Editorial
Já passamos a marca do meio do ano e estamos prontos para completar a nossa agenda mercados de 2021!
Às portas da Tokyo Game Show 2021 (30 de Setembro à 02 de Outubro), anunciamos a presença de mais uma delegação em um prestigioso evento, desta vez no Nordic Game. O evento como tantos outros este ano será online, mas não desanimamos! As possibilidades de negócios e investimentos são imensas, e a nossa delegação estelar não poderia ficar de fora! |
Brazil Games
Estão abertas as inscrições, até 4/10, com vagas limitadas, para o Nordic Game, uma das conferências de jogos líder na Europa, já considerado um dos maiores eventos da indústria, em suas nuances oferece: o Publisher Market, Rodadas de Negócios em parceria com a equipe da consagrada MeetToMatch e nos agracia com o Nordic Game Discovery Contest e claro, um lineup com profissionais consagrados e com muito a dizer.E em especial, para o Projeto Brazil Games, uma mentoria foi desenvolvida voltada ao desenvolvimento de pitch com foco em atração de investimento para projetos e mais inputs para preparar os estúdios brasileiros ainda mais para o Publisher Market. Em maio passado, no Publisher Market, os desenvolvedores se encontraram online com Nacom, Playstack, Sega, Focus Interactive, Leiting Games, GameSeer, Ohayoo, Madison Wells Media, Zordix, Gameforge, Fundamentally Games, Team17 e muitos outros, em reuniões one on one, possibilitando o foco total em seus produtos, no nosso caso jogos! Quer participar? Ainda dá tempo, mande um email para [email protected] até 4/10.
Se inscreva para o webinar de abertura que acontece dia 7 de outubro às 9h00!
Será em 7 de outubro às 9h00 a abertura da trilha de conhecimento para expandir seus conhecimentos sobre como fazer negócios com a China. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, vamos oferecer uma trilha de conhecimento para abrir o mercado chinês às empresas brasileiras de Games! Venha conhecer essa oportunidade para acesso ao mercado chinês e concorrer para participação nessas atividades especiais e personalizadas de acordo com nível de maturidade e o modelo de negócio da sua empresa. Gratuito.
O dinamismo do mercado chines oferece infinitas possibilidades para a indústria brasileira, mas navegá-lo demanda um certo conhecimento.
Espera-se que a China alcance uma taxa de crescimento composta de 14%, de um mercado que já é considerado o destino de 1/3 das criações de apps e games para Android e iOS, estes números são significativos.
Entenda os desdobramentos para acessar este mercado, suas plataformas, monetização, comunidades de players etc.
As empresas selecionadas participarão de diversos workshops de aprofundamento deste mercado e, finalmente, um atendimento personalizado com uma consultoria especializada no setor de games na China, envolvendo: diagnóstico individual, dados de inteligência, informações personalizadas de acesso ao mercado, indicação de oportunidades e de um roadmap de atuação para acessar este mercado pujante e promissor. Empresas selecionadas irão participar de uma rodada de negócios com empresas chineses para a formação de parcerias, publicação de games e muitas outras oportunidades.
Save the Date: A agenda preliminar será detalhada no dia 07/10 às 09h00 durante o primeiro Webinar: Projeto Oportunidade de Games na China. Iremos nesse dia fornecer uma visão geral do mercado chinês e detalhar a agenda abaixo:
Fase I
7/10 Webinar: Projeto Oportunidade de Games na China às 9h00
13/10 Webinar: Panorama do Mercado de games na China
Fase II
15/10 Workshop: Como monetizar seu games/app na China e estudo de caso
19/10 Workshop: Análise de dados
21/10 Workshop: Atual situação e tendência de Chinese Game Publishing
* vagas limitadas
Fase III – Empresas selecionadas
Sessões de Apoios Individuais
* vagas limitadas
Fase IV – Empresas selecionadas
Rodadas de negócios (virtual)
* vagas limitadas
SAIBA MAIS AQUI!
A indústria de games está crescendo exponencialmente e o Brasil é parte fundamental deste crescimento. Com uma avaliação global em 220 bilhões de dólares, o mercado brasileiro está em 12º lugar neste mercado, e deve cada vez mais fazer parte do cenário exportador.
