No editorial desta Newsletter, temos o prazer de apresentar a Vice-Presidente eleita, Carolina Caravana, sócia da empresa Aiyra, do Rio de Janeiro:
“É com muita energia e atenção que começamos o primeiro ano da nova gestão da Abragames. Temos o desafio de buscar fazer uma gestão em conjunto com as associadas e o ecossistema de jogos no Brasil e fora dele, de forma diversificada e focada em novos negócios que se apresentam depois de tantas mudanças globais. É também de extrema importância, do ponto de vista pessoal, o entendimento simbólico de ser a primeira vice-presidente mulher da associação, o que de pronto já traz outra mudança - de não ser a única mulher da chapa. Mais do que vestir a responsabilidade de buscar uma gestão que se prove eficaz, gostaria que a decisão de convidar mulheres empresárias para a diretoria fosse vista como uma confirmação: Diversidade é o caminho. Trabalhando há mais de uma década na área de games, consigo ver claramente que a grande maioria das soluções para os problemas da indústria passaram por esse pensamento de diversificar, incluir, ampliar - e apesar de ser uma mudança natural, é preciso trabalhar ativamente pois, de certo que muita gente ainda não está na conversa. Convido todas as pessoas que quiserem participar da nossa gestão e esforço para trazer novos e melhores negócios para o mercado nacional de games que venham começar/continuar o diálogo. Vamos precisar de todas as vozes.”
Um excelente 2021 a todos e boa leitura!
Mais informações e inscrições em http://www.unrealengine.com/en-US/megagrants.
Para inscrever seu Jogo ou Sugerir uma Palestra siga o Link: https://www.bigfestival.com.br/inscreva-se.html
Acesse e conheça: https://bigfestival.cmtz.me/
A jogabilidade é simples: com base em uma dica, o jogador precisa encontrar no mar de letras a resposta correta, que pode ser formada na horizontal e na vertical. Os temas das perguntas são bastante variados, aspecto do jogo que contribui para explorar e expandir o conhecimento dos jogadores.
Com pouco mais de 6 meses de lançamento, o jogo já conquistou mais de 2.326.000 downloads somando os números das duas plataformas em que está presente, Android e iOS. Além disso, os esforços para alcançar mais pessoas ao redor do mundo não param. Disponível em inglês, português, francês, alemão, italiano e espanhol, a Fanatee se prepara para adicionar o idioma turco ainda em janeiro de 2021.
Cada capítulo do jogo apresenta uma imagem de fundo animada e original desenvolvida pelo time de arte da Fanatee. As imagens retratam paisagens inspiradas na natureza e, quando juntas da calma trilha sonora do jogo, proporcionam uma experiência contemplativa e relaxante.
O Word Lanes pode ser encontrado na Google Play Games e na App Store. Além disso, você pode acompanhar as novidades do jogo no Facebook, Instagram e Twitter.
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro, Gravity Heroes é um jogo de ação multiplayer 2D para as plataformas Xbox, PS4 EU, PS4 US, Switch EU, PC e conta com um toque especial: o jogador pode mudar a gravidade do jogo!
Com um incrível estilo artístico em pixelart, Gravity Heroes é um jogo de arena futurista, onde heróis chamados Gravity Heroes lutam pela paz entre homens e máquinas - controlando a gravidade, é claro.
Sua aparência futurista/retrô dos anos 90 também é encontrada na arte dos cenários, personagens, itens e interface, ou seja, os itens terão mais peças mecânicas, parafusos, fiação elétrica e luzes LED.
Com uma trilha sonora eletrizante – Gravity Heroes possui uma incrível trilha sonora inspirada na década de 1990, com participação do Barry Leitch, o criador do tema principal de Top Gear.
Demo do Gravity Heroes já está disponível para todas as plataformas!
Link Steam: bit.ly/2XPDHCs
Link Xbox: bit.ly/2UAl3M8
Link PS4 EU: bit.ly/2IEsEr3
Link PS4 US: bit.ly/3kGScR2
Link Switch EU: bit.ly/32VvsXH
Em breve na Nintendo America e Nintendo Japan.
