EDITORIAL
Gamecon Talks Acre
Entre os dias 20 e 22 de setembro, na Universidade Federal do Acre, (UFAC), Carolina Caravana, vice-presidente da Associação, subiu ao palco da Gamecon Talks Acre para falar sobre diversos aspectos do ecossistema de jogos digitais no Brasil, incluindo empresas, perspectivas de desenvolvimento, momento e poder transformador dos games como ferramenta social e econômica.
Carolina falou em um painel junto com Eros Ramos, gestor de portfólios de programas de promoção comercial internacional na ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Na oportunidade foram apresentados dados da prévia da Segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que foi coordenada pela própria associação em parceria com a ApexBrasil. O conteúdo tem como principal objetivo fomentar a discussão sobre games por meio da união entre educação, evolução tecnológica e criatividade artística no Brasil.
Com participação de desenvolvedores, entusiastas e estudantes, o evento dialoga diretamente com a proposta de gerar um ecossistema sólido e atrativo para investimentos, estimulando a geração de empregos e levando o Brasil a conquistar resultados cada vez maiores, como explica Carolina: “O Gamecon Talks reúne grandes nomes da indústria, e é uma excelente chance de valorizar o crescimento e a evolução dos games tanto no aspecto social quanto no econômico, inclusive na região Norte do Brasil. Temos certeza que os jogos têm o poder de transformar vidas, comunidades e nações de diversas maneiras, e é isso que queremos”.
Para Eros Ramos, da ApexBrasil, o evento é uma grande iniciativa para demonstrar o que o mercado global de games pode representar em termos de oportunidades na geração de renda, desenvolvimento regional e inclusão. “A região norte do Brasil pode se beneficiar na geração de emprego e renda, e o evento é uma ferramenta importante para desmistificar o processo de criação de games e como pequenos estúdios podem acessar um mercado global de forma segura e organizada, independente de sua localização geográfica", explica Eros.
Os temas debatidos foram muito bem recebidos pelo público, e os resultados foram considerados excelentes pelos organizadores.
Webinar
Com a participação de mais de 70 empresas associadas à Abragames, o webinar ministrado pela CQS/FV Advogados foi um sucesso! Muitas dúvidas sobre o edital da Lei Paulo Gustavo foram esclarecidas. Quem quiser assistir ao vídeo do webinar, pode acessar o link: WEBINAR CQS/FV ADVOGADOS
Pesquisa: Indústria Nacional de Games
Veja abaixo alguns pontos abordados na prévia da pesquisa. Para ler o resumo completo, acesse AQUI.
- O mercado internacional está atento ao trabalho dos brasileiros, que têm feito muito sucesso lá fora. O investimento interno, por meio de projetos específicos e de políticas públicas mais estratégicas, pode atrair esses investidores para o Brasil, evitando que as grandes empresas levem nossos talentos para trabalhar em suas bases no exterior. Retenção e competitividade, e entender que a cadeia é uma cadeia transversal entre audiovisual e tecnologia. Não são só os programadores que precisamos de mais, precisamos de mais artistas, mais músicos, mais roteiristas, mais diretores, mais produtores.
- Hoje o Brasil tem mais de 1000 estúdios mapeados e mais de 2600 jogos próprios ou desenvolvidos para terceiros, lançados entre 2020 e 2022, sendo 1008 registrados apenas nesse último ano. Somados a estes fatores observou-se investimentos diretos em projetos e empresas locais.
- Metade das desenvolvedoras nacionais que atuam no mercado internacional, obtiveram mais de 70% de seu faturamento internacionalmente. O número de desenvolvedores sobe para 65% quando considerados os estúdios cujo faturamento no exterior é maior que 50%.
- O número crescente de jogos lançados no exterior reforça a posição dos estúdios brasileiros no mercado consumidor.