O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para que sua empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.
É de extrema importância iniciar este processo corretamente, para que futuramente a preocupação seja apenas crescer e expandir!
Se tiver interesse em conhecer e participar das próximas rodadas de capacitação, mande um email para [email protected]
O mundo está reabrindo e a agenda de eventos na indústria está a todo vapor. Muitos já anunciaram suas datas e prazos para inscrições. Veja abaixo a agenda da Abragames via Projeto Setorial Brazil Games e algumas dicas de preparação para colocarmos o pé na estrada sem stress!
Quer participar ou saber como funciona o Projeto Brazil Games, apoiando nossas delegações nos principais mercados de games do mundo? Mande um email para [email protected]
Em sua 23ª edição, confirmado para acontecer em Miami entre 14 e 17 de Fevereiro de 2022, o KidScreen 2022 está se preparando para garantir um excelente evento, seguindo todas as recomendações sanitárias para proporcionar para quem puder comparecer, a possibilidade de novos negócios e conhecer novas pessoas cara a cara. Como? Criando mais espaços de reunião ao ar livre, mudando a abordagem ao serviço de alimentação e trabalhando com parceiros de longa data em iniciativas de acesso, higienização e distanciamento para mantê-lo seguro.
Reconhecendo que nem todos estarão prontos para viajar no primeiro trimestre de 2022, existe um planejamento de hospedar um evento virtual do Kidscreen Summit, duas semanas depois, de 7 a 11 de março, virtualmente.
A conferência que anualmente define o mercado de games tem uma seleção abrangente de palestras, painéis, mesas redondas, rodadas de negócios, seleção para pitches com investidores e stands. O evento será híbrido e o Projeto Brazil Games estará fisicamente presente na área GDC Play, voltada para a produção independente.O Projeto Brazil Games apoiará a participação das empresas brasileiras.
Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro, o evento também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina. Se programe, este evento é imperdível!
O XDS reúne centenas de participantes internacionais de mais de 45 países para promover a prática de desenvolvimento externo para a indústria de jogos com três dias de networking estruturado em Vancouver, uma das cidades mais bonitas do mundo. O XDS é um evento com vagas limitadas e exclusivo para profissionais.
Para os eventos que já divulgaram as datas, seria interessante já iniciar sua busca por acomodações, a maioria dos hotéis adjacentes aos mais importantes centros de convenções permitem reservas com possibilidades de cancelamentos sem ônus próximo às datas dos eventos. Faça a sua reserva!
Informações interessantes:
- Informações sobre passaportes - Obter Passaporte — Português (Brasil) (www.gov.br)
- Vacinas - Ainda não existe uma recomendação oficial da OMS sobre certificados para a Vacina contra a COVID-19, mas a maioria das companhias aéreas está exigindo a sua atualização junto ao Conecte SUS para embarque: ConecteSUS (saude.gov.br)
- Seguro Viagem - Lembre-se de incluir o seguro-viagem quando montar o seu orçamento! Agora a maioria das seguradoras oferece produtos com cobertura para COVID-19 e este tipo de seguro é obrigatório para a entrada em alguns países.
- Veja como renovar o seu visto americano aqui: Visas | U.S. Embassy & Consulates in Brazil (usembassy.gov)
Oportunidades
É certo que a tecnologia é um grande vetor para o aumento da digitalização do mercado de consumo, fator que faz com que empresas busquem por métodos para diversificar suas ações de impacto e influência nas decisões de compra do consumidor. Atualmente, uma das grandes estratégias adotadas por estas empresas é explorar a visibilidade de influenciadores digitais como forma de prospectar sua marca. Mas, afinal de contas, como se define um influenciador digital? Esses agentes podem ser pessoas comuns, artistas, políticos ou celebridades, que possuem ao seu favor o dom da comunicação espontânea e participativa, que interage com o cotidiano de diversos nichos de pessoas.
Continue lendo aqui!
