Editorial
Em meio a uma grande variedade de eventos virtuais, a Indústria Brasileira segue dando um grande show!
Mesmo depois de um longo ano de circunstâncias imateriais, nossos estúdios estão prosperando nesta indústria competitiva. A delegação dos eventos de julho, foi a maior em nossa história. E estamos trabalhando para continuarmos no centro das atenções nos encontros por vir. Em setembro, estaremos presentes em 3 importantes mercados, a XDS em Vancouver, especializado em Desenvolvimento Externo, onde inclusive 3 empresas da nossa delegação dividirão o palco com grandes nomes da indústria mundial e a Tokyo Game Game Show e MeettoMatch Tokyo Edition. |
Brazil Games
Nossos estúdios estão prontos para se apresentarem na XDS 21 Adapt (14 a 17 de setembro de 2021), TOKYO GAME SHOW 2021 (30 de setembro a 3 de outubro de 2021) e na MeetToMatch Tokyo Edition (30 de setembro a 1º de outubro de 2021).
O External Development Summit (XDS) é o único evento internacional anual da indústria de jogos realizado no Canadá (Virtual - por enquanto), com foco principal no desenvolvimento externo de arte, animação, áudio, co-desenvolvimento, controle de qualidade e localização, e o mundo deve saber que estamos entre os melhores em campo. A TGS 2021 também aposta no Digital, e só nos traz mais possibilidades de aderir a esta grande feira, que este ano completa 25 anos. E como uma adição ao conceito dos eventos MeetToMatch, estaremos marcando nossa presença na edição de Tóquio também. Então venha conferir nossas delegações e curtir a grandeza que elas têm a oferecer.
Oportunidades
LEIA MAIS!
A segunda edição do MICBR será realizada em ambiente inteiramente virtual, em razão das medidas de contenção da pandemia de Covid-19, e está prevista para ocorrer em novembro de 2021. O mundo criativo estará totalmente voltado para este importante evento que compreende rodadas de negócios, espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação para empreendedores.
Assim como na primeira edição do evento, o MICBR 2021 é uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Se você é um investidor, fique de olho!
De acordo com a pesquisa Game Brasil, aplicada em todo o território nacional em 2021, 84,1% dos pais e responsáveis criaram o hábito de jogar com seus filhos. Essa tendência trouxe uma melhor percepção sobre o universo dos games, tanto como opção de passatempo e entretenimento quanto uma alternativa de carreira. Pensando nessa evolução, a ONG Cinema Nosso, através do Super Hacka Kids, está com oportunidades gratuitas para crianças e jovens até o dia 02 de setembro, além de oficinas até novembro para ajudar educadores na sua jornada de ensino à distância.
Para os pequenos entre 10 e 14 anos, alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, que amam jogos digitais e querem aprender a criar o seu próprio game, estão abertas inscrições gratuitas para o Curso de Games Digitais e de Digital Maker. Com carga horária total de 60 horas e a temática “Território”, o objetivo da formação é ensinar os conceitos básicos de criação até o módulo técnico para estimular que o estudante coloque a mão na massa. Já para os educadores, que foram bastante afetados pela pandemia da Covid-19 e tiveram que adaptar rapidamente os conteúdos e metodologias de ensino para o ambiente virtual, estão abertas oficinas entre os meses de agosto e novembro. Com vagas limitadas, as atividades serão voltadas ao universo das Tecnologias Digitais, Cinema e Games, buscando incentivá-los a trazer a cibercultura para as aulas.
