Perfil - Destaque do mês
DX Gameworks onde o lema “Your game, our dream” é levado a sério!
Sobre a DX Gameworks: DX Gameworks é uma publicadora e desenvolvedora de jogos brasileira que chegou para romper com o modelo tradicional de produção e publicação de jogos.
A empresa possui escritórios em Manaus, São Paulo, Brasília, Estados Unidos, Portugal e agora também na Holanda com a recente aquisição da desenvolvedora e publicadora de jogos Den of Thieves. A empresa conta com um time de funcionários altamente capacitados para criar, desenvolver e publicar jogos.
Desde novembro de 2020 a empresa tem investido na incorporação de estúdios, juntamente com suas equipes e infraestruturas, em destaque Garage 227 Studios, dos fundadores Daniel Monastero e Lucas Farina; IMGNATION Studios, do diretor Orlando Fonseca; Bad Minions do também diretor, Leonardo Batelli; Flying Saci do diretor Sylker Teles. Desta forma, a empresa trouxe da indústria lideranças e uma equipe de profissionais capacitados, seus projetos, clientes e propriedades intelectuais, fortalecendo assim, a estrutura corporativa da empresa.
A DX Gameworks conta hoje com mais de 20 jogos em seu pipeline de desenvolvimento e publicação, tendo lançado esse ano para consoles, os jogos Eternal Hope e Akane. A empresa planeja começar 2023 com novos anúncios e lançamentos. Acompanhem mais novidades em nossas mídias redes!
Durante a BGS 2022 a DX Gameworks apresentou dois grandes novos projetos. O primeiro deles é uma parceria entre a DX e o desenvolvedor de jogos e influenciador digital, Pedro Caxa. Pedro alcançou uma enorme fanbase ao mostrar em suas redes sociais o desenvolvimento de seu jogo, o Camp Wars. E juntos lançaram o Caxa Games para produção do jogo Camp Wars, criado e dirigido por Pedro Caixa.
Quer saber mais?
Site: https://dxgameworks.com/
Instagram: https://www.instagram.com/dxgameworks/
Twitter: https://twitter.com/dxgameworks
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dx-gameworks?originalSubdomain=br
Contato para Imprensa: [email protected]
Premiação
Com o objetivo de valorizar e reconhecer a criatividade como fator de mudança em meio à sociedade, a premiação chega a sua quarta edição buscando expandir a compreensão das pessoas sobre o que a economia criativa envolve, e principalmente, como as atividades econômicas baseadas no saber e no interagir com inventividade, conhecimento e tecnologia, bem como valores culturais ou artísticos, patrimônio cultural e outras expressões produtivas individuais ou coletivas, podem refletir diretamente na construção de um país mais inclusivo, diverso, gentil e inovador.
A categoria games é apresentada em parceria com a ABRAGAMES, e será avaliada pelos jurados Rodrigo Terra, Bernardo Mendes e Daniel Bernardo.
O prêmio vai eleger os melhores em doze categorias: Audiovisual, Arquitetura, Artesanato, Criador de Conteúdo, Design, Game, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Tecnologia e Arte Urbana.
As novidades do evento estão no Instagram - @premiobrasilcriativo, e informações você pode ver AQUI.
Cronograma:
Inscrições Encerradas- De 14 de setembro a 31 de outubro
Pré-seleção – De 01 a 7 de novembro.
Anúncio dos finalistas - 25 de novembro.
Premiação – Dezembro, em São Paulo.
curso
A proposta do curso do Sebrae é preparar o empreendedor de jogos digitais com os principais conceitos necessários para a criação de um negócio sustentável. Na trilha preparação e planejamento de uma empresa de games, quem participar do curso terá um panorama sobre a indústria de jogos digitais e seu funcionamento, além de:
- Reconhecer os diferentes modelos de negócio do setor, nichos e os segmentos da indústria de games;
- Identificar os níveis de maturidade que uma empresa de games pode apresentar;
- Adotar postura favorável para atingir o nível máximo de maturidade de sua empresa;
- Reconhecer a importância da formalização e da busca por informações sobre enquadramento e profissionais que podem apoiar no empreendimento;
- Realizar a pesquisa de mercado para validar a ideia e o conceito de jogo antes do desenvolvimento;
- Preencher o Canvas de desenvolvimento de jogos;
- Preencher o Post Mortem.
