EDITORIAL
GOVERNO
A aprovação do Marco Legal dos Games no Senado Federal e na Câmara de Deputados foi uma conquista histórica para a nossa indústria. A Abragames comemora essa vitória e agradece a todos os que apoiaram a luta: representantes de vários setores da indústria, associações regionais, diversas entidades e os parlamentares, especialmente a senadora Leila Barros, @leiladovolei, os senadores Rodrigo Pacheco, @rodrigopacheco, Flávio Arns, @flavioarns, Eduardo Girão, @eduardogiraooficial e o deputado Kim Kataguiri, @kimkataguiri.
O empenho da Abragames, com o apoio da indústria e de seus parceiros, foi fundamental para esta vitória, que vai representar mudanças importantes para o desenvolvimento da indústria de games do Brasil. O texto atual do Marco Legal dos Games, que agora segue para a sanção presidencial, é uma construção dos esforços da Associação, setores da Academia e de entidades representativas do setor de videogames e proteção de crianças e adolescentes para instrumentalizar as decisões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A iniciativa é essencial para diagnosticar o momento atual do segmento, entender suas principais necessidades e obter a real dimensão da indústria brasileira.
“Essa é uma enorme vitória para o setor brasileiro de games. Ao longo dos últimos dois anos, junto às associações regionais e a centenas de estúdios, temos travado um longo debate por melhorias no texto de lei que visa regulamentar uma indústria tão importante para o futuro do Brasil. Hoje podemos dizer que o esforço valeu a pena e que estamos mais próximos de alcançar esse grande objetivo”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O Marco Legal dos Games em sua forma atual é derivado de mais de 15 anos de demandas do setor de gamedev, de organizações, institutos e entidades, das entidades regionais de Gamedev, da Abragames nacional e de toda a rede que se manifestou e lutou de alguma forma para que o setor fosse ouvido. O documento também teve contribuições do Ministério da Cultura, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento Econômico e Industrial. "O texto foi construído e conquistado para o Setor. Foram muitas mãos, e a Abragames estava lá também para defender os interesses deste setor que é campeão de inovação na Economia Criativa", complementou Rodrigo Terra.
Veja a versão final do texto aprovado pelo Senado e pela Câmara: TEXTO FINAL
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, foi um dos convidados para o almoço que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao Presidente da França, Emmanuel Macron. Junto com Cecilia Rodrigues, da consultoria E-Relgov, Terra aproveitou a presença no almoço realizado na sede do Itamaraty para entregar em mãos ao presidente Lula e ao presidente Macron um presente simbólico dos games do nosso país: um jogo digital 100% brasileiro, o Horizon Chase Turbo - Senna, da empresa Aquiris, do Rio Grande do Sul. A indústria brasileira de jogos digitais é potente e alcança mais esse espaço.
GAMESCOM LATAM 2024
A Abragames está promovendo um Pitch para você poder levar seu jogo para os palcos da gamescom latam. O Pitch@gamescom latam Powered by Abragames/Brazil Games acontecerá durante a gamescom latam, que será realizada entre os dias 26 e 30 de junho em São Paulo. Cinco jogos terão a oportunidade de brilhar no palco e de disputar os prêmios. Além disso, serão realizadas duas mentorias com o expert no assunto, Jason Della Rocca, que também será responsável por coordenar a apresentação dos games.
Uma mentoria será realizada online no dia 30/04 das 17h30 às 18h30, e outra será presencial e acontecerá durante a gamescom latam (26 ou 27/06). O evento online é aberto para todos os interessados e o presencial para os interessados que estiverem na gamescom latam. Devs que gostam de desafios devem ficar ligados.
O primeiro lugar vai levar um troféu e uma credencial business para a gamescom latam 2025 + espaço no Panorama Brasil ou no estande indie, no momento do lançamento do jogo apresentado.
As apresentações e todo o material submetido deverão ser em inglês e o Pitch será presencial durante o evento. Vale lembrar que o Pitch@gamescom latam Powered by Abragames/Brazil Games é válido somente para os times da América Latina.
Veja toda a agenda:
- 30 Março - Abertura das inscrições
- 30 Abril - Webinar Online com Jason Della Rocca, das 17h30 - 18h30 - Aberto ao público em geral
- 5 Maio - Inscrições encerram
- 10 Maio - Sai a lista de selecionados que vão para o Pitch
- 15 Maio - gamescom.latam anuncia os estúdios selecionados
- Mentoria presencial - 26 ou 27 de Junho - TBC - 16h00 (60 minutes)
- Pitch - June 28 às 16h00
Com o desbloqueio do primeiro lote para o público em geral, você tem a chance de garantir seu passaporte para explorar todas as áreas do evento, exceto a gamescom latam área business. Durante o evento, você terá acesso a mais de 250 games para testar e se divertir, além de assistir a palestras com profissionais renomados da indústria, conhecer seus criadores de conteúdo favoritos e participar de campeonatos de e-Sports emocionantes.
É a sua oportunidade de mergulhar de cabeça no universo dos jogos, encontrar outros entusiastas e compartilhar momentos únicos com a comunidade gamer. Não perca essa chance de fazer parte deste marco na história dos games na América Latina! Os ingressos do primeiro lote estão disponíveis agora, acesse o site e não deixe de garantir sua vaga.
