BIG Festival
O BIG Festival anunciou que agora é o mais novo membro da família Omelete Company, especialista no mercado de entretenimento. A parceria tem como proposta agregar valor ao segmento de jogos virtuais como um todo. A edição do festival deste ano vai ser ainda mais especial com o retorno ao formato presencial e com o evento acontecendo em um espaço novo, o São Paulo Expo. A venda de ingressos já começou. Garanta o seu!
Anote:
Data: 7 a 10 de julho, 2022
Local: São Paulo Expo
Site do BIG
Veja como adquirir ingressos AQUI.
O BIG Festival, maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina divulgou a lista dos jogos finalistas da sua 10ª edição. Com o número recorde de 538 jogos inscritos, o Comitê de Seleção selecionou 92 finalistas para concorrerem aos prêmios do evento em 17 categorias diferentes. Do número total de jogos selecionados, 23 são de produtoras brasileiras e 13 são de países da América Latina. Concorrendo ao prêmio de Melhor Jogo, o mais importante do festival, estão três jogos produzidos nacionalmente. Aos vencedores, além dos troféus, estão previstas premiações no valor de R$18 mil do BIG Festival e US$80 mil da Xsolla, empresa parceira do Festival. Outros prêmios ainda serão anunciados. A Abragames e o Projeto Brazil Games, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), compartilham a missão de fomentar a indústria brasileira de games, além de coorganizar o hub B2B no BIG Festival, o maior mercado da indústria de games na América Latina.
Conheça os jogos selecionados AQUI.
Oportunidades
Muitos dos games mais jogados no mundo dão aos usuários a possibilidade de realizar alterações do avatar que servirá para seguir com o jogo. Nestes casos, fica a critério dos usuários escolher, por exemplo, o formato do rosto, dos olhos, a cor dos olhos, dos cabelos, de penteados, acessórios, e assim por diante. Seja uma customização nas características físicas ou meramente nas vestimentas, os avatares variam de acordo com as escolhas de seus jogadores, podendo um mesmo jogo de videogame ter tantas variantes nas características dos avatares que todas as combinações possíveis chegam a ser milhares.
De certo que toda escolha fica a critério do usuário, e por isso seu avatar pode assumir imagem extremamente semelhante a si mesmo, ou então ter forma extremamente diversa de si, se assim o jogador desejar. Em paralelo, dia após dia, com o desenvolvimento e expansão do metaverso, é cada vez mais comum que passemos a imaginar versões virtuais de nós mesmos dentro de uma realidade virtual.
Diante disso, de certo que a nossa própria imagem está sendo cada vez mais exposta em ambientes virtuais. A partir de então, passa a ser legítima a preocupação da defesa ao nosso direito de imagem em jogos e outros ambientes virtuais, tal como ocorre no metaverso.
Juntamente aos direitos à honra, intimidade e vida privada, o direito de imagem é assegurado com os referidos direitos da personalidade pelo inciso X do artigo 5º da Constituição Federal. O texto constitucional deu base para que normas infraconstitucionais também ofereçam proteção a este direito, como ocorre nos artigos 11 a 21 do Código Civil vigente.
Os textos legais entendem como imagem não somente aquilo que se extrai ao ver, no sentido literal da palavra, um indivíduo, mas também defendem a imagem que alguém possa ter para com a sociedade. Caso a imagem de alguém seja violada, isto é, usada por terceiros sem a devida autorização, ou caso ela reste ofendida, é cabível indenização ao ofendido independentemente de comprovação de efetivo dano, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Após a breve digressão de termos jurídicos, é necessário entender que as discussões acerca da garantia de imagem em ambientes virtuais, tais como o metaverso, ainda são muito incipientes. Em que pese este fato, já se entende que mesmo fora do mundo real os direitos da personalidade merecem ser assegurados. Apenas a título de exemplo, recentemente uma usuária afirma ter sido violentada sexualmente enquanto estava no metaverso, fazendo com que a plataforma se encarregue de apurar o crime ocorrido “em suas dependências” se é que podemos dizer assim, diante das violações ocorridas contra ela e seu corpo, ainda que na forma de avatar¹.
Resta claro, portanto, que naqueles casos em que os avatares dos usuários forem similares a sua aparência real, seu direito de imagem merece ser resguardado eis que representam de fato a sua imagem, devendo cada uso por parte de outro usuário, ou do próprio jogo ou plataforma, ser previamente solicitado ao detentor deste direito, sendo a violação passível de indenização.
