Editorial
Os eventos são uma grande oportunidade para desenvolvedoras de games divulgarem seus projetos, ficarem por dentro das novidades do mercado e turbinar o seu network. E nem a pandemia que enfrentamos esse ano nos impediu de continuar participando e realizando esses encontros, todos adaptados para o formato online, pavimentando o crescimento da indústria de games. Setembro é a prova disso: nesse mês, lançamos a série de webinars de internacionalização AbraTalks, apresentando às nossas desenvolvedoras oportunidades de internacionalização em Flanders/Bélgica, Irlanda e, no dia 30 de setembro, será a vez do Canadá. Também participamos da live da Frente Parlamentar de Apoio ao Setor de Games e Jogos Eletrônicos, da Câmara Municipal de São Paulo, que promoveu um debate importante sobre o mercado de games, representado o setor. Além disso, marcamos presença no Pocket Gamer Connects Helsinki, conferência global da indústria de games, em que apresentamos o Brasil como um grande mercado para investir e publicar games. Já no Brazilian Week CCBC, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, pudemos conversar sobre a potente economia criativa no Brasil. E, na PAX Online, o Dandy Ace, da associada Mad Mimic, foi um dos representantes brasileiros.
Paralelamente, a imagem positiva da indústria de games no Brasil só cresce. “A Linha”, experiência roomscale da ARVORE Immersive Experiences, nossa associada, foi anunciada como vencedora do Emmy 2020. E, como acreditamos que esse crescimento deve ser sustentável e socialmente responsável, anunciamos as empresas selecionadas para serem certificadas pelo Selo de Apoio à Diversidade, do Conselho da Diversidade da Abragames.
Confira tudo isso e muito mais na nossa newsletter. Boa leitura.
Novos Associados
A empresa transmídia tem foco em publicação e desenvolvimento de IP para a próxima geração e seu modelo de negócio é baseado no desenvolvimento de todo o potencial de IPs que já existem e que serão lançados no desenvolvimento de jogos, animação, quadrinhos e muito mais. O time da Ghost Jack Entertainment cria mundos vivos que respiram e os transforma em conceitos lucrativos que abrem portas para novas maneiras de contar histórias. Eles estão aí para criar novas experiências em mídia e entretenimento para as Américas e além. A empresa também é responsável, junto com a Casa de Quadrinhos, e em parceria com o Centro Técnico Audiovisual – CTAv e a Agência Nacional de Cinema – ANCINE, pela Pátio Digital Academy, que oferece o Curso de Formação Profissionalizante em Artes e Jogos Digitais - ideal para quem quer ser um profissional de jogos digitais, animações e projetos de realidade virtual e realidade aumentada em diversas plataformas. Seja muito bem-vinda, Ghost Jack Entertainment!
Abragames
Desenvolvedoras de Games – a sua entrada para o Canadá
Amanhã, 30 de setembro, acontece mais um webinar AbraTalks, “Desenvolvedoras de Games – a sua entrada para o Canadá. O evento online gratuito realizado pela Abragames e pelo Brazil Games em parceria com o Consulado Do Canadá será no dia 30 de setembro, às 17 horas. O painel será mediado pelo empreendedor da indústria de games Jason Della Rocca e contará com a participação de Tanya X. Short, diretora criativa do estúdio indie Kitfox Games; Francis Baillet, vice-presidente para assuntos corporativos da Ubisoft; Jayson Hilchie, presidente e CEO da Entertainment Software Association of Canada, ESA; e Marcelo Tavares, oficial de investimentos sênior do Consulado do Canadá.
Edital Selo 2020: Conheça os Vencedores
Com muita alegria, o Conselho de Diversidade da Abragames anunciou as empresas de games brasileiras contempladas com os Selos da Diversidade em 2020, a partir do edital publicado no mês de agosto. Neste ano, todas as desenvolvedoras do Brasil puderam aplicar para até quatro categorias: Diversidade de Gênero, Racial, LGBTQIA+ e PcD. Os estúdios selecionados estão ajudando a melhorar os números de diversidade e inclusão na indústria brasileira de jogos.
Saiba quem são eles.
Novidades Associados
A nossa associada PUGA Studios fez as ilustrações do Tiny Tina's Bunkers & Badasses, um RPG da Gearbox Entertainment, da Leder Games e da NERDVANA Games. Confira esse trabalho incrível da Puga aqui. Você não vai se arrepender!
Trinta e quatro anos depois dos acontecimentos de 1984 em All Valley Karate Tournament, a rivalidade entre Daniel LaRusso e Johnny Lawrence continua...Flux Games, nossa associada, anunciou o lançamento desse game inspirado na websérie de sucesso na Netflix: Cobra Kai - The Karate Kid Saga Continues. Nesse jogo que é o maior projeto da história do estúdio, você pode escolher um lado, dominar seus movimentos e abraçar seu destino em um épico beat’em up de aventura. O time da Flux trabalhou super pesado nos últimos meses para criar esse game que será lançada no dia 27 de outubro pela GameMill Publishing para Xbox™, Playstation 4™ e Nintendo Switch™.
Mais uma excelente notícia e motivo de orgulho para a indústria brasileira de games: “A Linha”, uma experiência roomscale da ARVORE Immersive Experiences, nossa associada, foi vencedora do Emmy na categoria "Outstanding Innovation in Interactive Programming", que premia as experiências interativas mais inovadoras de acordo com um júri que decide por unanimidade.
