Editorial
A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem causado forte impacto no mundo todo, fazendo com que todo o planeta tenha que se reorganizar com criatividade e agilidade. Não poderia ser diferente com a Abragames, que, com equipe em home-office, tem se rearticulado rapidamente para minimizar efeitos dessas mudanças em cada um dos projetos que visam fortalecer e internacionalizar as empresas brasileiras de games associadas. Assim, anunciamos que o BIG Festival, que desde 2012 tem se consolidado como o mais importante hub do mercado de games da América Latina, este ano ganhará uma versão totalmente online, o BIG Festival Digital, já marcado para os dias 22 e 26 de junho. O BIG Festival completo, por sua vez, também está confirmado, tendo sido transferido para os dias entre 27 e 31 de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Além desses grandes eventos, a Abragames também promove diariamente, em seus bastidores, uma série de ações para fomentar as desenvolvedoras nacionais, construindo, junto com o setor público e privado, novas oportunidades de negócios, investimentos, linhas de créditos e muito mais. No entanto, tendo em vista que o financiamento de nossas atividades é obtido principalmente por meio da realização de eventos internacionais, vimo-nos atingidos em cheio pela presente crise e estamos buscando soluções. Acreditamos que, juntos, poderemos encontrar soluções e superar todas as dificuldades do momento, chegando ao fim dessa crise ainda mais fortalecidos. Afinal, mais do que nunca, é hora de mostrarmos todo o potencial criativo e transformador dos nossos estúdios, inclusive no enfrentamento do novo coronavírus! Boa leitura.
Novidades Abragames
Nossas atividades não podem parar
Desde 2004, a Abragames tem lutado pelo setor de jogos, representando os desenvolvedores brasileiros. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos unir forças para pleitear políticas públicas e outros instrumentos com o fim comum de preservar a indústria e, mais ainda, garantir seu crescimento durante a crise. Por isso, estamos contando com o apoio dos parceiros para não interromper nossas atividades. Veja o que estamos fazendo:
- Reuniões regulares com a equipe do Secretário Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, liderando as Secretarias relacionadas à Indústria, Comércio, Concorrência, Infraestruturas e Políticas de Emprego, onde colocamos nossos pleitos de enfrentamento dos impactos do Covid 19 e retomada da economia:
- Relançamento do BNDES 10 Direct;
- Pôr em prática o anúncio feito em dezembro de 2018, pela Ancine, para a política de games, que pela primeira vez contemplaria projetos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), entre outros:
- Disponibilizar linhas de Capital de Giro: crédito a juros baixos, 4.5% a 6% a.a., carência de 12 a 18 meses e flexibilidade nas garantias, com valores até R$ 500 mil:
- Incluir nas medidas anunciadas para a manutenção dos postos de trabalho os profissionais contratados como pessoas jurídicas, uma vez que boa parte dos colaboradores no setor são Pessoas Jurídicas;
- Continuidade de nossa exitosa parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, apoiando as empresas brasileiras na internacionalização e exportação. A exportação das empresas participantes saltou de US$ 11M em 2012 para US$ 52,7M em 2018;
- Interlocução com agências federais para inclusão de jogos digitais em suas linhas de financiamento, considerando todas as particularidades do nosso setor;
- Interlocução com entidades regionais para apoio à realização de editais de fomento à produção de jogos, como Proac-SP e Funcultura-PE;
- Desenvolvimento de convênio com o Sebrae Nacional para levar capacitação às empresas;
- Realização do Projeto Comprador BIG Digital;
- Apoio à realização do censo da indústria;
Caso você queira ser um parceiro da Abragames, entre em contato pelo email [email protected] e saiba mais sobre as oportunidades disponíveis.
BIG Festival
O Brazil Games, uma parceria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), anuncia o Projeto Comprador BIG Festival, na versão online, de 22 a 26 de junho. Devido à pandemia da Covid-19, a organização do BIG Festival junto ao Brazil Games optou por realizar em 2020 uma edição online, batizada de BIG Digital, com cinco dias de rodadas de negócio e palestras sobre a indústria de games.
O objetivo central do Projeto Comprador é atrair importantes players da indústria internacional de games para vir ao Brasil, conhecer o trabalho das empresas e, claro, fazer negócios. O BIG é um momento único de troca de experiência entre os profissionais brasileiros e estrangeiros. No evento eles aprendem sobre o ecossistema nacional de games (assistindo e participando de palestras com as empresas nacionais) e nós, aprendemos sobre os modelos de negócios globais (tanto em sessões como palestras quanto como em one-one-meetings). Todas as Rodadas de Negócios e as Palestras do BIG são uma ação do Brazil Games e da Abragames.
O BIG Festival completo, com seus três pilares estruturantes - festival de jogos, palestras e rodadas de negócios presenciais -, foi remarcado para 27 a 31 de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Oportunidades
Que tal explorar oportunidades no setor de Inteligência Artificial norte-americano? Um estudo lançado pela Apex-Brasil traz informações estratégicas sobre esse mercado nos Estados Unidos, com informações preciosas para empresas brasileiras - principalmente startups - interessadas em atender a essas demandas. O uso de tecnologias de voz e aplicações voltadas para educação e saúde são algumas das tendências apontadas no documento. Quer saber mais? Acesse a pesquisa na integra aqui.
