Mayara Fortin, Webcore Games
Amanda Sparks, Amand.APPs

Sobre o BIG Mix Diversity
O BIG Mix Diversity é uma iniciativa do BIG Festival, maior festival de jogos Independentes da América Latina,  do Conselho da Diversidade da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, e do Games [4Diversity], uma organização da Holanda que vem com o apoio do Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo e do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.

Assessoria de Imprensa: Abragames
Marina Pecoraro +55 11 98381 6379
comunicacao@abragames.org 


0 Comments

BRASIL É DESTAQUE NA GAME CONNECTION EUROPE 2019

21/10/2019

0 Comments

 
Imagem
Brazil Games participa de painel temático na programação e o jogo Tetragon (Cafundó Estúdio Criativo) concorre pelas categorias Melhor Jogo Mobile e Melhor Arte

São Paulo, 22 de Outubro de 2019- O Projeto de Exportação Brazil Games, uma parceria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participa pelo 5º ano consecutivo da Game Connection Europe, GCE, um dos principais eventos b2b da Europa, que acontece em Paris, de 29 a 31 de outubro.

Com uma delegação composta por 7 empresas, (Cafundó Estúdio Criativo, Diorama, Fira Soft,  GamePlan, Hermit Crab Game Studio, Kokku e Smash Mountain) e 15 empresários talentosos, o Projeto de Exportação Brazil Games viaja pela sétima vez este ano, estimulando empresários brasileiros a fazerem negócios fora do país.

Além disso, o Brasil terá, pela primeira vez, um painel dedicado na programação geral do evento, com o título Brazil: The Next Super Territory for Game Development, e será apresentado por Eliana Russi, gerente executiva do Brazil Games, e convidados no dia 30 de outubro, às 14h.  Segundo Russi, entre os objetivos da presença do Brazil Games na GCE, "vamos mostrar a vibrante indústria de games brasileira, que tem se destacado na imprensa internacional e nos eventos do setor". A gerente executiva lembra da primeira participação do projeto na Game Connection Europe em 2013, segundo ela, a indústria brasileira era totalmente desconhecida até então. "Em cinco anos muita coisa mudou e o Brasil se tornou um player importante no mercado global de games. O trabalho feito por parceiros importantes como Apex-Brasil, Abragames, BIG Festival, entre outros, foi fundamental para colocar o país como um produtor de games e não mais um consumidor", comemora.

Brazil Games no Indie Development Awards
Outro destaque brasileiro nesta edição é o jogo Tetragon (Cafundó Estúdio Criativo), único representante brasileiro finalista do Game Connection Europe 2019 - Indie Development Awards. 

O jogo é finalista nas categorias Melhor Jogo Mobile e Melhor Arte, além de concorrer na categoria voto popular. Para quem não conhece ainda, Tetragon é um puzzle 2D ambientado em um mundo em forma de quadrado cujas paredes podem mudar de posição repentinamente, reorganizando a força da gravidade do jogo. A jogabilidade inclui uma sequência de quebra-cabeças guiados por uma narrativa profunda. O lançamento global acontece no primeiro trimestre de 2020 para Mobile, Switch e PC. O jogo está entre os três mais votados no momento, ajude Tetragon a ser o vencedor do "People's Choice award"  Vote em https://bit.ly/2n5vACa .

Desde 2016, o Indie Development Awards da Game Connection America e Indie Development Awards da Game Connection Europe têm pelo menos um jogo brasileiro finalista.  Ao todo, foram seis jogos competindo,   Alkimia (Bad Minions), The Rabbit Hole (VR Monkey) e Hempire (co-desenvolvido pela Lumen Games) foram finalistas em 2016 e 2017. 

No Heroes Here  (Mad Mimic) ganhou o melhor Social Game, da Game Connection America em 2017.  Este ano, Spaceline Crew (Coffeenauts) ganhou dois prêmios: Melhor Jogo Casual e IP Mais Promissora e o jogo Crystal League  (Flipstar Studios) foi o vencedor do Melhor Social Game, todos na Game Connection America 2019.
​
Confira o reel das empresas participantes e a versão em inglês do catálogo. 