“A Linha” é uma narrativa sobre amor e medo de mudança. Na peça de 15 a 20 minutos em realidade virtual, somos convidados para um mundo encantado, no qual se pode interagir com uma maquete de São Paulo nos anos 1940. Lá vivem Pedro e Rosa, que são perfeitos um para o outro, mas relutantes em sair dos trilhos e quebrar as barreiras físicas e psicológicas que os impedem de viver uma história de amor. Narrada por Rodrigo Santoro, “A Linha” também foi vencedora do prêmio de Melhor Experiência em VR no 76º Festival de Veneza. Parabéns para o time talentosíssimo da ARVORE! Saiba mais sobre a produção.
Boas novas! A publisher Neowiz anunciou que irá publicar globalmente o Dandy Ace, da Mad Mimic Interactive, nossa associada, para PC e console, em 2021. Inclusive, o game foi apresentado juntamente com os demais títulos da Neowiz na PAX Online, onde jogadores puderam conhecer o game em ação e experimentar a demo disponível na Steam. “Saber que uma potência global como a Neowiz nos apoia na reta final para lançar o jogo para o mundo é fantástico. Não vemos a hora de todos poderem jogar o produto final”, disse Luis Sampaio, COO da Mad Mimic.
Saiba mais.
Brazil Games
A próxima parada do Projeto de Exportação Brazil Games, uma parceria da Abragames com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é o XDS20/Adapt, principal evento external development para arte, animação, áudio, co-desenvolvimento, QA e localização, sediado em Vancouver, no Canadá. A delegação brasileira é composta por 8 empresas que tem prestado serviços para jogos AAA. Este ano, a versão adaptada online será de 27 a 30 de outubro. Daniel Monastero, CEO e business developer da Garage 227 Studios, nossa associada, está no super time de palestrantes selecionados para participar. Confira a programação prévia do evento no site.
A delegação brasileira também está entrando no enorme mercado russo, a porta de entrada será o White Nights Conference, evento B2B que será em outubro, sediado não em uma, mas em cinco cidades ao redor do globo: Seattle (26/10); Paris (27/10), Helsinki (28/10), Shanghai (29/10), Moscow (30/10). Saiba mais.
Associados da Abragames têm 50% de desconto no GameBizz Latam - Monetizing Games!
O evento de negócios que vai acontecer nos dias 29 e 30 de setembro e é uma ótima oportunidade para encontrar empresas, fazer negócios e conversar sobre os temas mais quentes no momento no setor global de games. Na programação que conta com Matchmaking, Job Fair/Marketplace e Mesas Redondas, destacamos os showcases das nossas associadas Oktagon e Rockhead, palestra da CrazyLabs e da Hypercasual - que está a procura de estúdios para trabalhar em parceria. A Abragames e o Brazil Games, claro, também estarão lá, para responder todas as perguntas sobre a indústria brasileira de games aos estrangeiros interessados. Com o desconto exclusivo de 50%, o valor do ingresso para associadas fica 12.5 euros. Compre seu ticket aqui.
No dia 1/10, às 10h, o VR/AR Global Summit apresentará um Painel Brasileiro: “Brazil: Explore the 13th largest game market in world”. Moderado por Regina Noppe, co-fundadora e CEO da Dream2B, o painel terá a participação de Eliana Russi, executiva da Abragames, Thiago Di Freitas, CEO da Kokku, Rodrigo Terra, ARVORE Immersive Experiences, e Gerson Lima Neto, sócio-gerente da FIFTY5 Ventures e investidor da Kokku. Saiba mais.
Políticas Públicas
No dia 14, a Frente Parlamentar de Apoio ao Setor de Games e Jogos Eletrônicos da Câmara Municipal de São Paulo promoveu um debate sobre o mercado de games. A pauta do evento foi as demandas e sugestões de como a cidade de São Paulo pode apoiar os desenvolvedores paulistanos. O evento reuniu representantes do Poder Público Municipal, como os vereadores Daniel Annenberg, Eduardo Suplicy, José Police Neto e Soninha Francine; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso; e a Diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais da Spcine, Malu Andrade. Também participaram representantes de entidades e empresas de games, como Eliana Russi, Diretora do Projeto de Exportação Brazil Games; Michel Porcino, Gerente de Inovação do Sebrae SP; Fernando Chamis, Sócio da empresa Webcore e diretor da Abragames; Flávio Miyamaru, CEO da Tapps Games; e Raquel Motta, Sócia da Sue the Real. O vídeo da live está disponível no link.
Aconteceu
Em setembro, tivemos o lançamento do AbraTalks, uma série de webinars de internacionalização, realizada pela Abragames e pelo Brazil Games e parceiros. No primeiro encontro, “Oportunidades de negócios em Flanders”, realizado em parceria com a Flanders Investment & Trade - São Paulo, Brasil, as desenvolvedoras puderam conhecer esse novo polo de desenvolvimento de games e da economia criativa no norte da Bélgica. Já o segundo, “Oportunidades para estúdios de games na Irlanda, mostrou como o setor no país é atraente para abertura de novas empresas. Confira.
Na Mídia
The Independent Gamer destacou a nossa associada Druzina Content, que apresentou Silo, seu mais recente tower defense (em co-produção com a Petit Frabrik, também nossa associada), Winged, plataforma auto-runner que mistura games e literatura, e o documentário Game Girls, que aborda mulheres e meninas na indústria global de games, na Devcom Digital 2020. Leia.
Como a brasileira Kokku entrou na elite dos games após quase ir à falência
A Revista Exame destacou a trajetória da nossa associada Kokku, empresa do Recife. Leia.