O curso é todo feito por WhatsApp e todos os recursos chegam a seu dispositivo conforme você vai avançando na trilha de aprendizagem. Veja mais AQUI.
mercado
O estúdio aclamado internacionalmente pelos jogos Chroma Squad e Knights of Pen & Paper voltou ao Kickstarter. A Behold Studios apresentou um novo projeto de crowdfunding e espera ter pelo menos o mesmo sucesso que teve em 2013 com um RPG sobre Power Rangers e os programas de TV chamado Chroma Squad.
“Voltar ao Kickstarter mais uma vez não é para os fracos de coração. Chroma Squad em 2013 foi um grande esforço, mas foi muito bem-sucedido.” disse Saulo Camarotti, um dos fundadores do estúdio. “Hoje estamos voltando ao crowdfunding, mas queremos trazer mais experiência e maturidade ao projeto”, completa.
O novo projeto chama-se Mahou Senshi Cosplay Club, onde o estúdio está se concentrando na criação de um RPG focado em narrativa com seu conhecido toque de misturar realidades de imaginação e meta-referência. Desta vez, uma Garota Mágica obtém seu poder ao iniciar uma jornada para se tornar uma Cosplayer, e o jogo permitirá que você crie cosplays e lute em batalhas por turnos usando as fantasias que você cria.
O jogo é um RPG completo ambientado em um mundo de cosplay. Você terá a oportunidade de explorar eventos e exposições para participar de concursos de cosplay. Através da exploração, você expandirá seu inventário com novos materiais e peças de design para que possa ser mais criativo na criação de novos cosplays.
O estúdio está procurando apoio para completar o jogo no Kickstarter e colocou algumas opções interessantes em sua lista de promessas, como comprar acesso a uma versão jogável antecipada do jogo, ou até mesmo se tornar um cosplayer NPC dentro do jogo que se parece com você e estaria vestindo um cosplay de sua escolha.
Mahou Senshi Cosplay Club será lançado primeiro para PC e consoles principais, e espera-se que seja lançado em 2023 após o sucesso do Kickstarter. Se você quiser conferir a página de financiamento coletivo, acesse AQUI .
O jogo Ukko & Guará: Stellarbound, é o lançamento da Magna Interactive. Com foco na colaboração entre personagens que vivem em mundos opostos, o game traz um lobo guará do Brasil e uma rena da Finlândia que devem resolver uma série de quebra-cabeças.
Ambientado no Brasil e também na Finlândia, os personagens estão conectados através do poder de uma estrela cadente que caiu na terra e se dividiu no meio. Uma metade da estrela vai parar no Brasil e a outra na Finlândia, onde, respectivamente, Guará e Ukko os encontram. Por meio das diferenças de ambos os hemisférios, norte e sul, o jogo apresenta desafios baseados no bioma de cada personagem,assim como traz soluções proporcionadas pelas diferenças climáticas de cada um.
Entre os desafios propostos, o jogador irá encontrar botões, travessias de rios, construir pontes, empurrar objetos, entre outros.Vale destacar a ausência de violência durante todo o game. Originalmente criado por um time de 5 pessoas para a Good Game Brazil Game Jam, organizado pela embaixada do Brasil em Helsinque, o jogo destacou-se como ganhador do evento que proporcionou ao time uma viagem em missão diplomática à Helsinque.
“A qualidade final do jogo entregue na game jam e a vitória do mesmo, deram indícios que o jogo valia a pena ser continuado. Por isso, trouxemos para dentro da Maqna e continuamos desenvolvendo mais níveis e novas mecânicas para lançá-lo comercialmente na plataformaSteam”, comenta Fernando Sá de Souza, fundador da Maqna Interactive.
O estúdio brasileiro Animus anunciou que está desenvolvendo um trading card game que promete gameplay diferenciado: Black Anvil. Black Anvil é um card game com narrativa na era Medieval e, para começar a partida, os jogadores devem invocar um Daemon e equipá-lo com itens sagrados para, então, começarem a batalha.
O gameplay da batalha, no entanto, é totalmente influenciado pelas fases da lua, que mudam a cada rodada e afetam os atributos dos Daemons e das cartas. “Black Anvil permitirá aos jogadores utilizem pergaminhos para criar suas cartas e depois usá-las em seus próprios decks, ou trocá-las em um marketplace dentro do próprio jogo”, explica Matheus Mazuqueli, diretor criativo do Animus Game Studio. “No Black Anvil nós vamos empoderar o jogador a criar seu deck da maneira que ele preferir, seja usando nosso sistema de crafting ou comprando cartas diretamente da loja”, conclui.