Sobre o Brazil Games:
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
http://www.brazilgames.org/

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 230 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
http://www.apexbrasil.com.br/en/home

Serviço:
Game Connection Europe 2019
Data:
29 a 31 de Outubro
Local: Parc des Expositions de la Porte de Versailles – hall 2.1

Palestra: "Brazil: The Next Super Territory for Game Development"
Data:
30/10
Horário: 14h- 15h
Room: 1

Game Connection Europe 2019 - Indie Development Awards
Jogo:
Tetragon, Cafundó Estúdio Criativo, 
Data: até dia 25/10
Link para votação: https://bit.ly/2MDVtSo 

ASSESSORIA DE IMPRENSA - BRAZIL GAMES 
Marina Pecoraro +55 11 98381 6379
[email protected]

0 Comments

Representatividade Feminina Nos Games é o tema da próxima palestra do Conselho da Diversidade da Abragames

16/10/2019

0 Comments

 
Imagem
São Paulo 17 de Outubro de 2019 - No próximo dia 22 de outubro, o Conselho da Diversidade da Abragames organiza o 2º encontro do Ciclo de Debate sobre representatividades de minorias na indústria de games, na Unibes Cultural. Representatividade Feminina Nos Games abordará a participação das mulheres na indústria de games e a construção de personagens femininos nos títulos AAA e nas produções independentes.

​De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, realizado pelo Ministério da Cultura, em 2018, apenas 20,7% da indústria brasileira de games é ocupada por profissionais mulheres, apesar de representarem 58,9% dos fãs de jogos casuais, segundo a Pesquisa Game Brasil 2019. O evento reunirá mulheres que trabalham com jogos para debater o papel das mulheres na indústria de games brasileira e para discutir ações que possam diminuir o gap entre trabalhadores da indústria x jogadoras. 

Segundo Camila Malaman, do Conselho da Diversidade da Abragames e coordenadora do Ciclo de Debates, "queremos mostrar que apesar do gap ser grande, o que acaba por influenciar a construção de personagens femininos, existe um contra-movimento preocupado em mudar esse cenário. Se pegarmos o jogo Tomb Raider de 1996, a protagonista Lara Croft era a típica mulher gostosa, porém a partir de 2013 a franquia repaginou a personagem e hoje temos uma Lara muito mais real, em que as mulheres se sentem representadas e que não está no jogo para satisfazer os homens. Esse é um dos exemplos, mas tem muitos outros. Porém, ainda um grande caminho a ser percorrido", afirma Camila.


O debate "Representatividade Feminina nos Games" acontece no dia 22 de outubro, às 19h, na Biblioteca da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500), entrada franca.  Entre os debatedores, estão: Rany Ferraz - Garotas Geeks, Aiami Garcia - PushStart, Nayara Brito - More Than Real, Renata Rapyo - Tapps Games e Amanda Rolim - pesquisadora.

Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos.
www.abragames.org


Sobre o Conselho da Diversidade
O Conselho da Diversidade da Abragames foi criado em outubro de 2018 e é formado por um grupo de mais de 10 profissionais da indústria de games de empresas associadas à Abragames. O objetivo é promover ações que ajudem a difundir a cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos em território nacional, por meio da oportunidade de inclusão e, consequentemente, maior representação, do grupo aqui descrito como minorias representativas: composto por mulheres, cis e trans, pela comunidade LGBTQI+, pessoas negras e de outras etnias e pessoas portadoras de deficiência.

Sobre a Unibes Cultural
A Unibes Cultural é um centro de cultura para todas as idades que oferece programação diversificada e majoritariamente gratuita a toda a população. Foi criado em 2015 pela Unibes, instituição filantrópica com mais de cem anos de atuação na cidade de São Paulo e que tem como foco de atuação a área de desenvolvimento social. O novo centro de cultura tem como vocação levar conhecimento de forma democrática e plural aos habitantes de São Paulo e a todos os brasileiros. Um dos diferenciais é o amplo espectro da programação, estruturada em torno de temas contemporâneos, como: longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Em torno desses temas, é construída a programação de cursos, palestras, workshops, shows, exposições interativas e feiras temáticas. O espaço foi criado para estimular o convívio intergeracional e possui áreas de coworking, wifi livre e cafeteria.
https://unibescultural.org.br/

Serviço:

Data:  22/10
Horário: 19h às 21h
Local: Biblioteca da Unibes Cultural- Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré. Ao lado da Estação Sumaré do Metrô
Entrada: Gratuita
Inscrições https://bit.ly/35l6rol

Palestrantes:
Rany Ferraz, Garotas Geeks
Renata  Rapyo, Tapps Games
Nayara Brito 
Aiami Garcia, Push Start
Amanda Rolim, pesquisadora

Assessoria de Imprensa:
Marina Pecoraro
comunicaçã[email protected]
11 98381-6379

Clique aqui para editar.
0 Comments

    Histórico

    Março 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Maio 2021
    Agosto 2020
    Junho 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018

    Feed RSS

Nossos Parceiros

Imagem
Imagem
Imagem
Picture
Fotografia
Fotografia
Seja um associado! | Seja um parceiro!
Política de Privacidade
​
Nós seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)


QuestionPro offers a suite of features and question types - all for free. We now can run unlimited surveys and gather unlimited responses! 

© ABRAGAMES - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos
© 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.