Sebrae e Abragames fecham parceria para capacitar profissionais da indústria de jogos virtuais no Brasil
Mercado ainda esbarra na formalização para atingir todo seu grande potencial O mercado de games vem, cada vez mais, assumindo um papel de protagonista na indústria. Segundo dados da Newzoo, companhia de estatísticas e análises desse setor, a expectativa é que o segmento tenha fechado o ano de 2020, com um faturamento global de US$ 159 bilhões, 9,3% superior em relação ao ano anterior. No Brasil, os números também impressionam. A PwC estima que, em 2019, foram gerados US$ 1,6 bilhão em território nacional. E ainda há espaço para um crescimento muito maior. Atento às oportunidades oferecidas por esse segmento, o Sebrae acaba de firmar uma parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames. O acordo tem por objetivo capacitar empreendimentos da indústria de games, ampliando sua formalização e tornando empresas mais maduras para internacionalização, capazes de atrair investimentos. "Pretendemos potencializar o setor de games, que é muito promissor, mas ainda precisa se estruturar melhor”, explica a analista do Sebrae, Jane Blandina da Costa. Segundo a profissional, o alto grau de informalidade de boa parte do setor faz com que jovens talentos optem por deixar o Brasil em busca de melhores oportunidades. "Além disso, torna-se difícil fazer um mapeamento preciso do setor, no qual podemos identificar gargalos, facilitar busca por recursos e tomar ações mais assertivas”, avalia Jane. Por isso, desde 2017, o Sebrae vem fazendo movimentos para se aproximar do setor e contribuir com o desenvolvimento e profissionalização do mercado brasileiro. A parceria com a Abragames pretende preparar e capacitar empresários, além de contribuir com a modelagem e gestão qualificada de empreendimentos no setor. Ambas instituições já estão trabalhando na formatação de cursos no formato EAD, nos quais, ainda esse ano, os interessados poderão ter acesso a módulos com temas diversos. |
Um dos desafios mais significativos que acompanha o rápido crescimento global é a capacidade de dimensionar infraestruturas e serviços para proporcionar uma experiência ininterrupta e superior em todos os pontos ao longo da cadeia de valor do negócio. Outro desafio é fazer isto a um custo razoável sem sobrecarregar os recursos da empresa. A Wildlife Studios percebeu isto desde o início, envolvendo a Payoneer para discutir a plataforma de pagamentos certa para apoiar a sua expansão internacional.
Fundada em 2011 em São Paulo, a Wildlife Studios é agora um dos maiores estúdios de jogos para dispositivos móveis do mundo. A carteira de mais de 60 jogos da Wildlife Studios envolve bilhões de jogadores em todo o mundo, estando avaliada em 3 bilhões de dólares, a empresa é um dos poucos unicórnios financeiros brasileiros.
A unicórnio e Fintech Payoneer ajuda editores, distribuidores, plataformas de streaming, serviços e estúdios de desenvolvimento como a Wildlife Studios a automatizar processos de pagamento complexos ao mesmo tempo que otimiza a experiência de pagamento de ponta a ponta para os jogadores digitais. A plataforma digital Payoneer simplifica o comércio global para milhões de pequenas empresas, vendedores online, mercados e empresas.
Rafael Carneiro, chefe global da tesouraria da Wildlife Studios, e Christina Hutchinson, diretora da empresa Payoneer - LATAM, irão discutir as tendências dos jogos digitais em todo o Brasil e além, o caminho da Wildlife para o sucesso, e este e outros no espaço têm superado desafios comuns da indústria, incluindo segurança, prevenção de fraudes, e preocupações de conformidade. Rafael e Christina irão também partilhar as suas ideias sobre o futuro dos jogos digitais, e sobre as formas como os fornecedores da indústria do jogo podem fortalecer os seus ecossistemas.
"The Future of Digital Gaming Payments - Taking Digital Gaming beyond Latin America" acontecerá no dia 18 de março, 17h, horário do Brasil.
Registe-se no webinar de 45 minutos aqui:
https://register.payoneer.com/the-future-of-digital-gaming-payments/
Mais informações e inscrições em http://www.unrealengine.com/en-US/megagrants.
Até o dia 2 de abril, você pode comprar suas credenciais com um desconto especial Early Bird!
Clique aqui para acessar a plataforma e fazer sua inscrição!