Em 2023, a versão Alfa do game estará disponível e Black Anvil vai apresentar os recursos dos lançamentos dos dados e o sistema lunar. Depois, o jogo continuará sendo atualizado, recebendo os crafters, que vai inaugurar o sistema de criação de cartas. As cartas poderão ser desenvolvidas através dos pergaminhos e recursos que serão obtidos no tabuleiro após cada partida.
Com integração à tecnologia blockchain, Black Anvil terá dois modos de jogo: single-player e PvP, gratuitos para todos e sem necessidade de conexão com carteira de criptomoedas. Já para jogar no modo rankeado é necessário uma conexão com carteira de criptomoedas. Os objetos e armaduras criados poderão ser negociados no marketplace de Black Anvil, que usa a tecnologia Web3. Cada carta tem seu valor cunhado como um NFT e, futuramente, poderá integrar outros jogos que também utilizam blockchain.
bgs
A Abragames fechou parceria com a BGS para oferecer condições especiais para quem estivesse interessado(a) em participar do evento como expositor na área indie. A Abragames também atendeu diversos parceiros e profissionais interessados em conhecer a associação em um estande instalado na área business. A parceria foi uma excelente oportunidade para que as entidades, juntas, pudessem fortalecer e apoiar ainda mais a indústria de games do Brasil.
A BGS, Brasil Game Show, aconteceu nos dias 6 a 12 de Outubro, no Expo Center Norte, em SP. Mais de 2 milhões de pessoas já passaram pela BGS e os visitantes deste ano fizeram parte da maior edição da história, que contou com mais de 320.000 visitantes, cerca de 400 marcas participantes, mais de 3.000 influenciadores, campeonatos de eSports, áreas temáticas, centenas de lançamentos, atrações, entre outros.
A BGS tem um DNA essencialmente gamer e é uma feira diferente de tudo o que existe no segmento. Realizada pela primeira vez em 2009, inicialmente como Rio Game Show, na capital fluminense, a BGS ocupa atualmente todos os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Além disso, reúne as principais empresas do segmento, é palco de grandes lançamentos, abre espaço para estúdios independentes e atrai personalidades do mercado de games.
A Animus esteve presente na BGS 2022, a maior feira de games da América Latina, no estande do Evoverse, blockchain game desenvolvido pelo estúdio. O espaço teve uma arena de competição que contou com mais de 3 mil jogadores, que disputaram grandes prêmios - como um carro 0km e um set-up gamer completo.
Evoverse é um criptogame 100% nacional, que ofereceu aos visitantes e competidores uma experiência imersiva no jogo. Com um estande de 500m², além da arena de competição, a área contou com um DJ, potes de açaí para repor a energia dos jogadores. O local também recebeu Caio Castro, co-fundador do game.
Os representantes da Animus afirmaram que sete dias foram pouco para viver tudo o que foi proporcionado.
“Goldilock One: As Brumas de Jakaíra”, um jogo em fase de Pre-Alpha chamou a atenção na maior feira de games da América Latina, para o seu pequeno estande . O estúdio independente Shedofideas Games disponibilizou um save contra um BOSS para usar como desafio, e o resultado foram filas de pessoas esperando para participar do desafio e conhecer o game.
Para Will Emmerich, diretor do projeto: "Tínhamos boas expectativas para o evento, mas sinceramente não esperávamos que a resposta da turma fosse ser tão positiva, fomos ao BIG e conseguimos usar de forma positiva todos feedback que recebemos, e agora ir na BGS e ver a reação da galera jogando, receber o carinho e os elogios do público foi algo único... Tivemos vários que não derrotaram o BOSS em um dia e vieram no dia seguinte ao estande ansiosos para jogar novamente. Nem sei como explicar o que sentimos.”
O desafio contra o BOSS fez tanto sucesso que o estúdio já está preparando um PLAYTEST exclusivo para brasileiros. O projeto visa reproduzir a experiência obtida nos eventos através de um sistema de ranking com diferentes dificuldades. A estratégia é promover engajamento da comunidade com o projeto, na página da steam.