A Druzina Content atua no mercado de produção cultural e audiovisual, possui mais de 15 anos de experiência na produção de conteúdo, tem atualmente presença em mais de 50 territórios no mundo em diversas plataformas e canais. Criada pela produtora e showrunner Luciana Druzina, a empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão, propriedades intelectuais fortes, XR (realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista) e games. A empresa investe em projetos independentes e criações de novas Propriedades Intelectuais (IP's) com foco no mercado mundial, sendo todos 100% marca própria ou em coprodução. Trabalha em séries, filmes, documentários, animações e jogos eletrônicos para o público infantil, pré-adolescente, jovem e adulto, principalmente nas temáticas de Ficção Científica, Fantasia, Comédia, Lifestyle, Tecnologia e Inovação. Entre seu grande portfólio de produções podemos destacar as séries infantis Universo Z, Lupita no Planeta de Gente Grande e Lupita pelo Mundo, os longa-metragens de sci-fi Loop e Contos do Amanhã , o documentário Garotas do Game e os games Silo e Winged.
Em um mundo em que você não pode atacar, o jogador será DESAFIADO a usar sua raquete para rebater os tiros do inimigos de volta é sua única opção e não se deixe enganar pelo visual fofinho, o jogo irá te desafiar para que você consiga salvar a galáxia.
O jogo "Sky Racket" em 5º lugar, visto direto dentro do Nintendo Switch. No final de 2020, a produtora se encontrava no top 11, antes de atingir a posição de top 5 no início de 2021.
Você pode jogar o jogo e conferir o sucesso nas seguintes lojas, Steam e eShop Nintendo.
Para quem quiser saber mais sobre como é desenvolver jogos é possível conversar diretamente com os desenvolvedores no servidor de Discord deles, através do link discord.gg/doubledashstu
Em painel gratuito, o educador e mestre em Belas Artes e Animação pelo Art Institute of California e mentor master da Unreal Engine, Sean Spitzer, abrirá o módulo II do Curso Profissionalizante em Animação 3D e Jogos Digitais, onde apresentará as competências mais demandadas e as novas profissões impulsionadas pela indústria 4.0. Irá falar também de aspectos socioemocionais, como resiliência, inteligência emocional, criatividade e empatia, e competências digitais – técnicas e industriais – necessários em diferentes campos profissionais (Jogos Digitais, Engenharia, Educação, Arquitetura, Pesquisa e Acervo, entre outros).
A masterclass gratuita para os brasileiros integra a programação da Level Up Masterclass do Pátio Digital Academy e acontecerá no dia 30/01 (sábado), às 10hs. A inscrição pode ser feita pelo link: patiodigitalacademy.com.br
Seja no console, PC ou mobile, o mercado gamer é um dos maiores do mundo e conquista mais espaço na vida das pessoas ano após ano. De acordo com uma reportagem publicada pelo Estadão, o mercado de games já fatura duas vezes mais que a indústria cinematográfica e a de música juntas, e as transmissões de e-sports crescem igualmente.
O universo gamer tem atraído também investimentos bilionários de gigantes da tecnologia que começam a apostar no mercado. Marcas conhecidas mundialmente, como Nike e Heineken, já utilizam jogos para promover seus produtos e serviços, e o Brasil vem se destacando nessas produções.
O mercado brasileiro é o 3º maior consumidor de jogos digitais, e a demanda desse tipo de projeto cresce a cada dia. Com tamanho potencial de consumo, os jogos digitais se mostraram uma nova forma de fomentar o mercado de entretenimento e produção digital.
Neste curso, você poderá compreender a fundo sobre as fases de produção e planejamento de um jogo, conhecendo bem as etapas de negócio e como funciona o gerenciamento de projetos como esses.
O curso faz parte da assinatura mensal da plataforma, mas também pode ser comprado individualmente com um pagamento individual
Saiba mais no link:
https://www.unhideschool.com/home/view-all/3062/planejando-e-produzindo-jogos-digitais
O Global Game Jam é um evento que reúne pessoas que se interessam pelo desenvolvimento de games ou já são experts no assunto a fim de produzirem games em um curto período de tempo, geralmente um ou dois dias. A ideia é colocar a criatividade em ação com muita mão na massa para ter um protótipo jogável de um game.