No entanto, faz-se necessário ter cautela antes de eventual litígio devido ao uso por terceiros, eis que muitas das plataformas e jogos já podem ter inserido cláusulas de cessão de imagem em seus termos de uso. Nestes casos, não há como o usuário se insurgir diante do uso de sua imagem pelos jogos e plataformas, eis que ele anuiu com tal cessão de direito para ter acesso ao conteúdo que lhe foi oferecido.
Cabe ao usuário de jogos e plataformas de metaverso assegurar que não está concedendo facilmente um direito tão caro e pessoal quanto o direito de imagem a grandes companhias de tecnologia caso ele não deseje que sua imagem seja potencialmente utilizada e difundida por diversos meios de comunicação. Os direitos da personalidade que tanto nos são caros devem ser assegurados tanto no âmbito real quanto no virtual. Uma vez que seus direitos foram cedidos através de termos de uso ou de consentimento, nada pode ser feito, sob a perspectiva legal. Tal fato acaba se tornando uma escolha desafiadora aos usuários, vez que caso ele não esteja apto a abdicar de direitos como este, terá que abrir mão de momentos de recreação e lazer.
[1] Mulher diz ter sofrido estupro coletivo no Metaverso. IG TECNOLOGIA. 03/02/2022. Disponível em: <https://tecnologia.ig.com.br/2022-02-03/mulher-estupro-coletivo-metaverso.html.amp>. Acessado em: 27/05/2022
Por Gustavo Campanili, advogado do CQS/FV Advogados
Novos Games
A QUByte Interactive, em parceria com a Solaris Mobile, tem o prazer de anunciar o mais novo jogo, o 8 Ball Clash, que foi lançado para Nintendo Switch no dia 21 de Abril. O 8 Ball Clash é um jogo de sinuca, ou bilhar, feito para todos os públicos. Para as pessoas que nunca jogaram ou para quem já tem experiência e quer melhorar as suas habilidades. O toque clássico existe em diversas formas, inclusive nos tacos, em que cada um ganha uma força diferente no bater das bolas. Por isso, os jogadores precisam calcular bem a sua força, assim como a sua mira, para projetar uma trajetória com o tempo disponível. Continue jogando e torne-se o mestre da sinuca no Switch! Vença os desafios dos modos mais clássicos ou conheça o mundo vencendo as competições por Barcelona, Londres, Moscou, Paris, Rio de Janeiro, Sydney, Tokyo e Las Vegas!
Características do jogo
- Divirta-se jogando o modo single-player;
- Jogue em mais de 10 cidades ao redor do mundo;
- Dezenas de tacos para escolher;
- Horas ilimitadas de diversão.
Para mais informações, visite a página oficial do jogo, junte-se à comunidade no Discord e siga a QUByte no Twitter.
A QUByte Interactive, em parceria com a Wired Dream Studio, apresentou um novo jogo, o Raven’s Hike, que já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4/5, Xbox One and Xbox Series S|X. Raven’s Hike é um jogo de plataforma 2D desafiador, que estimula o jogador a encontrar o melhor caminho para terminar as fases; todo o movimento é baseado no gancho da protagonista. A curva de dificuldade aumenta gradualmente conforme você avança no jogo, exigindo domínio dos controles e dos movimentos, que precisam ser cada vez mais precisos.
Características do jogo
- Mais de 60 fases feitas a mão;
- Mecânicas de gameplay únicas;
- Oferece um desafio justo e desafiador para os entusiastas do gênero plataforma;
- Incrível pixel art e animação;
- Ótima trilha sonora.
Para mais informações, visite a página oficial do jogo, junte-se à comunidade no Discord e siga a QUByte no Twitter.
A QUByte Interactive, agora em parceria com a MiniCactus Games, anunciou o Underland: The Climb. O jogo já disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4/5, Xbox One e Xbox Series S|X. O Underland: The Climb é um jogo de plataforma/quebra-cabeças, uma sequência direta do título anterior Underland, onde o jogador deve ajudar Ivy a sobreviver a um ataque de extraterrestres. Na jornada, o jogador usará diferentes tipos de ferramentas para conseguir cavar, evitar o ácido e os inimigos, além de passar por lugares muito esquisitos. Desafios bem elaborados esperam o jogador, que vai ter que escapar da cidade de Underland!