Para se inscrever é preciso acessar o site: https://cinemanosso.org.br
Super Hacka Kids
O Super Hacka Kids propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo não só a prática de prototipação pela tecnologia, como também, através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir é a base metodológica deste projeto, que através da aprendizagem criativa proposta pelos educadores, crianças e adolescentes com seus olhares para o entorno, integram de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. Durante o ano, são realizadas diferentes ações, como a promoção de eventos, palestras, oficinas, batalhas de games, formações em audiovisual e novas tecnologias. O Super Hacka Kids é realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCard, Ingresso.com e Dataprev, através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS e recebe o apoio do Criança Esperança.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
Formação Tecnologias Digitais
Carga horária total - 20h
Inscrições: de 16/08 a 17/09
Início das aulas: de 20/09 a 01/10
Cineclubismo
Carga horária total - 15h
Inscrições: de 06/09 a 07/10
Gamificação Para Sala De Aula
Carga horária total - 15h
Inscrições: de 20/09 a 20/10
FORMAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Curso De Digital Maker
Carga horária total - 50h
Inscrições até: 02/09
Se você conhece alguém que seja talhado para este evento busque maiores informações no site do Cinema Nosso
Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente no ano 2000, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece projetos para infância e juventude. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina e com mais de 10.000 crianças, jovens e adultos formados em seus cursos. A instituição tem metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , é aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, respeitando as trajetórias e vivências do seu público alvo.
Destaques Internacionais
O mercado mundial de videogames é composto por 2,8 bilhões de jogadores e corresponde a USD 175 bilhões – quantia muito acima do valor combinado das indústrias do cinema, do "streaming" de vídeos, e da música digital. É um setor que cresce rapidamente, e que prospera mesmo em momentos de crise, como o da pandemia da COVID-19, e o Brasil acompanha esse potencial global.
Pesquisas recentes apontam que 72% dos brasileiros têm o costume de jogar vídeo-games nas mais diversas plataformas, um espaço riquíssimo para se ofertar jogos. Estima-se o tamanho do mercado brasileiro em USD 1,7 bilhão, montante que atrai a atenção de empresas nacionais e internacionais. É um valor significativo, mas representa apenas 1% do mercado global, o que significa que apesar das boas oportunidades para desenvolvedores de jogos no Brasil, o potencial de expansão para o exterior é imenso.
O Brasil alcançou diversos triunfos no cenário mundial de jogos eletrônicos e, mesmo assim, pouco se conhece sobre o mercado e a indústria de vídeo-games no Brasil. A Abragames e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazil Games desde 2014, com excelentes resultados, mas com o crescimento vertiginoso do mercado internacional, o Itamaraty identificou oportunidade para, utilizando a capilaridade de postos no exterior, expandir a mensagem sobre jogos brasileiros, de forma simultânea, em outros países.
Assim surgiu a ideia da "Brazilian Game Week", evento que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de setembro e contará com a participação de Embaixadas e Consulados em mais de 20 países. Durante a semana, será apresentado nas mídias sociais dos postos conteúdo referente a jogos, empresas, tecnologia e o estado atual da indústria de vídeo-games no Brasil, conforme a agenda abaixo:
20 de setembro - A indústria brasileira
O Brasil conta com rico ecossistema na indústria de vídeo-games, evolvendo dezenas de pequenos e médios estúdios, com acesso a estruturas de suporte e financiamento, cursos universitários especializados, grandes eventos, como o BIG Festival e o Brasil Game Show, e uma associação nacional de desenvolvedores de jogos (Abragames). Nesse dia será apresentada essa realidade que se desenvolve a cada dia, e que alavanca cada vez mais o potencial dos games brasileiros.
21 de setembro - Jogos Brasileiros de Destaque
Os jogos brasileiros são sucesso de crítica e de público por suas mecânicas originais, seus bons gráficos e sua divertida jogabilidade, disponíveis em celular, consoles ou PC. Nesse dia serão apresentados, de forma sucinta, os games brasileiros de maior destaque.
22 de setembro - E-sports no Brasil
O Brasil já é um dos países com maior número de jogadores profissionais e maior audiência para e-sports, uma tendência que aumentou significativamente com o isolamento social decorrente da pandemia. Nesse dia será apresentado o contexto do e-sport no Brasil e seu significado para a indústria do vídeo-game.
23 de setembro - "Jogos Sérios": Educação, Saúde e outros setores
Jogo também é coisa séria! Nesse dia serão apresentados possíveis usos de jogos eletrônicos como suporte a diversas atividades em todos os setores da economia. Apoio à educação, capacitação em empresas, treinamento na área de saúde...as possibilidades são inúmeras.
