Devcom/ Gamescom 2022
O Projeto Brazil Games coordenou a ida de 40 empresas para a Gamescom; destas 30 participaram também da Devcom. O stand do Brazil Games na Gamescom, de 84m2, localizado na área Business, no Hall 3.2 da Koelnmesse, foi um sucesso e serviu de base para muitas reuniões e negócios. Os empresários do Brasil contaram com o apoio da equipe do Brazil Games, que coordenou o agendamento de reuniões no espaço. A CreativeSP, a SPCine e o Governo do Rio Grande do Sul deram suporte para a viagem de diversas empresas, que apresentaram seus produtos e projetos para o mercado internacional e também contaram com o apoio do Brazil Games.
Um café da manhã oferecido pelo Projeto Brazil Games, realizado no primeiro dia, deu boas-vindas para todos os participantes da delegação do Brasil, que no final do dia foram recebidos para um coquetel promovido pela CreativeSP. A Gamescom, que aconteceu em Colônia, na Alemanha, é um dos maiores eventos de games do mundo, onde é possível conhecer produtos, apresentar seus produtos e fazer muitos negócios.
Estiveram no evento:
- Aoca
- Aquiris
- ARVORE
- Beaver / Hammerfist
- Beta2
- BIG Festival
- Blury | Blu Apps
- Canvas Games | Main Leaf
- Dragonroll
- Druid
- Druzina Content
- DX Gameworks
- Dyxel
- Epopeia Games
- Flux Games
- Gameplan
- Hermit Crab
- Hoplon
- Hyper Dive
- Ilex Games
- Indie Hero
- IzyPlay
- Kokku
- Kreativitas
- Luski Game Studio
- Mad Mimic
- Maniblox by Manifesto Games
- Minigum
- Nuuvem
- PetitFabrik
- PlaySTEM
- PushStart
- Radioativa Game Sounds
- Savegame ! Spcine Game
- Silkcity | Loud Noises
- Sorora
- Theogames
- UX4INDIE
- Virtual Planet
- Webcore Games
XDS Summit
Foram quatro dias de muitas reuniões, encontros e discussões sobre negócios na área de External Development. A XDS (External Development Summit), aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 7 a 9 de setembro e reuniu nove empresas do Brasil, que viajaram com o apoio do Projeto Brazil Games. No lounge do Brazil Games as empresas se reuniram com parceiros e futuros parceiros para apresentar seus projetos. Os studios Kokku e Puga estavam com stands próprios no evento e a a Diorama, uma das maiores empresas de games do Brasil, também marcou presença por meio de Everaldo Neto e Bruno Palermo.
A programação do Projeto Brazil Games teve início no dia 6 com a excelente agenda oferecida pela Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC) na Colúmbia Britânica e o Consulado do Brasil em Vancouver. Na pauta estava o encontro com especialistas em internacionalização, vistos para abertura de empresas (start up Visa), processos de imigração, programas de aceleração e investimentos. O grupo do Brasil está em Vancouver, no Canadá, para participar do XD Summit. O sucesso da XD Summit foi celebrado por todos os participantes, que voltaram com bons contatos na agenda e muitos planos.
Em 2022 a XD Summit lançou um importante relatório com dados sobre o mercado de games - XDS Summit 2022 Insights Report on External Development. Segundo o relatório, nos últimos dois anos Desenvolvedores/Editores destacaram o Brasil como a região mais promissora na prestação de serviços. De acordo com o estudo, arte 3D, arte conceitual e efeitos visuais cinematográficos continuam sendo o principal fator de crescimento projetado ano após ano. UI/UX caiu um lugar entre os top fives; o desenvolvimento de console ocupou o seu lugar. Para saber mais sobre a pesquisa, veja AQUI.
Perfil - Destaque do mês
Em Agosto de 2022 demos início a um projeto especial: começamos a mostrar, por meio da coluna Destaque do Mês, um pouco dos estúdios que atuam no mercado de games. Nossa proposta é criar espaço para que as empresas associadas à Abragames possam apresentar um pouco do trabalho que estão desenvolvendo, assim como falar de projetos, da equipe e de conquistas. Nesta edição, conheça a Hermit Crab.