GDC 2024
A Game Developers Conference (GDC) 2024, realizada de 18 a 22 de março em São Francisco, nos EUA, foi um verdadeiro sucesso, reunindo profissionais, entusiastas e líderes da indústria de jogos de todo o mundo. Este ano, o Brasil marcou presença de forma notável, destacando-se em diversos eventos e iniciativas que refletem a crescente relevância da cena de jogos do país no cenário internacional.
Antes mesmo da GDC, Rodrigo Terra, presidente da Abragames, esteve em um painel da SPXP - São Paulo Experience, Casa São Paulo, no South by Southwest (SXSW) 2024, realizado em Austin, Texas, EUA. A Casa São Paulo no SXSW 2024 é um espaço que mostra cultura, inovação e criatividade do Brasil, proporcionando uma vitrine única para o talento brasileiro.
Na GDC, diversos eventos marcaram a agenda. A delegação, com quase 50 empresas e mais de 100 pessoas, ocupou os espaços do evento e fez muitas reuniões de negócios no estande do Brazil Games.
Dica: Se você quer saber mais sobre os destaques da participação brasileira na GDC 2024, fique ligado em nossas redes sociais para ver as atualizações.
C20
Como uma das organizações credenciadas, a Abragames participou dos grupos de trabalho de Educação e Cultura e de Digitalização e Tecnologia. O objetivo foi contribuir para a produção de documentos que representem as demandas da sociedade civil, que serão encaminhados aos governos e à organização do G20.
Em Recife, Raquel Gontijo e Carolina Caravana estiveram presentes na inauguração do C20, e participaram ativamente dos painéis e debates.
Carolina Caravana, VP da Abragames, participou no dia 18 de março do evento Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil. O evento celebrou os resultados do compromisso de equidade de gênero da ApexBrasil.
A equidade de gênero é uma das pautas prioritárias da ApexBrasil. Neste ano, o Ministério das Mulheres coordena o primeiro Grupo de Trabalho dedicado à pauta, para debater medidas para combater a violência contra mulheres e promover o empoderamento feminino. O programa “Mulheres e Negócios Internacionais” foi lançado pela ApexBrasil em 2023 com o objetivo de atrair mais empresas lideradas por mulheres para o comércio exterior.
Encontro Nacional da Indústria e Serviços
A primeira edição do Encontro Nacional de Indústria e Serviços, uma iniciativa da ApexBrasil, elevou os debates sobre o futuro da indústria. A programação envolveu painéis que debateram a nova agenda estratégica para diferentes setores, inovação e perspectivas para negócios internacionais. Participou do evento o Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin e o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades e de mais de 30 entidades setoriais apoiadas pela Agência.
O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo, e Rodrigo Terra, presidente da Abragames, participou do painel Perspectivas dos Complexos Setoriais de Indústria e Serviços.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, falou sobre o evento: “Quando articulamos estratégias que envolvem setor empresarial e governo, conseguimos exportar com mais eficiência. E é isso que um encontro como este pode proporcionar, especialmente agora, que o país está recuperando e fortalecendo sua indústria”.
Pavilhão Fantástico e Maquinitas
A colaboração entre o Fantastic Pavilion e as Maquinitas visa promover a indústria de videogames em escala global e fortalecer a colaboração entre as indústrias cinematográficas e de jogos.
O evento "LET’S SPOOK CANNES", trata-se de um chamado para jogos de horror e fantasia que promete conectar desenvolvedores de jogos com profissionais das áreas de cinema e jogos. Este evento proporcionará um espaço de networking exclusivo durante o Marché du Film / Festival de Cannes, de 17 a 20 de maio de 2024.
Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e materiais promocionais, além de interagir com potenciais parceiros e investidores. Além disso, haverá a possibilidade de explorar colaborações com estúdios de cinema, televisão e séries interessados em adaptar jogos para as telonas, por meio de reuniões individuais.
Projetos publicados em 2022, 2023 e 2024, ou aqueles em fase de produção com lançamento previsto para 2024, são elegíveis para participar. Um total de dois projetos serão selecionados para receberem credenciamento para o Marché du Film de Cannes e apresentarem seus jogos no showroom do Fantastic Pavilion. As inscrições estão abertas online até o dia 11 de abril. Os dois projetos selecionados serão anunciados em 18 de abril por meio das redes sociais do evento. A curadoria e seleção dos projetos serão realizadas por uma equipe de especialistas das indústrias de videogames e audiovisual.
Requisitos de inscrição e elegibilidade:
- Os projetos devem enviar uma demo do jogo em sua inscrição para o Let’s Spook.
- Os projetos devem acompanhar sua apresentação com um Video Pitch ou Trailer com duração máxima de 5 minutos
- Apenas projetos publicados nos anos de 2022, 2023 ou 2024, ou aqueles em fase de produção com lançamento previsto para 2024, serão aceitos.
- Taxa de participação: 35 euros.
Para mais informações e inscrições, entre em contato através do e-mail: [email protected].
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.