24 de setembro - Realidade Virtual
A indústria brasileira de vídeo-games também atua com tecnologias de ponta! Nesse dia serão apresentados os esforços mais recentes no segmento de realidade virtual, jogos premiados e o potencial de crescimento e de inovação com o uso da tecnologia.
Além do esforço de comunicação para a comunidade "gamer" internacional, serão realizados contatos com as empresas locais do setor e outras partes interessadas, tais como o meio acadêmico e a imprensa. Atuando em diversas frentes simultâneas, espera-se coletar dados mais precisos sobre os diversos mercados locais e identificar potenciais investidores em empresas brasileiras.
Game on!
O Green Games Summit reunirá o setor internacional de jogos para compartilhar conhecimento, discutir e moldar a resposta da indústria ao desafio climático e à sustentabilidade pela primeira vez. Está sendo entregue pelo órgão comercial do Reino Unido Ukie, em colaboração com o ISFE e o Playing for the Planet Alliance do Programa Ambiental da ONU. O evento é patrocinado pela Sony Interactive Entertainment.
Ukie está convidando pessoas de empresas de jogos de todo o mundo para participar do evento para que possam:
- Saiba das últimas ideias e participe do debate sobre o papel mais amplo que o setor de jogos pode desempenhar frente a crise climática
- Descubra como você e a empresa de jogos para a qual trabalha podem se tornar mais ambientalmente sustentáveis
- Aprenda com outras empresas de jogos sobre as atividades, ativações e iniciativas inovadoras mais recentes que estão inspirando mudanças em todo o mundo
Na XDS deste ano, não só a Delegação do Brasil estará mostrando um trabalho primoroso, mas esperamos que estejam prontos para ouvir o que o Brasil tem a dizer. Quatro dos nossos são palestrantes convidados para compartilhar suas expertises. Aqui estão os detalhes:
Rodrigo Carneiro, CEO @PUGA Studios é um dos convidados deste painel incrível. Em 2020, a PUGA Studios trabalhou em mais de 50 projetos para 19 novos clientes em 16 países diferentes ao redor do mundo e criou parcerias com clientes como Gearbox, Jam City, Futureplay e Dinosaur.
Prevemos uma ótima conversa sobre o assunto! E o painel também inclui:
Jesse Sosa, Outsourcing Manager @Gearbox Software
Brian Burleson, Managing Director of Production @Gearbox Software
Walter de Torres, Founding Partner @Pixel Mafia
Colby Acree, Outsourcing Department Head @WB Games, Avalanche
Painel: Sendo notado como um pequeno fornecedor
Pode ser difícil se destacar entre todos os grandes fornecedores em nosso setor. Como você é notado? O que os estúdios de desenvolvimento querem ver? Como você se prepara para shows como o XDS?
Junte-se a nós nesta discussão sobre as melhores práticas e estratégias a serem usadas ao abordar um grande estúdio de desenvolvimento para trabalhar ou ao entrar no setor como um novo fornecedor. Ouça os dois lados, o fornecedor e o desenvolvedor, enquanto discutimos nossos pensamentos e experiências. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento e ajudar os jovens fornecedores a crescerem para manter o setor o mais saudável possível.
Data: terça-feira, 14 de setembro às 15h30 (PST)
Do Manifesto Game Studio uma dupla com bastante experiência em campo, Erica Ferrer e Túlio Caraciolo, vão apresentar um case. O Manifesto Game Studio é um dos estúdios mais proeminentes do Brasil, com grande reputação em desenvolvimento externo e LiveOps.
A sessão será aberta para perguntas e respostas, portanto, se for do seu interesse, prepare-se para usar os 30 minutos dedicados às perguntas para aproveitar o conhecimento desses especialistas. Quinta-feira, 16 de setembro às 10h30 (PST).
E Aberto Lopes, VP de Produção da Kokku. A Kokku é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em desenvolvimento externo, prestando serviços de Co-Dev, Full-Dev e Produção de Arte 3D para Mobile, Consoles e PC.