Para não perdermos o ritmo e assistirmos novamente com mais foco e concentração, o BIG Festival está lançando playlists em seu canal de Youtube com temas específicos, convidando o público a maratonar e relembrar seus assuntos de maior interesse.
Dê uma olhada no canal e escolha o que prefere rever primeiro, das playlists lançadas até o momento contamos com: Influencers & Games, Games do Mundo Todo, Como fazer Games: Ferramentas, Por dentro do desenvolvimento de jogos, e uma de nossas favoritas, Áudio, Trilhas e Localização de Games - que apresenta a sessão Masterclass: A arte secreta do som interativo, com Brian D'Oliveira, compositor nomeado e premiado com o BAFTA e responsável por trilhas de jogos como Shadow of the Tomb Raider e Resident Evil 7, mostrou os bastidores de seu processo criativo, com algumas das suas inspirações únicas e técnicas por trás de seu trabalho. Com o coração de um contador de histórias e inventor, Brian ensinou alguns de seus processos criativos incomuns, mas inspiradores, de P&D e ideação de fluxo de trabalho a execução e iteração rápidas, e como essas técnicas e mentalidade podem ser aplicadas por todos para desenvolver uma voz distinta e única como um artista sonoro neste meio.
Esta mesma playlist também apresenta a sessão mais assistida durante o streaming do Festival, que foi Dublando Resident Evil Village, e se você perdeu, assista! O BIG Festival foi escolhido pela CAPCOM para apresentar aos fãs do jogo, os donos das vozes por trás destes famosos personagens, que foram pela primeira vez dublados para o português. Entenda como foi o processo para os donos das vozes! Fabio Santana, gerente de relações públicas e localização da Capcom no Brasil é o moderador desta sessão.
A próxima edição do BIG Festival, como anunciado, já tem data marcada e endereço. De 05 a 10 de Julho de 2022 no Centro de Convenções Frei Caneca. Mas não desanime, se você acredita que ainda não está apto a se aventurar, apresentaram também uma vasta programação online para que os que ainda estão distantes possam participar. Portanto fiquem de olho, novidades estão por vir.
A última edição foi um sucesso sem proporções, e abaixo você pode checar os resultados e se preparar para o que está por vir. Afinal, eles são o maior festival indie da América Latina.
CANAL DE YOUTUBE BIG FESTIVAL!
Novos Games
A QUByte Interactive, em parceria com a Game Brew Studios, tem o prazer de anunciar o mais novo jogo Rift Adventure que estará disponível para Nintendo Switch, PS4/5, Xbox One X|S e Steam.
Rift Adventure se trata de um platformer 2D de ação e aventura e elementos de RPG com estilo pixel art retrô que busca educar e conscientizar jovens, adolescentes e também jogadores saudosistas a respeito de imposto, educação fiscal, cidadania e de causa e consequência de suas ações.
Tudo isso em num universo medieval fantasioso onde todos os personagens são animalizados. O protagonista é um aventureiro que busca tesouros e emoção, mas vê seu melhor amigo e parceiro de aventuras ser possuído e raptado por um poderoso e maligno ser do submundo.
Características do Jogo
● Mundos diferentes para a exploração;
● Mais de 20 levels com 8 chefões diferentes;
● Belos gráficos retro!
● Jogabilidade e controles fáceis!
● Trilha sonora incrível!
Você pode assistir a gameplay do jogo clicando aqui
Mais conteúdo sobre o jogo aqui
Contato com a mídia: Nicolas Takada | [email protected]
Sobre a QUByte Interactive
A QUByte Interactive é uma desenvolvedora e publicadora brasileira de jogos, focada em oferecer experiências de alta qualidade nas mais diversas plataformas, de dispositivos móveis a PCs e consoles de videogame, com parceiros de negócios em vários países, como EUA, Canadá, Alemanha, Japão e China.
Sobre Game Brew Studios
Estúdio brasileiro independente comandado por João Vitor Mantovani, que trabalha atualmente com jogos mobile e adaptações para o pc, colaborando atualmente no lançamento do Rift Adventure.
Todos os direitos reservados (C) 2021 QUByte Interactive.
