BIG Festival
A edição de 2023 do BIG Festival foi a maior de todos os tempos, com mais de 50 mil participantes ao longo do festival. Além disso, o evento alcançou três milhões de pessoas online, impactando 20 milhões de pessoas.
Neste ano, o BIG Festival recebeu mais de 8 mil solicitações de reuniões entre empresas do setor. Ao todo, participaram 725 empresas de 56 países, sendo que 482 delas eram brasileiras. No total, foram registrados 1.486 profissionais da indústria. Além disso, por meio da Plataforma de Negócios do BIG Festival, mais de 900 jogos foram submetidos em busca de oportunidades comerciais. O festival contou ainda com a presença de 1.100 influenciadores, que participaram de mais de 300 sessões de Meet & Greet. Os participantes também tiveram acesso a mais de 256 palestras, que somaram um total de 200 horas de programação.
Além dos recordes alcançados, o BIG Festival 2023 foi marcado pelo lançamento mundial de dois jogos da Atari no Brasil: Quantum: Recharged e Haunted House. O evento também foi palco do lançamento global do trailer de Martial Arts Tycoon: Brazil, desenvolvido pela Good Dog Studios e liderado por Chance Glasco. Ao todo, o BIG contou com a participação de 156 editoras, mais de 240 títulos, 50 lançamentos e 50 estúdios com jogos jogáveis.
Durante o festival, o público pode acompanhar e fotografar diversos cosplayers, que homenagearam os seus games favoritos e embarcaram no espírito do BIG. Veja abaixo alguns dos cosplayers que circularam pelo evento.
Finalistas
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Uma das novas atrações do festival foi o Pitch@BIG, um espaço em que cinco estúdios previamente selecionados apresentaram seus jogos. O expert dos setores de games, Jason Della Rocca, foi responsável por, além de apresentar uma palestra enriquecedora sobre a expansão no mundo dos games, coordenar o Pitch que contou com um júri composto por publishers e investidores renomados. O jogo vencedor foi Ghetto Zombies by Fogo Games (Brasil), que ganhou um par de ingressos para as Reuniões de Negócios do BIG Festival 2024 (com acesso ao Coquetel VIP). Para saber mais a respeito, veja na página do BIG.
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Entre os palestrantes que empolgaram o público estavam Takashi Tokita e Chance Glasco, que fizeram apresentações inesquecíveis e marcaram presença em diversos momentos do evento. O BIG Festival já anunciou as datas do ano que vem: de 26 a 30 de junho de 2024, no São Paulo Expo. Aguarde que vem mais novidades por aí. Veja mais AQUI.
A Google for Games, junto com os times de Cloud, Play, Ads, Monetização e Youtube, esteve presente no BIG 2023 para contribuir com os desenvolvedores de games e, também, expandir a atuação destes no cenário global.
Logo após o BIG, a Google anunciou o Indie Games Fund, um programa que vai investir cerca de 10 milhões de reais para apoiar desenvolvedores de jogos independentes na América Latina. O programa, que está em sua segunda edição, beneficiará dez desenvolvedores e estúdios de jogos latino-americanos que já tenham lançado um game em qualquer plataforma.
O Indie Games Fund também oferecerá apoio técnico, treinamento e acompanhamento para os contemplados, que deverão disponibilizar seu jogo na loja de aplicativos Google Play e oferecê-lo no serviço de assinaturas Google Play Pass.
As inscrições encerraram em 01 de setembro de 2023.