Hermit Crab Game Studio
Com ampla experiência no mundo esportivo e no licenciamento de marcas, o Hermit Crab Game Studio trabalha desde 2016 desenvolvendo e publicando jogos com conteúdo responsável em lojas amplamente reconhecidas, como Google e Apple, mas também se faz presente em lojas independentes. O estúdio de games opera no mercado mundial de entretenimento com sedes no Brasil e na França e conta com um time com mais de 10 anos de experiência na indústria de jogos. Com foco no entretenimento e na entrega de experiências digitais inovadoras, Hermit atua em diversas frentes do segmento, desde a produção de games licenciados para marcas até sua publicação no mercado.
O Hermit Crab Game Studio começou sua jornada com os Football Games, licenciando, produzindo e desenvolvendo jogos oficiais para os maiores clubes de futebol da Europa como Arsenal, Benfica, Paris Saint-Germain, Manchester City e a mais nova parceria anunciada recentemente no BIG Festival: o Barcelona FC. Com a expertise adquirida em tais projetos, foi desenvolvido o setor de Publicação como mais uma frente de atuação da empresa.
Atualmente com mais de 120 jogos no catálogo de Publicação de mais de 40 estúdios, Hermit Crab está presente em 35 canais de vendas no mercado premium, abrangendo mais de 80 países. Com uma equipe de mais de 60 pessoas e operações globais, o estúdio cria produtos digitais para mobile, jogos em nuvem e metaversos.
O estúdio é um dos principais parceiros do The Sandbox, ambiente virtual colaborativo de grande projeção no metaverso, com foco no desenvolvimento de jogos e experiências interativas com imersão e negociação descentralizada de NFTs. Atualmente está trabalhando no lançamento de sua Land ambientada no Brasil e baseada em esportes e lifestyle, a Sportsland, que será lançada durante o Alpha Season 3 do The SandBox no dia 30/10.
Entre na comunidade da empresa no Discord e receba todas as novidades em primeira mão: https://discord.gg/ZXmX2fgMky
Brazil Games Week
A Brazil Games Week é o resultado da parceria entre o Ministério das Relações Exteriores, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Brazil Games - um projeto da ApexBrasil e da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais). Juntas, as instituições promoveram, pelo segundo ano consecutivo, uma semana dedicada à divulgação da indústria brasileira de games pelo mundo.
A ação de promoção internacional aconteceu online de 26 a 30 de setembro de 2022 e contou com a participação de Embaixadas e Consulados em diversos países. Foram mais de 40 postos do MRE, que representam o Brasil no exterior, envolvidos na BGW para a divulgação do mercado de games nacional em suas regiões. Essa iniciativa faz parte do Programa de Diplomacia da Inovação, que visa mostrar um país capaz de gerar conhecimento, bens e serviços em setores da fronteira científica.
Temas da Programação:
- Primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games
- Melhores Jogos Brasileiros – finalistas e vencedores do BIG Festival 2022
- Painel com estúdios brasileiros de Desenvolvimento Externo, mediado por Chris Wren, Chair do XDS Advisory Committee (vídeo gravado no BIG Festival 2022)
- Painéis com players globais que investiram recentemente em estúdios brasileiros e com estúdios brasileiros que receberam investimento (vídeo gravado no BIG Festival 2022)
- Palestras de Shuhei Yoshida, Head de Indies Initiative da PlayStation, e de Takashi Tokita, o lendário criador de Final Fantasy, no Brasil em 2022 (vídeo gravado no BIG Festival 2022)
Games
A VRMonkey anunciou que o Galaxy Kart foi selecionado para o Tokyo Game Show, um dos maiores eventos de jogos do mercado. Dos quase 80 jogos selecionados, apenas 4 são de Realidade Virtual! A votação ficou disponível NESTE LINK. Galaxy Kart é um jogo de corrida VR focado em habilidades únicas e combates em lugares diferentes e imersivos. Se você ainda não jogou, agora você vai poder correr com os pilotos do Galaxy Kart. Conheça o jogo AQUI.
Oportunidades
No mercado de games, a questão da proteção de dados pessoais de crianças e adolescentes merece bastante cuidado e atenção. A Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989, adotada pela Assembleia Geral da ONU e ratificada por 196 países, entre eles o Brasil, em seu artigo 1º, conceitua a criança como o ser humano menor de 18 anos de idade, deixando claro que os países signatários podem estabelecer, por meio da lei, limites menores de maioridade. Nesse sentido, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 2º, prescreve que criança
é a pessoa com até 12 anos incompletos, e adolescente, a pessoa que está compreendida na faixa etária entre 12 e 18 anos de idade.