Logo todos poderão se inscrever e aguardar a liberação de acesso que ocorrerá em lotes. O projeto de escopo arrojado, está preparando um financiamento coletivo para o início de dezembro, que acompanhando suas metas estendidas pode chegar a 22h de gameplay em um mundo aberto, onde osl NPCs poderão ser “conquistados” para se juntar à Party do personagem principal. As experiências poderão ser utilizadas tanto para combates em tempo real, quanto para a solução de puzzles no ambiente utilizando as habilidades específicas de cada um.
Quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto pode acessar a landpage e também a página da steam que já está ativa.
Landpage: apoie.goldilockone.com
Steam Page: steam.goldilockone.com
Oportunidades
O Metaverso e a Indústria de Games
Caio Duarte é advogado do escritório CQS/FV Advogados
O Metaverso tem inúmeras definições muito próximas e, ainda que não haja um consenso universal sobre isso, a Wired promoveu o seguinte exercício a fim de facilitar o uso do termo: substituir mentalmente o termo Metaverso por Cyber Espaço e, em noventa por cento das vezes, o significado não mudará substancialmente.
Isso porque, segundo a revista, “o termo não se refere realmente a nenhum tipo específico de tecnologia, mas sim a uma ampla mudança na forma como interagimos com a tecnologia, sendo possível que o próprio termo acabe se tornando tão antiquado, mesmo que a tecnologia específica que ele uma vez descreveu se torne comum” [1]. Falando de uma forma geral, o Metaverso é (em grande parte) feito pela tecnologia que o compõe, podendo essa ser Realidade Virtual (VR) e os diversos mundos pelos quais os usuários podem transitar, Realidade Aumentada (AR) trazendo a combinação entre o mundo físico e o virtual, além do mundo virtual como nós conhecemos, por meio de jogos e aplicativos que podem ser acessados via computadores, consoles e smartphones.
O mercado criado pelo Metaverso é infinito, sendo um espaço no qual os consumidores poderão personalizar seu avatar e seus espaços virtuais das mais diversas formas, como roupas de marcas famosas, itens de luxo, artigos de NFT (blockchain e criptomoedas) e inúmeras experiências online, consequência direta de um processo de “gamificação” da vida. Exemplos dessa “gamificação” foram os shows do Marshmello em 2019 e do Travis Scott em 2020, que foram apresentações virtuais que ocorreram dentro do jogo Fortnite, da Epic Games, e contaram com mais de 10 e 14 milhões de fãs (respectivamente) assistindo e interagindo virtualmente com os artistas [2] [3].
[1] Ravenscraft, Eric. “O que exatamente é o metaverso?”, artigo digital publicado em 25 de abril de 2022 no site wired, url: https://www.wired.com/story/what-is-the-metaverse/
[2] Webster, Andrew. “Fortnite’s Marshmello concert was the game’s biggest event ever”, artigo digital publicado em 21 de fevereiro de 2019 no site the verge, url: https://www.theverge.com/2019/2/21/18234980/fortnite-marshmello-concert-viewer-numbers
[3] G1, “Travis Scott faz show em 'Fortnite' para 14 milhões de fãs”, artigo digital publicado em 24 de abril de 2020, no site da G1, url: https://g1.globo.com/pop-arte/games/noticia/2020/04/24/travis-scott-faz-show-em-fortnite-para-14-milhoes-de-fas.ghtml
Além disso, o movimento de grandes marcas entrando no mundo dos games não é nem um pouco novo; em 2019, Nicolas Ghesquière, diretor artístico das coleções femininas da Louis Vuitton, desenhou Skins Prestígio (roupas "premium") para as personagens Senna e Qiyana – que compõe parte da banda musical virtual formada por personagens do jogo League of Legends (“LOL”).
Senna True Damage LV
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Qiyana True Damage LV
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[4] Estevão, Ilca. “Veja as peças da parceria entre Louis Vuitton e League of Legends”, artigo digital publicado em 12 de dezembro de 2019 no site metrópoles, url: https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/veja-as-pecas-da-parceria-entre-louis-vuitton-e-league-of-legends
Louis Vuitton e Riot Games, Modelos
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Há outros exemplos de grupos musicais inteiramente virtuais, como as KDA e o grupo Pentakill, também formados por personagens do LOL e que, muitas vezes, correspondem a artistas incrivelmente famosos como “dubladores” das vozes das personagens ao cantar, contando com ícones já consagrados da cultura pop como Bea Miller e Madison Beer. Nessa toada, a Epic Games revelou que obteve um total arrecadado de 50 milhões de dólares com uma única linha de skins (cuja temática é NFL); todavia, após um post em seus canais oficiais, a Epic revelou que a linha em questão foi a terceira mais lucrativa, o que nos leva a entender (pela dimensão do gráfico disponibilizado que a sua linha mais valiosa de skins (com temática da Marvel), teria alcançado cerca de 90 milhões de dólares em vendas [5].