Reuniões de negócios do BIG
Datas das reuniões: 3 a 7 de maio
Valores: R$ 300 até dia 2 de abril / R$ 390 a partir do dia 3 de abril
Horário de funcionamento: 24 horas por dia (você escolhe seu fuso horário)
Número de profissionais por credencial: Cada credencial é associada a um único profissional. Logo, se sua empresa precisa de mais de um profissional participando das reuniões, cada um deve ter sua credencial.
Data para começar a marcar reuniões: Os convites para reuniões poderão ser feitos a partir de 3 de abril.
Novidades: Saiba quem visitou seu perfil, convide para uma reunião direto da caixa de mensagens, mude as reuniões com mais facilidade, entre outras correções e novas funcionalidades.
Assim como no PC, HMM também é gratuito nos consoles, e os jogadores podem adquirir itens cosméticos, como emotes, efeitos e skins que não afetam a jogabilidade e nem ajudam o jogador a vencer.
Para comemorar o lançamento, todos os usuários do PlayStation e os assinantes do Xbox Gold e GamePass Ultimate serão presenteados nas duas primeiras semanas com pacotes exclusivos que incluem o Battle Pass da temporada, personagens e outros itens.
No PlayStation, todos os jogadores têm acesso ao jogo, não necessitando assinatura do PlayStation Plus.
A Artdaggers decidiu aproveitar o tempo extra que os colaboradores ganharam nesse momento de isolamento, para desenvolver um projeto de portfólio que unisse todos os membros da equipe em um desafio estimulante.
Assim foi o start da primeira IP da empresa! Venha voar com Lou e participar desse novo passo da Artdaggers!
Para baixar o game acesse: http://lousflyingadventure.artdaggers.com/
Participe também da comunidade do discord! O convite está no rodapé da página oficial do game.
A Game Jam foi criada com o objetivo de profissionalizar novos ingressantes da indústria, adotando um formato de maior duração, alternativa contrária à cultura de crunch predominante na indústria.
Foram 28 dias de uma verdadeira maratona de desenvolvimento de games que envolveu 22 equipes, 88 participantes além de 4 mentores já estabelecidos na indústria.
Dia 01/03 teremos a apresentação dos pitches finais, acompanhe ao vivo por aqui o esforço dessa galera, às 16h!
E, a partir do dia 02/03 será aberta a votação para o público eleger, na categoria Voto Popular, o melhor jogo da SP Pro Game Jam, venha votar em seu jogo favorito!
A Wildlife Studios é uma das empresas de jogos digitais de maior sucesso no mundo. Junte-se a nós para saber como eles chegaram lá - e obtenha dicas sobre como pode fazer crescer o seu próprio negócio a nível global.
"The Future of Digital Gaming Payments - Taking Digital Gaming beyond Latin America" acontecerá no dia 18 de março, 17h, horário do Brasil.
Registe-se no webinar de 45 minutos aqui:
https://register.payoneer.com/the-future-of-digital-gaming-payments/
- Dia 11/março às 19h30 (quinta): Convergências entre Audiovisual e Games
- Dia 16/março às 19h30 (terça): Negócios em e-Sports e Games: Cenários para 2021
- Dia 24/março às 19h30 (quarta): Serious games e gamification na gestão de talentos
Os eventos discutem temas que estão inseridos em três cursos co-coordenados por Luiz Ojima Sakuda e Ivelise Fortim, da Homo Ludens Research & Consulting: “e-Sports: a nova arena dos negócios”, “Jogos Sérios (Serious Games) e Gamificação (Gamification) na Gestão de Recursos Humanos" e “Convergências entre Audiovisual e Games”.
Os associados da Abragames têm 15% de desconto!
Para se inscrever nos webinars e/ou nos cursos, acesse http://bit.ly/gamesfia21
Contato:
Luiz Ojima Sakuda / Ivelise Fortim
[email protected] / [email protected]
www.homoludens.com.br
A apresentação abordou a mais nova pesquisa da Euromonitor sobre o mercado digital, que mostra como os games continuam conquistando novos públicos, oferecendo mais maneiras de gerar receita e engajar consumidores. A pesquisa também aponta que o papel das plataformas virtuais cresceu em 2020, à medida que substituíram as atividades sociais “normais” durante a pandemia. As marcas, serviços, entretenimento e entidades esportivas de bens de grande consumo têm se apoiado nos mundos virtuais, desenvolvendo também mensagens de marketing mais autênticas.
Se você perdeu esse super conteúdo e quer saber mais não deixe de conferir a gravação no YouTube da Abragames.