Enquanto sujeitos que possuem peculiaridades na forma de pensar o mundo à sua volta, além de sua natural condição de vulnerabilidade, a Lei nº 13.708/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) exige proteção especial a crianças e adolescentes (artigo 14), e estabelece que o tratamento de seus dados pessoais deve ser realizado em seu melhor interesse.
A LGPD também dispõe que o tratamento de dados pessoais de crianças deverá ser realizado com o consentimento específico em destaque, dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal (artigo 14, parágrafo 1º). Isso significa que a empresa de games deve verificar se o consentimento realmente foi concedido pelos pais ou pelo responsável pela criança. E esse consentimento não pode ficar em descompasso com os termos de uso e a política de privacidade da plataforma de games, pois, se considerarmos que os pais ou o responsável legal não possuem acesso total ao seu conteúdo, em decorrência da própria deficiência de julgamento e experiência da criança, esses documentos podem tornar-se inacessíveis, dependendo da forma como são estruturados.
Ainda segundo a LGPD, as empresas de games não devem condicionar a participação de crianças em jogos, aplicações de internet e outras atividades ao fornecimento de informações pessoais, além daquelas estritamente necessárias à atividade (artigo 14, parágrafo 4º). Portanto, fica proibida a solicitação de dados em excesso para que a criança consiga acessar o game, em respeito ao princípio da necessidade, estabelecido pela LGPD, visto que, ao colher dados extras, o game não estaria limitando o tratamento de dados ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades.
Além disso, é preciso que as informações sobre o tratamento de dados sejam fornecidas de maneira simples, clara e acessível, consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais da criança, com uso de recursos audiovisuais quando adequado, de forma a proporcionar a informação necessária aos pais ou ao responsável legal e adequada ao entendimento da criança (artigo 14, parágrafo 6º da LGPD).
De acordo com o relatório do Instituto Alana e do InternetLab sobre o direito das crianças à privacidade 1 , um estudo recente conduzido nos Estados Unidos e publicado pela revista The Journal of the American Medical Association –JAMA Pediatrics identificou que alguns aplicativos móveis direcionados a crianças coletam identificadores digitais e os transmitem a empresas terceiras, ainda que o ato seja considerado ilícito. O estudo também identificou que crianças de pais que não possuem diploma universitário possuem 2 a 3 vezes mais chances de terem suas informações transferidas a terceiros.
Isso remete à questão da publicidade voltada para as crianças, que é muitas vezes estruturada por meio de mensagens consideradas de “micro momento”, ao oferecerem estímulos em pequenas frações de tempo para que haja impacto em relação ao produto anunciado. Essa prática publicitária pode ser considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, pois se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança (artigo 37, parágrafo 2º).
1 INSTITUTO ALANA; INTERNETLAB. O direito das crianças à privacidade: obstáculos e agendas de proteção à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional das crianças no Brasil, p. 23. Disponível em: <https://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2021/03/ilab-alana_criancas-privacidade_PT_20210214-4.pdf>.
Dentre as recomendações práticas para estimular a privacidade em games visando proteger os dados pessoais de crianças e adolescentes, destacamos as seguintes medidas: (a) integração das disposições da Convenção sobre os Direitos da Criança nas políticas corporativas e de proteção de dados da empresa; (b) minimização da coleta de dados pessoais ao que for estritamente necessário para a atividade do game; (c) adoção de rígidos padrões de segurança; e (d) adoção do privacy by design no desenvolvimento do game que inclua a possibilidade de controle parental, levando-se em consideração a idade apropriada para o uso de determinado game; e (e) transparência nas informações sobre como o uso do game pode afetar a privacidade da criança. Portanto, é fundamental que desenvolvedores e empresas de games adotem métodos, algoritmos e ferramentas necessários à proteção dos direitos de crianças e adolescentes com relação aos seus dados pessoais. Para isso, é preciso que haja uma ampla conscientização a respeito da criação de mecanismos de proteção que contribuam para a diminuição de práticas abusivas de tratamento de dados de crianças e adolescentes e para a produção de novos formatos publicitários que respeitem seus direitos, diminuindo, assim, os riscos das empresas de games.
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
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