Conhecida por seu trabalho em vários títulos, como Horizon Zero Dawn, Sniper: Ghost Warrior Contracts, Angry Birds Movie 2 VR: Under Pressure e outros títulos AAA, VR e móveis amplamente conhecidos. Vale ressaltar que a Kokku é patrocinadora oficial da XDS pelo terceiro ano consecutivo. Mais detalhes a seguir
Ajude-nos a ajudá-lo: Melhores práticas de RFP para assinar.
Embora se possa dizer que o cliente é o rei, a verdadeira liderança envolve o estabelecimento de equipes para o sucesso, permitindo que atuem sem ter que enfrentar obstáculos desnecessários. Os desenvolvedores podem impedir inadvertidamente parcerias externas por meio de comunicação e processos ineficientes, enquanto fazem demandas inviáveis e definem padrões irrealistas. Isso pode resultar em parceiros entregando menos do que seu verdadeiro potencial em tempo de entrega, custo e qualidade.
A publisher convidou vários painelistas para o palco, representando empresas que fornecem uma variedade de serviços, cada um com uma formação cultural, foco, escopo e perspectiva únicos. Eles compartilharão as melhores práticas com as quais editores e desenvolvedores podem se envolver para melhorar a relação vendedor-comprador da RFP para assinar, para apoiar seus parceiros na entrega de seu melhor trabalho de forma eficaz, eficiente, saudável e sustentável.
Data: sexta-feira, 17 de setembro às 10h30 (PST)
Com ele no palco você encontrará Juney Dijkstra, Legacy Portfolio Manager @Paradox Interactive, Blandine Prost, Client Partner @Keywords Studios and Andrii Titov, CTO @Stepico Games
Todas as sessões terão perguntas e respostas, é a sua chance de “conversar” com estas estrelas.
Novos Games
Viaje com Timo da Webcore Games, por livros fantásticos nesta aventura de point and click. Utilize os itens dos cinco livros para resolver puzzles que podem ser solucionados de diversas maneiras.
No jogo, o personagem Timo mergulha num livro e se vê perdido entre cinco mundos literários. Para que possa voltar ao mundo real, Timo precisa reunir os pedaços de um medalhão mágico que foi quebrado. Assim, ele parte numa aventura para encontrar a saída, desbravando diferentes universos por cada livro que visita. Nesse caminho, Timo encontrará muitos desafios e inimigos, mas também grandes companheiros e aliados. Veja o trailer!
Conheça mais sobre o jogo em www.timothegame.com
O jogo conta com:
• 5 mundos baseados em gêneros de livros, com cenários produzidos pelo Raul Aguiar, artista da HQ Timo;
• UI simplificada: Timo carrega um item de cada vez ao seu lado;
• 22 itens com características especiais para resolver os puzzles;
• 30 puzzles com 45 opções de resolução para que o jogador possa explorar livremente cada puzzle;
• Uso do acelerômetro para resolver puzzles;
• 12 chaves espalhadas pelo jogo e que podem desbloquear os livros em diferentes ordens;
• 2 chefões para enfrentar;
• 2 personagens jogáveis: Timo + personagem surpresa;
• O jogo foi vencedor do Edital da Spcine K.O. HQ de 2017.
Baixe para Android
Baixe para iOS
About Webcore
A Webcore Games é um estúdio brasileiro de games fundado em 1999. Nós desenvolvemos nossos próprios jogos e propriedades, apps e Realidade Virtual para as áreas de entretenimento, publicidade e educação em diferentes plataformas: consoles, mobile, PC e Web.
Junte-se a Nelson no Super Hiking League! Um maligno bruxo está fazendo as montanhas desaparecerem como parte de seu plano de tornar o mundo perfeitamente plano! Como um membro da Super Hiking League você não vai permitir que isto aconteça. Entre em disputas de escaladas contra outros trilheiros para coletar todas as gemas mágicas e acabar com os seus planos!