A QUByte Interactive, promoveu o Puzzle Day, um evento que foi marcado com dois lançamentos para o Nintendo Switch. O Puzzletronics, em parceria com Alexandre Vasconcelos e o How Buddy’s Parents Met em parceria com a Mens Sana Interactive. Ambos disponíveis na eShop de todos os países.
No Puzzletronics, o jogador terá a experiência de mover diversas peças para formar um circuito eletrônico, enquanto ouve uma trilha sonora tranquila e relaxante. Por mais que o jogo seja voltado no concerto dos eletrônicos, ele não faz parte dos jogos de simuladores de circuito eletrônico, mas poderá cativar até os mais experientes na área.
O jogo foi desenvolvido pelo brasileiro, Alexandre Vasconcelos, que é especializado em desenvolver jogos de quebra-cabeça, minimalistas, plataformas 3D, plataformas 2D, jogos de terror, suspense e outros gêneros. Para mais informações sobre o Puzzletronics acesse o site do jogo.
Em How Buddy’s Parents Met (Como os pais de Buddy se conheceram), Buddy é o grande protagonista de um romance que está prestes a começar. Neste jogo de puzzle, o jogador irá passar por seis destes momentos únicos, que terão o gato Buddy e os seus pais, em diversas etapas de um relacionamento, como o famoso primeiro encontro.
Com lindas ilustrações da artista Katia Numakura, o jogo transmite mensagens sobre o carinho dos pets que participam na vida de seus pais, observando tudo ao seu redor e secretamente apoiando a busca do amor e da felicidade de seus tutores.
A Mens Sana Interactive é um estúdio brasileiro de games focado no desenvolvimento de jogos voltados ao aprimoramento pessoal. Ela nasceu em 2017 e está localizada em São Paulo, Brasil.
Para mais informações sobre o How Buddy’s Parents Met acesse o site do jogo.
Contato com a mídia: Nicolas Takada | [email protected]
Sobre a QUByte Interactive
A QUByte Interactive é uma desenvolvedora e publicadora brasileira de jogos, focada em oferecer experiências de alta qualidade nas mais diversas plataformas, de dispositivos móveis a PCs e consoles de videogame, com parceiros de negócios em vários países, como EUA, Canadá, Alemanha, Japão e China.
Todos os direitos reservados (C) 2021 QUByte Interactive
Novidades Associados
A pedido da Garena, a Webcore criou o FF SQUAD, um jogo esporte fantasy para que os amantes de Free Fire possam acompanhar a LBFF (Liga Brasileira de Free Fire) de uma forma mais entrosada, dinâmica e gamificada.
No FF SQUAD o jogador precisará montar times de cinco pro players e um técnico para pontuar durante os dias das partidas. Dependendo do desempenho real dos pro players naqueles dias, o jogador receberá mais pontos ou menos pontos. Quanto mais o jogador for ligado nos acontecimentos do campeonato, maiores serão suas chances de se destacar no ranking geral. O valor em moedas virtuais dos pro players também variam de acordo com as suas performances no campeonato real da LBFF.
O jogo também conta com dados reais dos pro players para que os usuários tenham os detalhes sobre o desempenho dos seus jogadores favoritos nas últimas semanas para que, assim, possam fazer suas melhores escolhas.
O jogo já está disponível para todos os fãs de Free Fire no site oficial do FF SQUAD. Se ficou curioso, não deixe de dar uma olhada! Entre no squad.ffesportsbr.com.br e participe.
Sobre a Webcore
A Webcore Games é um estúdio brasileiro de games fundado em 1999. Desenvolvem seus próprios jogos e propriedades, apps e Realidade Virtual para as áreas de entretenimento, publicidade e educação em diferentes plataformas: consoles, mobile, PC e Web.
No mês de agosto, entre os dias 25 e 29, aconteceu a Gamescom 2021 na cidade de Cologne, na Alemanha, e a FireGecko Studio marcou presença com o game Space Mavericks. Participando do Indie Arena Booth, que apresentou mais de 120 jogos independentes, o espaço virtual foi visitado por mais de 15 mil pessoas.