Características do jogo
- 30 fases diferentes;
- Linda pixel art;
- Quebra-cabeças mais bem construídos e mais complexos do que os do jogo anterior;
- Oferece um desafio bom e divertido.
Para mais informações, visite a página oficial do jogo, junte-se ao Discord e siga a QUByte no Twitter.
GUNSTARS é um battle-royale mobile de tiro em terceira pessoa, onde o objetivo do jogador é explorar as arenas de combate para coletar itens e armas para lutar e ser o último jogador vivo. São batalhas frenéticas que combinam uma rápida curva de aprendizagem, com o alto nível de habilidade que um Battle-Royale merece. Desenvolvido com uma economia free-to-play, aliada à tecnologia Blockchain, o game é competitivo, tem conteúdos inovadores e possibilidades de ganhos para seus jogadores no modo "Play & Earn". Tudo isso, sem esquecer o fator principal, que é a diversão! O projeto visa conectar fãs e criadores de conteúdo por meio de experiências interativas, onde os jogadores podem controlar seus ídolos, presentes no jogo como lendas.
Para mais informações, clique AQUI.
Em parceria com a PIKO Interactive a QUByte Interactive anunciou um jogo clássico, o QUByte Classics – Jim Power: The Lost Dimension, que estará disponível em 02 de Junho para Nintendo Switch, PlayStation 4/5, Xbox One and Xbox Series S|X. O jogo é um clássico de ação, aventura e plataforma que traz o agente especial Jim Power, para salvar o nosso planeta do alien sobrenatural, o Vaprak. Melhore suas armas, pule com cuidado pelas plataformas, elimine os inimigos e alcance o limite das suas habilidades para salvar o planeta de um mal nunca visto antes. O porte do jogo da QUByte apresenta funções novas para melhorar a sua experiência, uma delas é o suporte para duas versões do jogo, 16-bit e 8-bit, o que significa que será possível aproveitar o jogo em dois estilos diferentes.
Características do jogo
- Plataforma e combate desafiadores;
- Variedade de gameplay, com diferentes perspectivas, diferentes inimigos e melhorias de armas;
- 4 filtros para tela (Sharp, Smooth, XBR e CRT);
- 3 modos de tela (Normal, Fit e Stretch).
Para mais informações, visite a página oficial do jogo, junte-se a comunidade do Discord, e siga a QUByte no Twitter.
Mercado de Games
Com a proposta de automatizar toda a implementação desse tipo de tecnologia, usando a blockchain Solana, a Lakea conecta desenvolvedores e publishers ao universo da web3, permitindo que eles mantenham o foco no desenvolvimento de jogos. Com a missão de tirar dos estúdios e publishers a dificuldade em lidar com linguagens de programação e complexidades da blockchain, a plataforma oferece um ecossistema no qual cada parceiro pode gerenciar seus jogos e proporcionar também diversas possibilidades de interação e serviços para sua comunidade.
Saiba mais: lakea.io
De acordo com o recente XDS (External Development Summit) 2022 Insights Report, o Brasil disparou para o topo dos mercados emergentes, já que desenvolvedores e editores apontaram o país como a região mais promissora para entregar os melhores serviços de desenvolvimento externo de qualidade para alguns dos maiores nomes da indústria de jogos. Esta é mais uma vantagem para o maior mercado de jogos da América Latina, e os grandes da indústria estão começando a notar. Com o BIG Festival chegando, e o XDS 2022 sendo realizado logo depois, muitos planos estão em andamento para o cenário de desenvolvimento brasileiro. E este é o momento perfeito para destacar alguns dos mais incríveis studios do país.
Para mais informações sobre o 2022 Insights Report clique AQUI.
Aconteceu
A Frente Parlamentar dos Games 2022 se reuniu para discutir o tema Games como Instrumentos de Apoio à Educação. O encontro, que reuniu parlamentares, pesquisadores e especialistas do mercado de games, contou com a presença da diretora de operações da Abragames, Eliana Russi. O evento aconteceu no dia 26 de maio, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, e discutiu temas importantes para o setor e para a educação.
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Disclaimer: As informações de terceiros incluídos os jogos, eventos patrocinados ou não, apresentados nesta Newsletter podem não refletir a opinião da Abragames e do Projeto Brazil Games.