Super Hiking League proporciona diversão imediata com jogabilidade de corda-elástica-pendura-pula-de-precisão com lindos gráficos pixel art e uma fenomenal e autêntica trilha sonora 8-bits!
Características do Jogo
• Modo Single Player!
• Desafie um amigo no modo multijogador local!
• Desbloqueie dezenas de fases completando o modo Arcade em diferentes níveis de dificuldade!
• Selecione os modos de corda: Automático, Misto ou Avançado!
• Modo Time Attack! Corra contra o relógio e em seguida, assista aos seus próprios replays ou ao do Hike Master!
• Belos gráficos retro!
• Jogabilidade e controles fáceis!
• Física do balanço da corda elástica!
• Trilha sonora incrível!
Você pode assistir a gameplay do jogo clicando aqui
Mais conteúdo sobre o jogo aqui
Media Contact | Nicolas Takada | [email protected]
About QUByte Interactive
Brazilian game developer and publisher focused on delivering high quality games across the most diverse platforms, from mobile to video game consoles, with business partners in several countries like the USA, Canada, Germany, Japan and China.
About Bit Ink Studios
Solo developer from Rio de Janeiro, Brazil, with a little more than 15 years of experience in game development. His first solo project was the Super Pitfall mod and currently working on brand-new pixel art games.
All rights reserved © 2021 QUByte Interactive.
Novidades Associados
O jogo: Terrinoth está em perigo. Os bárbaros Uthuk Y’llan perseguem o reino e os servos mortos-vivos de Waiqar, o Imortal, se aventuram além de suas fronteiras pela primeira vez. Os líderes de Terrinoth estão divididos e inquietos, incapazes de se unirem para lutar contra as ameaças em comum e no baronato do norte de Forthyn, o palco está montado para o próximo grande confronto entre Terrinoth e as forças das trevas. O aplicativo aprimora a jogabilidade introduzindo inimigos com estratégias adaptáveis, status completos, gatilhos acionados pelo aplicativo e a capacidade de desenvolver seu personagem de forma única com base em suas escolhas em cada cenário. Experimente uma imersão inigualável com 46 peças de terreno 3D incrivelmente construídas para te transportar até Terrinoth, e mais 40 miniaturas de heróis e monstros com altíssima qualidade.
“A equipe da Webcore Games provou ser um componente essencial para o lançamento digital e o sucesso geral do aplicativo Descent: Legends of the Dark. Tivemos a sorte de ter feito esta parceria com um grupo tão experiente e dedicado para este grande projeto!” – Paul K., Interactive Manager / Fantasy Flight Games
.
Conheça mais sobre o jogo aqui!
About Webcore
A Webcore Games é um estúdio brasileiro de games fundado em 1999. Nós desenvolvemos nossos próprios jogos e propriedades, apps e Realidade Virtual para as áreas de entretenimento, publicidade e educação em diferentes plataformas: consoles, mobile, PC e Web.
About Fantasy Flight Games
A Fantasy Flight Games é uma empresa líder em jogos de passatempo sediada em Roseville, Minnesota. Publicam uma grande variedade de jogos de tabuleiro e cartas, jogos de RPG, Living Card Games®, jogos de miniaturas e jogos digitais. Estabelecidos em 1995, FFG ganhou uma reputação por sua jogabilidade inovadora, experiências de jogo envolventes, atendimento ao cliente líder da indústria e componentes de jogos de alta qualidade (muitas vezes aprimorados com miniaturas de plástico altamente detalhadas e belas obras de arte).
Aconteceu
Realizado em duas etapas, este webinar trouxe vários participantes a uma mesa virtual para um bate-papo aberto. Com o intuito de mostrar o que está sendo feito, como pode ser melhorado e promovendo apresentações.
Com a presença da Diretoria da Abragames e de Gerentes de projeto do Sebrae, a discussão girou em torno de casos de sucesso e/ou maiores dificuldades.
Todos os envolvidos tiveram a oportunidade de apresentar o seu ponto de vista e buscar em outros depoimentos o que pode e deve ser explorado para sua regional.
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de
opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.