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Principais Colaborações da Epic (receita) [6]
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Não é de se espantar que, recentemente, no dia 11 de abril de 2022, a empresa Epic Games anunciou ter arrecadado 2 bilhões de dólares em financiamento para desenvolver o metaverso, sendo seus investidores ninguém menos que a Sony e a KIRKBI (empresa responsável pelo LEGO Group) [7] .
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[6] Twitter oficial do iFireMonkey, um dos principais colaboradores da Epic, url: https://twitter.com/iFireMonkey/status/1389268169584484354?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1389268169584484354%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fembedly.forbes.com%2Fwidgets%2Fmedia.html%3Ftype%3Dtext2Fhtmlkey%3D3ce26dc7e3454db5820ba084d28b4935schema%3Dtwitterurl%3Dhttps3A%2F%2Ftwitter.com%2Fifiremonkey%2Fstatus%2F1389268169584484354image%3Dhttps3A%2F%2Fi.embed.ly%2F1%2Fimage3Furl3Dhttps253A252F252Fabs.twimg.com252Ferrors252Flogo46x38.png26key3D3ce26dc7e3454db5820ba084d28b4935
[7] Decrypt.co, “Criadora do Fortnite arrecada US$ 2 bilhões em financiamento para “desenvolver o metaverso””, artigo digital publicado em 11 de abril de 2022 no site portaldobitcoin, url: https://portaldobitcoin.uol.com.br/criadora-do-fortnite-arrecada-us-2-bilhoes-em-financiamento-para-desenvolver-o-metaverso/
No entanto, a ‘gamificação’ da vida não está apenas no entretenimento; setores como a educação, a área da saúde e militarização também serão diretamente afetados com o advento do Metaverso. Isso porque já é comum, atualmente, a utilização de VR e AR em iniciativas educacionais, seja promovendo jogos interativos para crianças, seja criando simuladores de voo cada vez mais reais para o treinamento de pilotos de companhias aéreas [8] . O mesmo ocorre com a área da saúde, em operações cirúrgicas, tratamento de doenças crônicas e psicológicas e em questões militares, sendo um ambiente perfeito para treinamentos realistas que podem ser necessários para um melhor aproveitamento em combate [9] .
Tudo isso leva a uma crescente no “hype” do Metaverso, levando à supervalorização de alguns Metaversos já existentes, como o The Sandbox e o Decentraland, nos quais é necessário um investimento mínimo de 60 mil reais para obtenção de um terreno virtual, enquanto em 2020 esse valor estava em 5 mil reais [10] .
Em suma, pode-se dizer que o Metaverso por si representa um grande avanço para a indústria dos games e, segundo a Forbes, caso cumpra todas as promessas que vem fazendo, o Metaverso tem possibilidade de equiparar o seu valor ao da Internet das Coisas (IoT), cujo valor global projetado para 2026 ultrapassa a marca de 1.3 trilhões de dólares [11] .
[8] Berredo, Lucas. “Azul Conecta vai adotar realidade virtual em treinamento para pilotos”, artigo digital publicado em 25 de março de 2022 no site olhardigital, url: https://olhardigital.com.br/2022/03/25/carros-e-tecnologia/azul-conecta-vai-adotar-realidade-virtual-em-treinamento-para-pilotos/
[9] Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Marinha do Brasil. “REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO MEIO MILITAR”, url: https://www.marinha.mil.br/eamsc/node/99
[10] Rubinsteinn, Gabriel. “Em metaversos populares, terreno virtual não sai por menos de R$ 60 mil”, artigo digital publicado em 07 de janeiro de 2022 no site da revista exame, url: https://exame.com/future-of-money/em-metaversos-populares-terreno-virtual-nao-sai-por-menos-de-r-60-000/
[11] Carmen, Gabriela. “Metaverso: tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual”, artigo digital publicado em 12 de maio de 2021 na Forbes, url: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/05/metaverso-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-que-integra-os-mundos-real-e-virtual/#foto3
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
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