Editorial
Fortalecer a indústria nacional de games é o principal objetivo da Abragames e isso começa pelo desenvolvimento das nossas empresas. Com este objetivo, uma série de eventos foram organizados ao longo do ano, dentre eles os webinars de internacionalização AbraTalks. No início do mês de outubro, tivemos o webinar Investimento Internacional em Empresas Brasileiras de Games, realizado em parceria com o Escritório Baptista Luz, que mostrou como deixar sua empresa saudável e interessante para investimentos internacionais. Confira também nessa news mais dois webinars que aconteceram em novembro: a agência internacional de PR UberStrategist, apresentando o webinar “Como fazer o mundo saber que produzimos jogos? Uma introdução à divulgação dos games”, sobre os fundamentos das relações públicas em videogames; e “Desenvolva seu game na região de Paris”, realização da “Choose Paris”, agência de atração de investimentos de Paris e região.
Em outra iniciativa ligada a capacitação que começou nesse último mês, as empresas do Projeto Brazil Games começaram a ser atendidas pelo PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação, oferecido pela Apex-Brasil - nessa primeira fase 53 empresas participantes do Projeto foram convidadas.
Também tivemos participação em outros conteúdos bacana, como no painel “A tecnologia dos games na produção cinematográfica”, parte da programação da Expocine, que abordou os processos de produção em Real Time. Já o impacto social das ações das desenvolvedoras foi tema do painel “Games for Change - Jogos e impacto social na indústria”, que integrou a programação da GameJam+ 2020.
As empresas participantes do Brazil Games também marcaram presença nos eventos XDS 2020 e pela primeira vez no White Nights Conference. Neste último, tivemos até uma sessão dedicada a nossa indústria “Brazil as a Must Include Territory on Your Growth Strategy”, com participação de vários nomes ilustres da indústria e da Apex-Brasil em Moscou.
O Brasil também estará presente no Nordic Games, dia 26/11 com a sessão “Doing Business in Latin America, an overview from 3 top studios”
Nimble Giant, ARVORE e Aquiris e na São Paulo Tech Week, com um line up incrível em dezembro! E para finalizar: o próximo BIG Festival já está com data marcada,de 5 a 9 de maio, saiba mais nessa news!
Oportunidade é o que não falta. Aproveite! O conhecimento é um recurso fundamental para quem quer crescer.
Boa leitura.
Oportunidades
Quer ajuda financeira para desenvolver projetos incríveis? O Epic MegaGrants, um fundo de $100 milhões para apoiar projetos de impacto feitos na Unreal Engine ou ferramentas open-source, oferece subsídios que variam de $ 25.000 a $ 500.000 para quem quer colocar em prática ideias fantásticas. O programa Epic Mega Grants cobre uma grande variedade de projetos, desde jogos, projetos de arquitetura e produção de filmes, até uso acadêmicos e desenvolvimento de ferramentas open-source. Quase uma dezena de projetos brasileiros já foram aportados. Outro detalhe importante é que a propriedade intelectual dos projetos continuam dos donos e eles podem publicar e/ou buscar outros investimentos, como desejarem.
Mais informações e inscrições em http://www.unrealengine.com/en-US/megagrants.
BIG Festival
Boa novas! Agora estúdios podem recrutar e profissionais podem se cadastrar! O BIG Festival acaba de lançar o BIG Empregos, uma plataforma gratuita para vagas na área de games. Acesse o site e saiba mais!