O BIG Awards é uma premiação clássica que acontece no Festival, onde jurados selecionados e o voto popular são responsáveis por eleger os melhores jogos dentro das categorias nas quais foram indicados. Abaixo temos os nomes dos games e dos desenvolvedores vencedores da edição do BIG 2023:
Melhor jogo
- SEASON: A letter to the future | Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)
Melhor jogo Brasil
- Bloodless | Desenvolvedor: Point N’ Sheep
Melhor jogo América Latina
- What Lies in the Multiverse | Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)
Melhor jogo inédito
- Stray Gods: The Roleplaying Musical | Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)
BIG Impact Educacional
- Turma das Patinhas | Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
BIG Impact Questões Sociais
- Atuel | Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)
BIG Impact Diversidade
- A Year of Springs | Desenvolvedor: npckc (Japão)
Melhor jogo XR / VR
- YUKI MRrcade Mode | Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)
Melhor Som
- Sunday Gold | Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)
Melhor Narrativa
- SEASON: A letter to the Future | Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)
Melhor Gameplay
- RAILGRADE | Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)
Inovação
- Touch Type Tale | Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)
Melhor Multiplayer
- Doorfs: hammers for hire | Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)
Melhor Jogo Infantil
- Turma das Patinhas | Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
Melhor Jogo Mobile
- Sequenza | Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)
Melhor Jogo de Estudante
- Animal Planner | Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)
WINGS Spotlight
- A pet shop after dark | Desenvolvedor: npckc (Japão)
Brasil Direct - Best Pitch
- Wheel Stars | Desenvolvedor: IzyPlay Game Studio
gamescom
A gamescom é reconhecida como um dos eventos mais importantes e aguardados no calendário global de games. Com uma abrangência impressionante, o evento reúne desenvolvedores, jogadores, entusiastas e profissionais da indústria em uma atmosfera de celebração e inovação.
A participação da Abragames na gamescom foi uma oportunidade incrível para que os nossos desenvolvedores mostrassem seus jogos, fizessem contatos com parceiros internacionais, compartilhassem conhecimentos e encontrassem inspiração nas últimas tendências do setor.
A gamescom foi uma vitrine global para a criatividade brasileira. E os representantes do país fizeram bonito no ano em que o país foi o Country Partner do maior evento de games do mundo. O estande do Brasil foi um sucesso dentro da área B2B, com muita gente visitando para conhecer os projetos brasileiros e agendar reuniões com os profissionais do setor de games. Autoridades alemãs e brasileiras, como o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que participou das solenidades de abertura da gamescom 2023 , circularam pelo estande do Brasil.
Os estúdios que participaram da gamescom são:
Aiyra
Aoca Game Lab
Arvore Immersive Experiences
Beta 2 Games
BIG Festival Ltda
Canvas Games
Clap Clap Games
Coffeenauts
Cyan Heart Studio
Druid Creative Gaming e Comunicação
Druzina Content
Eldorado Studio
Epopeia Games
Eter Games
Evo Game Studio
ExtraordinaryGames.fun
Flutu Music
Flux Games
Fogo Games
Game Audio Sounds
Games Dev Hub
HAMMER95
Hermit Crab Game Studio
Hyper Dive Studio
Ignite Game Studio
Ilex Games
Infinity Green Game Studio
Izyplay Game Studio
Kokku
Kreativitas
Lab Secreto
Limiar Studios
Luski Game Studio
Mad Mimic
Main Leaf
MEMY
Minimol Games
Mr. Dev Studio
Nuuvem
Petit Fabrik
PUGA Studios
Pulsatrix Studios
QUARTOMUNDO
Radioativa Game Sounds
Rockets Audio
Rogue Snail
RoundTable Studio
Savegame
Smash Mountain Studio
Sorora Game Studio
Split Studio
Tempo Filmes
Theogames
Webcore Games
White Wolfy
Yellow Panda Games
mercado
Logo após a gamescom 2023, nos dias 29 e 30 de agosto, uma comitiva, que contou com o apoio da Abragames e viajou a convite da Business Finland, esteve em Helsinque para participar da Missão Finlândia.