- A questão da distribuição também gera novas oportunidades e desafios. Os Estados Unidos e a América Latina continuam sendo os principais mercados destino das vendas de empresas brasileiras exportadoras (57%). Já a Europa Ocidental obteve o maior crescimento como mercado-alvo de 2021 para 2022, subindo de 49% para 54%. Como o ecossistema é amarrados, as mesmas empresas fabricam o hardware de consumo em sua maioria, são donas das lojas de distribuição
- Para que as empresas possam aumentar sua maturidade internacional, a exposição nestes mercados é um fator decisivo. O acesso a capital via publicadoras internacionais tem aumentado, e esse fato é fruto da exposição das empresas brasileiras em eventos B2B.
- O projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a ApexBrasil, tem contribuído para que diversas empresas brasileiras possam ser expostas a experiências internacionais. A participação em eventos internacionais de negócios como visitante/ouvinte tem sido a situação mais comum entre as empresas brasileiras.
Web Summit Lisboa
O Web Summit é um evento internacional realizado em Lisboa, Portugal, que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Um dos pontos altos do Web Summit é o fato de ser uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo.
Em 2022 o evento contou com mais de 70 mil participantes, que puderam participar de palestras sobre os temas afetos às empresas de base tecnológica, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações, oportunidades de divulgação para startups, e promoção da imagem das instituições apoiadoras.
A ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), e com o apoio de outras instituições brasileiras, promoverão, de 12 a 17 de novembro de 2023, a Missão de Internacionalização ao Web Summit, sendo seu público-alvo empresas inovadoras brasileiras com potencial realização de negócios em Portugal ou na Europa.
Data: 13 a 16 de novembro de 2023 (a ação da Apex começará no dia 12 e vai até o dia 17)
Local: Lisboa, Portugal
Organizador do Web Summit: Connected Intelligence Limited
Site: websummit.com
Novos jogos QUByte Interactive
Talk to Strangers é um jogo de sobrevivência no cotidiano. O player irá vivenciar conversas de porta em porta, que vão de coisas bizarras a mundanas, enquanto tenta vender produtos para estranhos. Mas a questão que caracteriza o jogo é o fato de nada ser o que parece neste bairro. Você pode entender melhor o estilo de arte atraente e consistente que também compõe o jogo, basta assistir ao trailer.
Legend é um jogo do estilo beat 'em up com deslocamento lateral, onde os jogadores assumem o controle dos personagens Kaor e Igor através de sete estágios temáticos diferentes no reino de Sellech. O objetivo principal consiste em derrotar o filho corrupto do rei da terra, Clovis.
A QUByte é a maior editora da América Latina no segmento indie para consoles e possui seu estúdio de desenvolvimento interno, que está trabalhando atualmente em MARS 2120. O objetivo da QUByte é desenvolver a indústria local por meio de parcerias em portabilidade, publicação e desenvolvimento de jogos.
Sobre a PIKO Interactive
Empresa de desenvolvimento e publicação de jogos que se concentra em lançar jogos de vídeo em formato de cartucho para consoles retrô e trazê-los para consoles modernos e PC.
Sobre Post Mortem Pixels
Post Mortem Pixels é um selo punk de jogos independentes. É composta principalmente por Dilly, Daniel e Kawakeiko. Buscam criar jogos que exploram a meio como linguagem na cultura.
Todos os direitos reservados © 2023 QUByte Interactive.
novos jogos
Explore, cace, pesque, ande de caiaque e escale Mountain Island, enquanto descobre os segredos do império de Deacon Copperpot. Não perca a aventura de sobreviver ao deserto e à vida selvagem que esse gameplay proporciona. Para ler o quadrinho, produzido pela brasileira Ghost Jack, acesse o site. Assim, ao embarcar na história e em sua aventura, você estará mais preparado para ver como funciona o jogo pelo website.
Com os irmãos Racoon - Melissa e Billy - você viverá uma aventura valiosa e descobrirá as respostas para perguntas como: De onde vem o dinheiro? Para compreender melhor a dinâmica do jogo, assista ao trailer e faça o download do jogo na Google Play.