Novos Games
A rapper Drik Barbosa, do Lab Fantasma (a empresa do Emicida!), virou personagem e se juntou às heroínas de Mayara e Annabelle para derrotar monstros em SP. O lançamento do jogo, disponível para iOS e Android, teve até direito a clipe do single Infalível, composto pela rapper especialmente para o game mobile. É o primeiro projeto de animação da desenvolvedora. Assista em:
Com o sucesso do Pixel Ripped 1995, muitos fãs pediram para o primeiro jogo da série, Pixel Ripped 1989, fosse publicado para o Oculus Quest. A ARVORE, então, coordenou com a Oculus como levar o game retro original para o Quest e, agora, os jogadores podem curtir esse clássico VR em versão otimizada, por meio do pacote DLC lançado para a o Pixel Ripped 1995. Confira o vídeo dos bastidores da produção:
Preparado para dominar a Terra? Under Domain, game de estratégia em turnos da nossa associada Playlearn, chegou na Steam. No game que acompanha a História dos anos 1900 até 2020, o jogador comanda uma raça alienígena, os Reptilianos, em uma invasão à Terra, fazendo o papel do vilão para variar. O Under Domain foi um dos jogos escolhidos para integrar a Sense of Wonder Night (SOWN), da Tokyo Game Show 2020 e o projeto foi realizado com o apoio financeiro do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Confira o trailer:
Novidades Associados
O aplicativo da nossa associada Explot foi o app do Dia na App Store do Reino Unido e da Irlanda. O game também foi destaque na Apple Brasil. Desenvolvido em colaboração com neurocientistas, médicos e educadores, o app foi especialmente desenhado para ajudar no desenvolvimento cognitivo de crianças pequenas. Confira aqui!
A nossa associada Aquiris Game Studio revelou globalmente o Wonderbox: The Adventure Maker. Nesse novo game, o jogador pode criar qualquer aventura que desejar, compartilhá-las com amigos e experimentar desafios de ação/quebra-cabeças/plataformas sem limites.
O game chega em breve ao Apple Arcade. Mais em https://playwonderbox.com/
A série infantil em animação Lupita Pelo Mundo, uma co-produção de duas associadas que unem Brasil de Norte a Sul, a PetitFabrik, do Amazonas, e a Druzina Content, do Rio Grande do Sul, venceu a categoria Melhor Série Brasileira no Festival de Cinema de Gramado. Detalhe importante: a produção estava concorrendo com todos os tipos de séries, para adultos e crianças, em imagem real e animação, sendo mais de 400 inscritos, 5 finalistas.
O portfólio dessa incrível empresa conta com a série de jogos de sucesso mundial FoxOne - um jogo de combate aéreo lançado em 2014/2015, com mais de 20 milhões de downloads em diversas plataformas mobile, dominando um mercado ainda pouco explorado pelas empresas. Agora, o estúdio tem dois novos projetos de jogos em andamento e está aberto a parcerias com estúdios e investidores. E eles também estão contratando programadores Unity3D que estejam com muita vontade de fazer jogos hardcore e com alcance global para entrar no time. Veja o vídeo Felipe Neto joga o FoxOne aqui!
Nossa associada Seize Studios lançou o trailer do tão esperado jogo “What the Duck”. O game é um RPG de aventura/ação 3D sobre um mundo em que as pessoas podem convocar seus animais espirituais para lutar. A pegada? Enquanto há pessoas com dragões, tigres, fênix, etc, você vive a jornada de Illy Bavent e seu animal espiritual, um pequeno pato. Assista ao trailer:
Eventos
Prepara! A 8ª edição do BIG Festival já tem data marcada: será de 5 a 9 de maio de 2021, em São Paulo. Dessa vez, teremos um evento híbrido e você poderá escolher entre a participação online ou presencial. As inscrições serão abertas próximo à data do evento, e o acesso normal às reuniões B2B custará aproximadamente 650 reais. No entanto, se você quiser uma presença mais forte da sua empresa no evento, o BIG Festival oferece diversas oportunidades como:
- Seu logo no evento (online ou no local)
- Estandes no lado B2B e no B2C
- Oportunidades de apresentações
- Oportunidades de recrutamento
- Coquetel
- Pacotes de comunicação (newsletter/posts promovidos em nossas redes sociais)
- Pacotes personalizados
Quer saber mais? Confira a página ou mande uma mensagem para o BIG.