A comitiva com onze estúdios nacionais de desenvolvimento de games cumpriu uma vasta agenda, com encontros e reuniões com pessoas importantes para o ecossistema de games da Finlândia, país muito conhecido por sediar grandes empresas do setor, especialmente no segmento mobile.
oportunidade
O papel do Game Audio é fortalecer a narrativa de jogos digitais. Em meados da década de 1980, as trilhas sonoras começaram a ganhar destaque como, por exemplo, Super Mario Bros. (1985), Metroid (1986), The Legend of Zelda (1987) e Final Fantasy (1987).
As trilhas sonoras fortalecem não só os elementos de combate do game, mas enfatizam em qual lugar você está no jogo, que horas você está jogando, entre outros cenários. Um exemplo clássico é quando você coleta as moedas no Super Mario Bros., há um tema musical que acompanha o personagem Mario.
Dessa forma, a música faz compreender as mecânicas e os objetivos do game, tornando a trilha sonora um reforço positivo da dinâmica que está sendo implementada no jogo.
Desenvolver a localização, as imersões, as experiências personalizadas e os sistemas de recompensa através do som reforçam positivamente a experiência do jogador. Portanto, é fundamental compreender como os sons são usados e a sua proteção. O Game Audio não é um mero detalhe, e sim, a parte essencial do core de um jogo.
Direitos autorais & propriedade intelectual
Dentro desse pacote de expansão do Game Audio é preciso pensar como fortalecer a proteção jurídica e a comercialização das músicas. Hoje, a relação entre as duas indústrias é mutuamente benéfica: os desenvolvedores podem licenciar música popular para tornar seus jogos atraentes para determinados públicos, enquanto os músicos se beneficiam da exposição instantânea a milhões de novos ouvintes.
Nesse sentido, os direitos autorais desempenham um papel fundamental na proteção das empresas de jogos, constituindo-se como uma ferramenta indispensável para preservar a propriedade intelectual dos games, dada sua facilidade de aplicação e abrangência.
Tais direitos estão previstos naLei n. 9.610/1998 e desempenham um papel vital na defesa dos interesses das empresas desenvolvedoras de jogos.
No universo de games, os direitos autorais abraçam diversas áreas, tais como narrativas, personagens, cenários, trilhas sonoras, elementos visuais e até mesmo o código-fonte.
Os elementos de áudio presentes nos jogos digitais podem ter diferentes fontes de direitos autorais, como composição, execução ou gravação. É importante ressaltar que, frequentemente, os direitos autorais das composições musicais reais são de propriedade, co-propriedade e/ou administrados por editoras de música. Nesse sentido, a música utilizada nos jogos digitais é protegida da mesma forma que em qualquer outro contexto.
Licenciamento e buyout
O licenciamento de músicas para jogos é um processo que as empresas usam para garantir que tenham os direitos legais de utilizarem as trilhas sonoras em seus jogos.
O licenciamento de músicas para videogames está sujeito à lei de direitos autorais, como qualquer outro tipo de música. Isso significa que você precisa da permissão do detentor dos direitos autorais. Uma outra solução é usar trilhas brancas, que são músicas que você pode usar sem pagar royalties.
Em alguns casos, as produtoras de games preferem o sistema buyout – usado pelas TVs pagas –, em que, por um valor, compram todos os direitos envolvidos na música.
Um buyout é um acordo em que a parte que encomenda o trabalho, neste caso, a empresa de videogame, retém todos os direitos sobre a música criada para o jogo.
As aquisições tornaram-se outro importante ponto de discussão na indústria da música, o que levou The Ivors and Musicians 'Union a lançar Composers Against Buyouts, uma campanha com o objetivo de mudar a forma como os compositores são contratados.
Como se nota, as músicas e sons do jogo não são mero adereço, as trilhas sonoras têm um poder de conexão emocional com os jogadores e questões legais precisam ser observadas antes de utilizá-las.
Camila Vilela é advogada do CQS/FV Advogados. Mestranda em Direito Intelectual na Universidade de Lisboa, atua nas áreas de Propriedade Intelectual, Direito Digital, Proteção de Dados e Privacidade.
E-mail: [email protected].
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.