Mais um ano chega ao fim e temos tanto para celebrar! Celebrar os caminho de sucesso de jogos brasileiros lançados e reconhecidos mundialmente: em 2018, muitos games chegaram ao mercado com destaque na imprensa internacional, além de terem recebido prêmios em festivais pelo mundo afora. Galaxy of Pen & Paper, da Behold Studios, levou o prêmio de melhor narrativa no Indie Prize da Sérvia. Sword Legacy Omen, da Fableware Narrative Design e da Firecast Studios, foi eleito o melhor jogo do Indie X, do Lisboa Games Week, e o Pixel Ripped, da ARVORE Immersive Experiences, levou o troféu de Jogo mais inovador do mesmo evento. Já Dandara, da Long Hat Studio, foi o primeiro jogo brasileiro a estar na lista dos melhores games do ano elaborado pela Revista Time. Celeste, que teve a participação do Studio MiniBoss, conquistou dois prêmios no The Game Awards 2018, o de Melhor Jogo Independente e o de Impacto. Estes são apenas alguns dos jogos produzidos no Brasil que se destacaram em 2018, temos muitos outros que vocês poderão conhecer nesta newsletter da Abragames. Nesta edição você vai ficar sabendo ainda do novo conselho da Diversidade da Abragames, que tem por objetivo incluir novos players na indústria brasileira de games para que nossa produção seja mais inclusiva e diversa, além dos novos editais da Games do Fundo Setorial do Audiovisual, da ANCINE, e do BNDES Garagem, nova linha de financiamento do BNDES para Startups e muito mais! Desejamos a todos uma boa leitura! |
Novidades dos Associados
Conheça a nova safra de jogos brasileiros lançados neste ano!
Dandara, desenvolvido pelo estúdio mineiro, Long Hat House foi lançado em fevereiro e está disponível em PS4, Xbox One, Nintendo Switch, e na Steam, A protagonista do jogo, Dandara, é inspirada na escrava fugitiva de mesmo nome que jogava capoeira e, ao lado de Zumbi dos Palmares, lutou contra a escravidão no Brasil. O Jogo foi eleito um dos 10 melhores games do ano de 2018 pela revista Revista Time. |
Distortions, desenvolvido pelo estúdio paulista Among Giants, foi lançado em fevereiro de 2018, após uma bela campanha de pré-lançamento em 2017, ano em que foi premiado em eventos nacionais como o BIG Festival (nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Voto popular), SBGames e BGA. No exterior, ganhou o AZPlay da Espanha, na categoria Melhor Ideia. Distortions é um jogo sensível sobre autoconhecimento e superação, uma aventura musical com gameplay e narrativa inovadores. O jogo está disponível na Steam e Windows Store. |
Heavy Metal Machines, HMM, desenvolvido pelo estúdio catarinense Hoplon, é um jogo multiplayer de batalha de carros, 4v4, com temática de Heavy Metal. O jogo lançado em setembro de 2018, já tem mais de 700 mil downloads entre Europa e América do Sul. Heavy Metal Machine é um dos jogos de maior apelo para o eSports dentre os jogos brasileiros lançados em 2018. O Jogo é gratuito e está disponível na Steam. |
Horizon Chase Turbo, desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris Games Studio, migrou da versão Mobile para outras plataformas. Primeiro foi lançado para Playstation 4 e Steam, em maio de 2018. Em novembro, o jogo foi lançado para o Nintendo Switch e Xbox One. Horizon Chase Turbo é um emocionante jogo de corrida arcade, inspirado em Outrun, Top Gear, Lotus Turbo Challenge e outros. |
Lila's Tale, é um jogo de realidade virtual desenvolvido pelo estúdio paulistano Skullfish. O game foi finalista de eventos na China, Estados Unidos, Europa e Brasil e vencedor do Indie Prize Singapore, na categoria Melhor arte em 2017. Lila’s Tale, lançado em junho de 2018, é um jogo de aventura de ação com quebra-cabeças. Lila's Tale está disponível em Oculos Go e Gear VR. |
Ninjin Clash of Carrots, desenvolvido pela Pocket Trap, de São Paulo, é uma sequência do jogo mobile Ninjin (para celulares iOS). Ninjin: Clash of Carrots é um game de Beat 'em up inspirado em anime com inimigos variados e personalização. Jogue como o coelho Ninjin ou Akai, a raposa, e lute para achar as cenouras roubadas pelo Xogum Moe. Em setembro o jogo foi lançado para o Nintendo Switch, XboxOne, PS4 e Steam. |