A maratona tem como objetivo que os participantes aprendam a executar tarefas com agilidade aprofundando as habilidades de desenvolvimento de projetos digitais.
Na ESE Global Game Jam além de desenvolver games os participantes desenvolverão habilidades relacionadas ao empreendedorismo.
Quem pode participar?
Profissionais, estudantes e interessados em desenvolvimento de conteúdo para Cultura Digital e empreendedorismo.
Dinâmica da Maratona
Durante dois dias os participantes deverão criar um game a partir de um tema definido pela organização do Global Game Jam (que será divulgado somente na abertura), participar de palestras, oficinas e mentorias com especialistas em games e empreendedorismo.
Os participantes formarão equipes de 4 a 5 integrantes. Cada membro atuará executando um papel: game designer, programador, artista visual (desenho digital), designer de som, produtor e criador de conteúdo. Os papéis dentro do grupo variam bastante, por exemplo, o programador pode criar ilustrações, o designer de som pode criar um pouco do conteúdo, e assim por diante. O que vale é a colaboração de todos e como a equipe interage para realizar as tarefas da maratona.
Critérios e Premiações
Todos os projetos passarão por análise de especialistas e indicarão os três melhores a partir dos critérios abaixo relacionados:
- Ideia: originalidade temática, de abordagem, de formato e de conceito.
- Conteúdo: proposta e organização conceitual e editorial, coerência temática e narrativa (esta última, quando houver).
- Design de Interação: grau de interatividade da obra. Articulação da jogabilidade com a ideia, o conteúdo e o conceito da proposta. Composição dos elementos sonoros, visuais, lúdicos, assim como os aspectos de fruição e interação.
- Público-alvo: adequação à faixa etária e ao público ao qual a obra se dedica.
- Características empreendedoras do projeto.
Equipes finalistas receberão:
- 1º Pré-Aceleração
- 2º Mentoria
- 3º Speed Brief
Inscrições até dia 27/01 através do link: http://bit.ly/ESEGGJ21
Os jogos criados em outubro na primeira fase da GJ+ 2020, realizada em mais de 20 países, passaram por três meses de mentoria com profissionais de todo o mundo. Nesta etapa de mentorias as equipes tiveram oportunidade de focar em avançar com seus protótipos e melhorarem a apresentação da proposta de mecânicas, história, visual, plano de negócios, etc.
Hoje os projetos estão sendo reavaliados por jurados selecionados do mercado e, a partir do dia 31 de janeiro, teremos 5 semi-finais (no canal do youtube da GameJamPlus) onde serão apresentados os melhores projetos de cada continente.
Confira as datas:
- 31 de janeiro - 19:00 BRT - Final brasileira
- 07 de fevereiro - 20:00 BRT - Final dos países de língua espanhola (Bolívia, Chile, Costa Rica e México)
- 14 de fevereiro - 15:00 BRT - Final norte americana + Europa (Estados Unidos, Canadá, Israel, Suécia, Reino Unido e Portugal)
- 21 de fevereiro - 14:00 BRT - Final africana (Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Nigéria e Madagascar)
- 28 de fevereiro - 08:00 BRT - Final asiática (Índia, Sri Lanka, Filipinas, Singapura, Indonésia e Malásia)
Os vencedores continentais receberão um ano de IGDA Membership e, os projetos classificados em primeiro lugar em cada cidade-sede, também receberão o ingresso para a rodada de negócios do Big Festival 2021.
O painel acontece no dia 8 de fevereiro, 8h (horário do Brasil), confira a programação completa e faça sua inscrição no link: https://www.pgconnects.com/digital/schedule/
Mesa 1: Negócios & Games
Mesa 2 - Programadoras: Como Entrar, Crescer e se Manter na Indústria
Mesa 3 - BIG Festival: O Hub de Negócios da Indústria Mundial de Games na América
Mesa 4 - Tecnologias Imersivas & Games
Se você perdeu a programação ao vivo, não deixe de conferir a gravação das sessões da Trilha de Games na São Paulo Tech Week 2020 no canal do YouTube da Abragames, que também conta com outros conteúdos incríveis como os AbraTalks: Webinars de Internacionalização feitos em parceria com associações do setor de vários países e empresas especializadas em investimento e relações públicas.
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