Editorial
E todos os nossos olhos, sonhos e aspirações estão voltados para o ano de 2022: os principais mercados da indústria mundial estão de volta em versão presencial! Que venham os eventos que temos jogos incríveis para mostrar para o mundo!
Já no primeiro trimestre de 2022, dois grandes eventos acontecerão em formato híbrido e a nossa presença é garantida presencialmente. Game Developers Conference, GDC, em São Francisco e Kidscreen Summit em Miami! As empresas já estão se organizando para participar, vistos estão sendo providenciados, e as malas já estão quase prontas! A Abragames deseja a todos Boas Festas e um Excelente 2022! |
Novos Games
O Game, chamado Irmão do Jorel e o JOGO mais importante da galáxia, será ao estilo point and click e terá uma história inédita, que coloca o jogador para controlar o próprio Irmão do Jorel. O jogo está previsto para ser lançado para PC e dispositivos móveis (Android e iOS) no segundo trimestre de 2022.
Irmão do Jorel é a história do menino de 8 anos que vive com sua excêntrica família à sombra de Jorel, seu irmão mais velho, lindo e popular.
Inspirados em franquias clássicas da LucasArts, como Sam & Max, Monkey Island e Full Throttle, o título promete muito humor, quebra-cabeças de “lógica duvidosa” e referências à animação.
O projeto está nas mãos da Double Dash Studios, estúdio brasileiro conhecido por Sky Racket, e está previsto para o primeiro semestre de 2022
Mais informações AQUI.
Oportunidade
LEIA MAIS AQUI....
BIG Festival
A 10ª Edição do evento acontecerá de 05 a 10 de Julho, 2022 no Centro de Convenções Frei Caneca.
Com o apoio do Brazil Games (Projeto Setorial de Exportação de Jogos Brasileiros), parceria entre Abragames - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais e Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o BIG Festival é um pólo de negócios fundamental para profissionais de videogame em todo o mundo, por meio de suas palestras, eventos de networking e reuniões digitais e presenciais. É uma oportunidade de ouro para desenvolvedores, não apenas no Brasil, mas globalmente, se encontrarem com grandes jogadores que veem o BIG como uma oportunidade de ver a indústria de videogames do Brasil de perto.
As inscrições para submissão de jogos e sugestão de palestras foram abertas em 08 de Novembro e vão até o dia 08 de Fevereiro, gratuitamente. Serão aceitas as inscrições de todos os tipos de jogos, em qualquer plataforma, publicados ou não, contanto que possam ser jogados pelo Comitê de Seleção do Festival. Os jogos já lançados comercialmente serão aceitos contanto que tenham sido lançados há no máximo dois anos da data do festival.
Em 2022, o BIG Festival comemora 10 anos de história com uma edição especial, que promete trazer uma série de novidades. O evento deve acontecer tanto presencialmente, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, quanto online, com início em 5 de julho.
Além do Festival, conhecido worldwide, o BIG Festival tem programas interessantes que vem para alavancar e impulsionar a indústria de games.
Inédita, a iniciativa terá Chamadas para jogos hipercasuais e pretende selecionar títulos para receber mentorias e apoio para lançamento no mercado, com investimento de mais de R$100.000 no desenvolvimento de demos e promoção dos games para mais de 50 milhões de usuários.
Serão dois tipos de seleção, uma para jogos novos, ou seja, ainda em desenvolvimento e em processo de criação, e outra para jogos já jogáveis, seja com demos ou finalizados, porém ainda não lançados.
Na chamada de jogos novos, serão selecionados até nove projetos que receberão investimentos e mentoria do BIG Festival para melhoria do produto. Caso os jogos passem em testes de recepção, serão publicados com promoção do Magalu em suas redes sociais e canais, como o Superapp Magalu, Canaltech e Jovem Nerd, alcançando dezenas de milhões de usuários.
Para os jogos prontos, não há limite determinado de quantos projetos serão selecionados. Trata-se, porém, de uma chamada piloto, que servirá de base para outras chamadas futuras. Os jogos selecionados serão publicados com divulgação do Magalu, podendo, em alguns casos, receber aportes para melhoria do jogo.