No Heroes Here, NHH, do estúdio paulistano Mad Mimic Interactive, é um jogo cooperativo que te coloca na pele de pessoas comuns que realizam atos heróicos. O jogo recebeu vários prêmios internacionais e nacionais, como o Game Connection Development Awards, 2017, Melhor Social Game, The Pax 10, BIG Festival Melhor jogo Brasileiro e vencedor do Voto Popular no BIG Festival 2018. NHH está Disponível para o Nintendo Switch, Steam e PS4. |
Pixel Ripped 1989, desenvolvido pela ARVORE Immersive Experiences, de São Paulo, é um jogo de realidade Virtual que vem se destacando no cenário nacional e Internacional. Desenvolvido por Ana Ribeiro, uma desenvolvedora do Maranhão, o jogo é composto por duas missões, uma é fazer com que a Dot, a personagem de um videogame portátil, inspirado no Game Boy, salve seu mundo mágico. Já a outra é garantir que a garota que comanda o videogame na vida real não seja descoberta pela professora e demais colegas da escola. O Jogo foi lançado no final de Julho e está disponível em PSVR, Oculus, Steam. |
Mônica e a Guarda dos Coelhos, desenvolvido pela Mad Mimic Interactive, foi lançado durante a Comic Con Experience 2018, em São Paulo, entre os dias 06 a 09 de dezembro. No jogo temos que ajudar a turma do Limoeiro a realizar a defesa de um castelo contra pequenos, e alguns grandes, seres de sujeira. Mônica e a Guarda dos Coelhos é um jogo cooperativo local, de um a quatro jogadores, com foco em trabalho em equipe e cooperação. O Jogo está disponível na Steam, PS4 e Nintendo Switch. |
Starlit on Wheels, do estúdio gaúcho Rockhead Games, é o mais novo jogo da franquia Starlit Adventures, que já tem mais de 10 milhões de downloads nos celulares e 500 mil no PlayStation 4. No Starlit on Wheels, Boo, Kikki, Pikke e até o vilão Nuru – se enfrentam em corridas divertidas por pistas malucas na melhor tradição dos jogos de kart. O jogo foi lançado em novembro e está disponível na App Store e no Google Play. |
Sword Legacy: Omen, desenvolvido pelos estúdios cariocas Fableware Narrative Design e Firecast Studio, é um RPG tático brasileiro, baseado na lenda do rei Arthur. O jogo, embora se inspire em contos tradicionais relacionados aos personagens da lenda Arthuriana, possui uma história própria e não é uma adaptação de quaisquer aventuras específicas deles. O jogo foi lançado em agosto e foi publicado pela publisher alemã Team17. Sword Legacy foi eleito o melhor jogo do Indie X da Lisboa Games Week 2018. O jogo está disponível na Steam. |
Until Dead: Think to Survive, desenvolvido pelo estúdio Mato Grossense Monomyto, é um jogo de celular gratuito em que o jogador controla um investigador em um cenário repleto de zumbis e Puzzles para descobrir o porquê do retorno dos mortos à vida. O Jogo ganhou o Indie Prize Casual Connect Seattle 2017 e tem se destacado pela sua arte Noir e seu gameplay. O Jogo está disponível na App Store e no Play Store. |
O Celular do Surto, jogo desenvolvido pelo estúdio paulistano PushStart, é baseado no longa de Animação Tito e os Pássaros. O jogo ensina crianças sobre fake news de forma interativa e transforma interfaces inspiradas em redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter) em versões que tentam iludir ou assustar os jogadores por meio de notícias falsas e outras formas de desinformação. o longa Tito e os Pássaros tem previsão de estreia no Brasil em fevereiro de 2019 e está cotado para representar o Brasil no Oscar. O Celular do Surto está disponível para celular e desktop. |
Novidades Abragames
BIG Festival 2019
Save the date! O BIG Festival 2019 já tem data confirmada. O maior evento de games independentes da américa latina acontecerá de 22 a 30 de Junho, no Centro Cultural São Paulo. As inscrições para o Festival abrem em Janeiro, fique ligado! Veja como foi a 6º Edição do BIG Festival! |
Abragames cria o Conselho da Diversidade
Segundo Camila Malaman, sócia da Webcore Games e conselheira da Diversidade, "fomentar a participação das minorias e conscientizar sobre essa desigualdade que ainda existe é importante em tempos atuais". Para ela, uma equipe diversa é uma equipe que cria projetos ricos e com representatividade.