SOBRE A SPACEFROG
Na Spacefrog, criamos experiências de aprendizado baseadas em jogos! Acreditamos que os jogos têm o poder de alcançar objetivos além do entretenimento. Eles são uma ferramenta incrivelmente poderosa na educação, pois os alunos estão aprendendo enquanto se divertem. Além disso, eles são excelentes canais para o engajamento, inspiração, motivação, conexão social e criatividade. Os jogos digitais são ambientes ideais para envolver os alunos em conteúdos complexos, dando-lhes o poder de descobrir as coisas no seu próprio ritmo e de uma maneira que eles adoram.
mercado
A Izyplay busca trazer a inclusão para o seu time e seus games. Isso se reflete não apenas em como criam o conteúdo, mas também nos jogadores que o consomem. É dada atenção tanto para o jogador inexperiente, que iniciou sua jornada nos games pelo celular, mas também para o jogador experiente, que procura uma experiência significativa em seu console. Conheça o website da empresa e fique por dentro de suas novidades.
Oportunidade
De acordo com a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Lei complementar nº 195/22, R$ 1,95 bilhão poderá ser destinado para apoiar produções audiovisuais, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento, inclusive aquelas com origem em recursos públicos ou financiamento estrangeiro.
No detalhamento do Decreto nº 11.523/23 , entre as produções audiovisuais, poderão ser contemplados: desenvolvimento de roteiro; núcleos criativos; produção de curtas, médias e longas-metragens; séries e webséries; telefilmes nos gêneros ficção, documentário e animação; produção de games; videoclipes; etapas de finalização; pós-produção; e outros formatos de produção audiovisual.
Para execução da LPG, as secretarias de cultura poderão publicar editais de apoio à criação de jogos eletrônicos. Dessa forma, os desenvolvedores terão oportunidades de financiamento público direto de ações que se enquadrem nas exigências do Distrito Federal e de cada estado e município.
O bom exemplo do Rio de Janeiro
Um exemplo é a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), que anunciou proposta de edital que deverá “apoiar financeiramente 37 propostas de desenvolvimento e criação de jogos eletrônicos e protótipos jogáveis, de caráter educativo, divididos nas seguintes categorias”:
- Categoria A – Produção de Jogos Eletrônicos: 16 prêmios de R$ 600 mil;
- Categoria B – Criação de Protótipos Jogáveis: 21 prêmios de R$ 100 mil.
Com isso, o investimento no setor de games será, ao todo, de R$ 11.700 milhões neste edital.
Como a fluminense, outras secretarias poderão lançar editais com o objetivo de apoiar projetos de produção de games. Assim, surgirão novas oportunidades de financiamento público para a indústria de jogos eletrônicos, nas cinco regiões do país.
Para tanto, será de suma importância acessar os órgãos locais responsáveis pela Cultura, participando das audiências e consultas públicas ou outros formatos de escuta que possam ser adotados, de forma a levar aos gestores a demanda por financiamento nesse segmento audiovisual.
A participação da sociedade civil e a percepção da demanda pelos gestores permitirá o direcionamento de recursos da Paulo Gustavo e o impulsionamento da indústria de jogos eletrônicos.
Dinâmica e prazos
O Distrito Federal, todos os estados e quase 90% dos municípios que aderiram ao LPG já receberam os recursos para serem aplicados conforme os planos de ação aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC).
A partir disso, eles têm até 31 de dezembro de 2023 para fazer escutas com o setor cultural, lançar editais, selecionar os beneficiários e organizar o repasse dos recursos.
Após o recebimento dos valores, o Distrito Federal, os estados e os municípios terão o prazo de 24 meses para apresentar seus respectivos relatórios de execução para o MinC.
*Aline Akemi Freitas é sócia do CQS/FV Advogados. E-mail: [email protected]
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.