Empresários da indústria de Games e a Abragames representam o setor na série de webinars “Mídia e Entretenimento: Expandindo Negócios nos EUA”. O evento acontece nos próximos dias 17, 18 e 19 de novembro. Realização do CQS Advogados, em parceria com Brazil-California Chamber of Commerce (BCCC) e Los Angeles Entertainment Services (LAES).O evento de três dias debaterá questões legais, comerciais e tributárias para exportar, captar investimentos e entrar no mercado norte-americano.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
No dia 24 de novembro, começa o Nordic Games, única conferência no mundo focada nos países nórdicos. Dois empresários de super estúdios do Brasil (Rodrigo Terra da ARVORE e Sandro Manfredini da Aquiris), um da Argentina (Martin Cao da Nimble Giant Entertainment) e a gerente executiva do Projeto Brazil Games, Eliana Russi, participarão do painel “Doing Business in Latin America”, no dia 26/11, 14h35 hora da Europa Central (10h35, horário do Brasil).
Confira programação completa do evento pelo link:
https://conf.nordicgame.com/schedule/
E inscreva-se na Nordic Games aqui:
https://conf.nordicgame.com/registration/
Nos dias 14 a 18 de dezembro, a Abragames estréia sua trilha de Games na São Paulo Tech Week 2020, com 3 sessões:
- Negócios & Games: com Flux Games, Duaik Games e Theo Games.
- BIG Festival: O Hub de Negócios da Indústria Mundial de Games na América Latina: BIG Festival, Garage 227, Webcore, Wildlife.
- Tecnologias Imersivas & Games: ARVORE, VRMonkey, EPIC Games.
Inscrições gratuitas no link!
Aconteceu
No dia 10 de novembro, às 13 horas, aconteceu o webinar “Desenvolva seu game na região de Paris” colocará em foco o ecossistema europeu, as oportunidades de negócios na França e as subvenções para empresas estrangeiras que desejam se implantar em Paris e região. O evento contou com a participação de Daphne Lora, especialista em Economia Criativa na Choose Paris Region - a agência de atração de investimentos de Paris e região - e de Romain Taupin, executivo de Comunicação na Capital Games - homóloga à Abragames na região e também duas empresas desenvolvedores de jogos. Anders Larsson, fundador e presidente da Lightbulb Crew, e Ivan Nixon, gerente de Aquisição de Talentos na Darewise, darão seu testemunho sobre a indústria de games na região.
Saiba mais aqui!
Na última semana de outubro, o Brazil Games marcou presença com 11 super estúdios na White Nights Conference, evento europeu B2B que atrai mais de 20 mil participantes online. Nossa delegação foi composta pelas desenvolvedoras Aiyra, Cavylabs, Druzina Content, Flux Games, GamePlan Consultants, Kokku, Main Leaf, Manifesto Games, Radioativa Game Sounds, Smash Mountain Studio e Webcore Games.
Além disso, tivemos um painel dedicado a nossa indústria: “Brazil as a Must Include Territory on Your Growth Strategy!”, uma mesa que apresentou o Brasil como um país que possui uma população de 210 milhões de pessoas que amam games, que ocupa o 13º lugar lugar no mercado de games, que cresce 13% ao ano, que possui uma das das 10 maiores startups de games do mundo e precisa ser incluído nas estratégias das players internacionais. A mesa contou com a participação de Carlos Estigarribia - Head of Country Managers da Lookwood, Julio Vietez - CEO da Level Up Brasil, Arsen Sogoyan, Project Manager, Apex-Brasil Rússia, com a moderação da Eliana Russi, Executive Manager do Brazil Games.
No fim de outubro, uma delegação brasileira de nove estúdios também participou do External Development Summit 2020 (XDS20 Adapt), um evento único do setor que atrai centenas de visitantes de mais de 45 países e que dá destaque a estúdios especializados no desenvolvimento externo de arte, animação, áudio, engenharia de software, controle de qualidade e localização. Os estúdios participantes foram Garage 227 Studios, PUGA Studios, Manifesto Games, BitCake, Cavylabs, Diorama Digital, Dogs Underground, GamePlan Consultants e Kokku. Inclusive uma de nossas empresas associadas, a Garage 227, palestrou no dia 27/10 numa das sessões sobre parcerias em desenvolvimento externo.
Saiu na imprensa
Nossa diretora executiva concedeu entrevista a site italiano Games Village e apresenta a indústria brasileira de games. Confira a matéria (texto original em italiano).
Site destaca game da nossa associada FinalBoss com a Varsav Game Studios. Confira a matéria (texto original em inglês).