Para Carolina Caravana, Produtora da Aiyra e conselheira da Diversidade, a "criação do conselho deve ser vista como uma comprovação de importância para o tema da diversidade. Tornar as diferenças menos representadas como um assunto digno de um conselho próprio, mostra prioridade e dá o exemplo para a indústria nacional, que só tem a ganhar com esse tipo de posicionamento. Traz maturidade e mostra coragem para o mercado".
Conheça algumas das atividades previstas para o conselhos para os próximos anos:
- Mapear a diversidade dos profissionais das empresas associadas
- Criar um Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade de Gênero no Setor de Games
- Apoiar a criação de um prêmio específico dentro do BIG Festival para jogos que contemplem a diversidade de gênero, de raça e de identidade sexual, com o nome de BIG Diversity
- Realizar Game Jams que promovam a diversidade
- Realizar e apoiar ações contra o machismo entre os jogadores de eSports
- Garantir que as Informações da Abragames cheguem para outros profissionais dentro das empresas
- Incentivar a contratação de profissionais de diferentes gêneros, raças, etnias e identidades sexuais
- Incentivar a representatividade de gênero, raça e identidade sexual nos jogos lançados no Brasil
Políticas Públicas para Games
BNDES Garagem
O BNDES Lançou o programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de Startups e a estruturação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro! O programa, criado pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, será dividido em duas vertentes: um projeto focado em ideias e desenvolvimento de produto e uma outra que abordará negócios já em fase de tração, respectivamente, BNDES Garagem Criação e Aceleração. Para saber mais sobre cada uma das linhas e como se inscrever acesse o site oficial! Mais informações também estão disponíveis no site do BNDES! |
Hub.SP é mais novo ponto de inovação do Estado de São Paulo
O Hub.SP está selecionando sua primeira turma de residentes, equity free, Cash free e etc. As inscrições estão abertas até o dia 18/12. Faça sua inscrição aqui.
de quebra você vai conhecer muito melhor os programas de apoio ao empreendedorismo do Governo do Estado de São Paulo e estará ao lado da USP, a maior universidade da América Latina
O Hub.SP é uma iniciativa da Investe São Paulo e foi inaugurado no dia 13 de dezembro.
MinC e Ancine lançam novas linhas de financiamento para produção e comercialização de games
Confira o release oficial do MinC.
Ministério da Cultura divulga os vencedores dos Editais do Programa #AudiovisualGeraFuturo
Oportunidades
Connection Bureau
O Connection Bureau é um ambiente interativo em que os participantes podem postar um evento, fazer comentários, publicar demandas ou oferecer serviços/produtos inovadores de modo a propiciar a expansão de networking e geração de negócios.
O cadastro é gratuito e bastante simples, bastando completar com algumas informações. O cadastro deve ser feito em no site.
Games Brasileiros no Olinda Games Week
A Abragames está vendo a possibilidade de ter uma área para os Games Brasileiros no Carnaval de Olinda, no Olinda Be Geek. Caso tenha interesse em expor seu(s)
jogo(s), preencha o formulário até dia 07/01.
Premiações
The Game Awards 2018
Na edição e 2018, tivemos seis brasileiros trabalhando em dois jogos finalistas, o Celeste e o God of Wars. Celeste é uma produção do estúdio Matt Makes, em parceria com o estúdio paulistano MiniBoss. Celeste venceu em duas categorias das 4 que estava indicado e levou o prêmio de Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo com Impacto Social.