O evento que acontece todo ano na Alemanha presencialmente desde 2009, foi online devido ao cenário mundial, mas nem por isso deixou de atrair milhares de fãs de jogos e tecnologia. O ambiente virtual trouxe a gamificação para a Gamescom, agradando ainda mais o público que buscava as cartas de cada jogo no Indie Arena Booth.
O Space Mavericks foi testado por centenas de pessoas e gerou interesse do público e da organização, o que fez o jogo concorrer ao prêmio de “Melhor Jogo Multiplayer”. Ao final do evento, Space Mavericks ficou no top 3 da categoria levando uma das premiações para casa. Mais uma vitória para o mercado de jogos eletrônicos brasileiro e para a FireGecko.
Sobre a FireGecko
Criamos jogos com foco na jogabilidade para proporcionar uma experiência com a qual podemos aprender e nos divertir, mantendo uma atitude de transparência com nossos colegas e comunidade.
Maior maratona competitiva de desenvolvimento de games abre inscrições para a 5ª edição.
A GameJamPlus tem duração total de 7 meses, com a missão de fomentar a indústria de economia criativa com novos jogos e empresas, aliando os esforços e interesses dos diferentes pólos de desenvolvedores do mundoChegando em sua 5ª edição, a GameJamPlus, vem aí a maior Game Jam com foco em negócios do mundo. Este ano, a competição bateu o recorde de alcance, chegando em mais de 30 países e mais de 100 cidades, prometendo uma disputa acirrada. “Sabemos do potencial dos participantes e esperamos muitas surpresas ao longo desses 7 meses. Estamos ansiosos para conhecer todos os novos jogos que irão nascer a partir de outubro!”, revela Ian Rochlin, CEO da GameJamPlus.
Na edição de 2020 foram criados 281 jogos, que competiram por 16 categorias de prêmios. A expectativa para esta edição é de aproximadamente 500 novos projetos passarem pela primeira etapa do evento, entre os dias 8 e 12 de outubro. Este é o momento em que cada cidade inscrita recebe as competidoras e competidores locais, dando início à produção dos games.
O diferencial deste ano, fica por conta do lançamento da Indie Hero, empresa dos mesmos criadores da GameJamPlus, que tem como objetivo ser o pós-competição. “Todo ano vivenciamos a criação de projetos muito promissores, mas que acabam sendo engavetados por uma falta de know-how no planejamento business”, explica Rochlin que complementa ainda que o objetivo dessa nova empreitada é ajudar desenvolvedores de jogos independentes a conquistarem seus lugares nesse mercado tão disputado.
Os ingressos estão disponíveis no site www.gamejamplus.com
Aconteceu
Nesta parceria a Google apresentou uma introdução à monetização para jogos mobile. A sessão faz parte da estratégia de capacitação com o Sebrae Nacional para novos empreendedores da indústria de games.
A sessão foi moderada por Denis Rodrigues, Marketing Program Manager, apresentada por Lucas Bertolino, LATAM Business Development Manager e contou com a presença de Victória Giovanetti, Account Strategist.
O bate-papo, que incluiu os ouvintes, foi desenvolvido em torno dos atuais desafios para os empreendedores neste mercado em constante crescimento e evolução, em como a monetização auxilia o crescimento dos estúdios, uma introdução à Firebase e computação em Nuvem, entre outros assuntos. E este foi o começo de uma série de webinars por vir.
Fique de olho, se pretende participar dos próximos encontros, pois Abragames está trabalhando arduamente para trazer a vocês cada vez mais conteúdos relevantes. Com importantes parcerias como o Sebrae, a Google, a Payoneer (mais notícias neste último), trabalhamos para trazer temas atuais. Veja mais em nossa próxima matéria sobre o Mercado Chinês.
Vale ressaltarmos que temos uma programação exclusiva à associados. Além do apoio na participação de eventos nacionais e internacionais como GDC, Game Connection, XDS, Tokyo Game Show, todos estes eventos são Top Ones em suas regiões ou áreas de atuação. As delegações brasileiras, são sempre celebradas e muito requisitadas. Confira em nosso website o processo de afiliação na Abragames e conheça um pouco mais sobre o Projeto Setorial Brazil Games.
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O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de
opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.