“As chamadas foram desenvolvidas levando em consideração diversas pesquisas realizadas com os estúdios que enviaram jogos ao BIG Festival nos últimos anos. Identificamos diversos gargalos apontados principalmente pelos estúdios brasileiros, que têm muita dificuldade de acesso a recursos para desenvolvimento, promoção e melhoria de seus jogos. As chamadas procuram atender justamente essas demandas, mantendo uma participação justa dos estúdios nos resultados dos jogos”, afirma Gustavo Steinberg, Diretor do BIG Festival.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 17 de dezembro (Aqui).
O BIG Festival será responsável por dar todo o suporte operacional às chamadas, ou seja, desde a seleção dos jogos até a mentoria para a melhoria dos produtos, enquanto que o Magalu atuará com um modelo novo de publishing, criando jogos novos para seus usuários e utilizando sua força de mídia.
“A nossa intenção é criar um círculo virtuoso de desenvolvimento de jogos, gerando cada vez mais oportunidades para estúdios brasileiros”, continua Gustavo.
“O Magalu tem o desafio de digitalizar o Brasil levando ao acesso de muitos, o que é privilégio de poucos. Nada melhor do que fomentar a produção de Jogos brasileiros, em um dos mercados que mais cresce recentemente e com potencial de ter uma relevância mundial”, disse Thiago Catoto, Diretor do Magalu.
Além das chamadas em parceria com o Magalu, as inscrições para a 10ª edição do BIG Festival estão abertas e o prazo para inscrever jogos vai até 28 de fevereiro de 2022. Para se inscrever, basta acessar o site do BIG.
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil - com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro.
Sobre o Magalu
O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.400 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual - além de milhares de sellers em seu marketplace, a plataforma de delivery AiQFome e um SuperApp com quase 38 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 45 mil funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
Contato de Imprensa: TheoGames |Raquel Camillo | [email protected] | (11) 9.8341 - 0875
Brazil Games
Com o cenário mundial aos poucos voltando ao normal, mesmo que um novo normal, os eventos estão saindo da toca e se apresentam agora em sua maioria em formato híbrido. A Abragames via o Projeto Setorial Brazil Games, já está com presença garantida em dois eventos líderes, logo no primeiro semestre de 2022
Kidscreen Summit é a conferência líder mundial no ramo de entretenimento infantil, regularmente recebendo milhares de participantes de todo o mundo. Os principais tomadores de decisão e negociadores participam de um diálogo crítico, networking e é onde podem encontrar novas ideias que impulsionarão seus negócios.
A Delegação está linda e trará para o evento o melhor do nosso mercado Brasileiro
A GDC é o maior evento para profissionais da indústria de games no mundo, com ampla seleção de palestras, summits, rodadas de negócios, área de exposição para empresas de todos os tamanhos, além de abrigar o maior festival de games independentes do mundo, o IGF!
O Brazil Games apoiará as empresas brasileiras com credenciais e também booths na área GDC Play, dedicada à exposição de empresas independentes. Tudo com condições muito especiais e todo o apoio da nossa equipe!
Destaques Nacionais
O GDTK - GameDev Toolkit, é um importante aliado na inovação criativa do mercado de games, além de ser um espaço gratuito de networking, incentivo e criação de portfólio onde os desenvolvedores conseguem misturar entretenimento, aprendizado e desenvolvimento pessoal com diversas atividades que serão apresentadas e conduzidas por estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais que compartilharão com os participantes seu conhecimento e experiência
Para saber mais fique atento as redes do evento! Facebook e Instagram!
Saiu na Imprensa
Em 2021, quarenta e nove cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas Unesco (UCCN) em um dos sete campos criativos designados pela entidade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.
Mas pela primeira vez uma cidade brasileira é incluída na lista na categoria de Artes Midiáticas, que engloba arte digital, sonora, realidade virtual e aumentada, arte web, videogames, robótica, fotografia digital e cinema.
A Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Creative Cities Network – UCCN, na sigla em inglês) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, atreladas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas – sobretudo o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.
As cidades que atualmente fazem parte desta rede trabalham juntas para um objetivo comum: colocar a criatividade e as atividades culturais no centro de seus planos de desenvolvimento em nível local e cooperar ativamente em nível internacional.
A Rainha da Borborema junta-se à rede na linha de frente dos esforços da Unesco e esse título tem por objetivo incluí-la nesta rede de cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de
opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.