Saiba Mais Sobre os Brasileiros por trás do Jogo Celeste*
Amora Bettany: artista 2D, ela fez o design artístico de personagens, artes conceituais e promocionais para "Celeste", além de também dar uma ajudinha no roteiro e na localização para o português.
Pedro Medeiros: trabalhou com publicidade antes de começar a desenvolver jogos independentes em 2010. Sua especialidade é a arte 2D, mas ele também faz design e programação de jogos. Fez o pixel art para "Celeste".
Heidy Motta: Ela trabalha como gerente de operações da MiniBoss, lidando com as finanças, mídia social e relações públicas, fazendo também as relações públicas e mídias sociais de "Celeste".
*Fonte:
https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2018/12/07/celeste-jogo-com-participacao-de-brasileiros-que-foi-destaque-no-tga.htm
Brazil Game Awards
Red Dead Redemption 2, da Rockstar Studios, foi eleito Jogo do Ano e Dandara, da Long Hat House , ficou com o título de Melhor Jogo Brasileiro do Ano. Já Celeste, desenvolvido pela Matt Makes Games em parceria com o MiniBoss, levou dois prêmios, Melhor Jogo Original e Melhor Jogo Independente.
Sobre o Brazil Game Awards (BGA)
O Brazil Game Awards (BGA) nasceu em 2015 como um júri independente que reúne veículos e críticos de videogame do país para eleger os melhores jogos da Brasil Game Show (BGS).
Em 2018, o Brazil Game Awards passou a eleger os melhores games do ano e é organizado por Théo Azevedo, um dos jornalistas mais experientes da área de games e hoje à frente da Theogames, uma agência de comunicação especializada no mercado de jogos.
Confira a lista completa dos vencedores aqui.
Aconteceu
BIG Diversity
A BIG Mix Jam [4] Diversity teve a participação de 15 desenvolvedores que se reuniram na Escola Britânica de Artes Criativas, EBAC, entre os dias 16 e 17 de Novembro para criar jogos com o tema do Mix Brasil, (r)Existo #PensoLogoResisto. A game jam foi conduzida por Eline Muijres, do Games [4Diversity], da Holanda.
A Mostra de Jogos da Diversidade aconteceu no Centro Cultural São Paulo e foi composta pelos jogos: Florescer (PugCorn), Dandara (da Long Hat House), UNSIGHTED (Studio Pixel Punk), Herald (Wispfire) e Fragments of Him (Sassybot Studios).
Por último os games também fizeram parte do MixLab Spcine, encontro que visa o intercâmbio de experiências e relações profissionais, através de apresentações, palestras e debates. CINE GAME: do roteiro de cinema ao game teve a participação de Arthur Protasio, roteirista da Fableware Narrative Design e da TV Globo, e Tiani Pixel, desenvolvedora de games e CEO Studio Pixel Punk, e foi moderado por Marina Pecoraro, idealizadora do BIG Diversity.
Gender Diversity Scholarships para a GDC 2019
O programa de scholarships criado pela GDC e organizado pela associação Latam Videogames Federation foi feito em parceria com associações da indústria de jogos digitais de 10 países, entre eles o Brasil, representado pela ABRAGAMES – Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais e com o objetivo de promover a diversidade racial e de gênero no evento, assim como conceder oportunidades para os segmentos menos representados da indústria.
O evento anual, é o principal e maior congresso de jogos do mundo, com palestras, exposições, festivais e rodadas de negócios sendo realizados durante os 4 dias de evento.
#ElaFazHistória: Gaming Live Facebook Brasil
Participaram do evento, Eliana Russi, Executiva da Abragames, Camila Malaman, sócia Diretora da Webcore e representante do Conselho da Diversidade da Abragames, Camila Slotfeldt, CEO da Bitcake Studio, Olga Rossett, do Facebook Brasil e Ana Afonso, Empreendedora na área de tecnologia, são as protagonistas da conversa sobre a Indústria de games no Brasil.
Ficou curiosa? Perdeu a live? Não se preocupe, o evento foi gravado e pode ser visto aqui.
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Até o ano que vem!