Novos Games
A empresa paulistana de jogos com experiência em VR e AR fundada há quatro anos convida a todos para o programa de testes de uma versão inédita do jogo Mayara & Annabelle: Idle Battles, que está em desenvolvimento e disponível com acesso antecipado na Google Play. Os desenvolvedores avisam que as versões ainda podem estar instáveis. Quem quiser participar, pode mandar feedbacks. Para baixar, acesse https://bit.ly/2yF1IC3.
Mini Words: Top Movies, da Mens Sana Interactive
Nestes tempos em que não está fácil ir ao cinema por conta da pandemia, dá para matar a saudade da sala escura e da pipoca com “Mini Words: Top Movies”, da Mens Sana Interactive. O game é uma mistura minimalista de puzzle lógico, caça-palavras e curiosidades que testa o conhecimento do jogador sobre os maiores blockbusters do cinema de todos os tempos. O jogo foi lançado na Steam em 10 de abril para PC e Mac e está disponível somente na língua inglesa. Acesse o jogo aqui
Sky Racket, da Double Dash Studios
O jogo independente desenvolvido no Brasil foi lançado em evento exclusivo da Nintendo Indie World, uma ação que revela os melhores jogos indies que serão lançados no Nintendo Switch. O game já está disponível na Nintendo eShop, com preços mais acessíveis para jogadores da América Latina. O jogo está disponível aqui
Novos associados
A desenvolvedora e publicadora de jogos sediada em Salvador (BA) está focada no entretenimento imersivo, buscando criar experiências únicas. A empresa que acabou de ser constituída se associou à Abragames na categoria Starter e agora também vai poder melhorar seu network, estar em contato com as maiores empresas de games do Brasil e conseguir ótimos negócios. Mais informações sobre como ser um associado Abragames aqui
Especial quarentena
Game Jam online O evento realizado pela Game Jam+ em parceria com a nossa associada Akom Studio de 1 a 4 de abril teve como objetivo promover o entretenimento da população como forma de cuidarmos da nossa saúde por meio dos jogos digitais. O resultado foi anunciado em 11 de abril. |
Livro grátis A associada Explot está disponibilizando gratuitamente durante a quarentena o livro Léo, o Leão, do app Truth and Tales. Léo, o Leão apresenta um misto de teaching story e conto milenar, com muitos níveis de profundidade para atuar no desenvolvimento cognitivo das crianças. O livro trabalha ainda habilidades importantes como resiliência, auto-observação, percepção, empatia e superação de medos irracionais - temas que também são muito pertinentes em tempos de epidemia. O Truth and Tales está disponível em: https://get.truthandtales.app/pt-br |
Mega Hack COVID-19 A maratona criativa de 11 dias que aconteceu em ambiente 100% online e home office no mês de abril teve como objetivo criar um grande banco com projetos reais e de ideias para ajudar a reduzir os impactos do COVID-19 sobre a economia. Durante o período, os inscritos tiveram acesso a mentores, palestras e conteúdos, além de um plantão de voz diário para discutir soluções e ajudar os grupos. Mais infos em https://megahackcovid19economia.shawee.io/ |
Super poderes contra o coronavírus A associada Eleven Dragons criou uma série de tirinhas para informar e alertar as pessoas sobre os cuidados necessários para vencer a pandemia com humor e criatividade. O trabalho que também visa combater fake news sobre o tema está disponível em https://socialcomics.com.br/covid19. |
Aconteceu
Quem perdeu o seminário online realizado no dia 30 de março pode conferir a gravação do evento voltado a profissionais de mídia, entretenimento e tecnologia brasileiros interessados em expandir suas carreiras internacionalmente. O encontro reuniu especialistas brasileiros e americanos para falar sobre o atual cenário de negócios culturais nos EUA e como se preparar para entrar nesse mercado. Confira o Webinar.
O Projeto Brazil Games, uma parceria da Abragames com a Apex-Brasil, organizou o Webinar “Panorama do Mercado de Games na Rússia”, no dia 24 de março, com Alisher Yakubov, produtor executivo da Mail.ru Games Ventures, MRGV. Confira o Webinar aqui.
Saiu na Imprensa
Como o Brasil é representado nos games de hoje? O portal Terra conversou com desenvolvedores e pesquisadores para entender como grandes e pequenos estúdios estão levando a imagem do País além dos estereótipos. Confira.
Com coronavírus, grandes estúdios de games têm lucro, mas os pequenos sofrem
Matéria da Folha Ilustrada aborda os efeitos da epidemia da COVID-19 na indústria de game brasileira e revela que a Plataforma 'Gartic' foi de 60 mil para 890 mil usuários diários, mas economia capenga desencoraja anunciantes. Leia na íntegra.