MAPEAMENTO
O sucesso da pesquisa sobre a indústria brasileira de games, realizada em 2022 pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, incentivou as instituições a continuar investindo na coleta de dados e na atualização dos números do setor, um dos que mais crescem no país.
Desenvolvedores e Estúdios de todo o território nacional estão convidados a participar da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que foi lançada no dia 11/4/23. Além de ajudarem a dimensionar o tamanho da indústria brasileira de jogos eletrônicos e de serem contabilizados na maior pesquisa brasileira do setor no Brasil, os estúdios e profissionais poderão participar de uma campanha promocional que vai oferecer quatro ingressos VIP para o BIG Festival 2023 – maior festival de games, criação, networking e negócios da América Latina.
Os nomes dos contemplados premiados serão revelados em 2 de maio e os estúdios e/ou profissionais participantes não precisam ser associados à Abragames para se inscrever. O formulário de participação na pesquisa está disponível AQUI, e também nos websites e em todas as redes sociais da Abragames e do Projeto Brazil Games.
Preste atenção na campanha e participe!
O selo "Eu Apoio a Indústria de Games e Participo da Pesquisa Brasileira de Games 2023" estará disponível para todos que quiserem apoiar a Pesquisa para posts em mídias sociais e assinatura de e-mails.
BIG FESTIVAL
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) anunciou, em parceria com o BIG Festival, a realização do primeiro Pitch@BIG, uma competição oficial de pitch de games que acontecerá no próprio festival de jogos, criação, networking e negócios, que será realizado entre 28 de junho e 2 de julho de 2023, em São Paulo.
Jason Della Rocca, especialista na indústria de games e organizador da GDC Pitch, que estará no evento a convite da Abragames, por meio do Brazil Games, Projeto Setorial de Exportação da Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), vai coordenar as sessões.
Os estúdios participantes poderão apresentar seus projetos para um júri formado por especialistas da indústria. Além da oportunidade de receber apoio de investidores, o vencedor da dinâmica receberá o prêmio de melhor projeto e dois ingressos business com acesso ao VIP Mixer da edição de 2024 do BIG Festival.
Desenvolvedores de jogos eletrônicos de qualquer país da América Latina podem se inscrever para o Pitch@BIG de 20 de março a 26 de maio pelo formulário do BIG Festival.
Mentoria: Jason Della Rocca ministrará duas mentorias para todos os interessados, sendo uma via webinar, em 17 de maio, e outra presencial no BIG Festival (a data e horário ainda serão divulgados). O link de acesso ao webinar será divulgado em breve.
Os ingressos BIG Play são individuais e dão direito a participar da área BIG Play, exposição de games do BIG Festival, e acesso a todas as atrações do evento durante o dia escolhido, com exceção das Reuniões de Negócios e da Área Business. Os ingressos podem ser comprados de forma unitária, com cada ingresso dando acesso a um único dia do evento, ou no combo para os 4 dias do evento!
Já quem é profissional, estúdios e demais empresas, há a opção de adquirir os ingressos Business, com acesso total ao evento durante os 4 dias e também às Reuniões de Negócios e Área Business. São 3 tipos de ingressos Business:
- Reuniões de negócio online: agende reuniões de negócios com as gigantes do mercado de games! São mais de 600 empresas parceiras e o melhor é que as conversas podem ser agendadas até março de 2024!
- Reuniões de negócio presencial: mesmos benefícios da categoria acima, mas também poderá agendar conversas durante os dias de festival.
- Reuniões de negócio presencial + Coquetel VIP: mesmos benefícios da categoria acima e ainda será convidado a participar da festa de abertura do festival - lugar perfeito para networking!
Mais informações aqui.
ATENÇÃO, EMPRESAS DE GAMES!
Como sempre a Abragames e associações regionais contam com condições especiais e descontos na compra dos ingressos, então recomendamos que sua empresa verifique com as entidades a disponibilidade das promoções antes de comprar!
Abragames no BIG Festival 2023:
Como todos os anos, as empresas associadas à Abragames contam com desconto especial na compra de ingressos Business e BIG Play, porém nossa grande novidade em 2023 é o estande na área B2C, para exposição dos jogos produzidos pelas empresas associadas!
Ficou com vontade de participar do BIG Festival com apoio da Abragames? Entre em contato conosco pelo email [email protected] e saiba mais detalhes!
gamescom
O Brasil será o país homenageado na edição deste ano da gamescom (de 22 a 27 de agosto de 2023), o maior evento de games do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse e Game – Verband der deutschen Games-Branche e.V.
A partir de uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, Projeto Setorial de Exportação da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o país será o destaque no pavilhão de exposições da feira que vai acontecer em Colônia, na Alemanha. O Brasil vai participar da cerimônia de abertura, além de ter um estande com diversos estúdios nacionais e de cumprir uma extensa agenda de compromissos.
Durante a gamescom, além do reconhecimento como um importante polo de desenvolvimento de games, o Brasil estará representado por uma comitiva de estúdios brasileiros liderados pela Abragames, por meio do Projeto Brazil Games. Sempre com o objetivo de aumentar a visibilidade da indústria local e impulsionar a geração de negócios internacionais, a participação brasileira em mais um evento internacional será potencializada no espaço estande, onde os estúdios nacionais poderão apresentar seus jogos, ampliar o networking e participar de reuniões comerciais.
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade e, só em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países. Além disso, em 2022 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.
Em breve serão abertas as inscrições para as empresas interessadas em participar da gamescom. E a lista com o nome de todas as associadas que farão parte da delegação será divulgada posteriormente. Fique atento(a) aos nossos e-mails e comunicados.
Quer participar dos eventos internacionais de games com o apoio do Brazil Games? Entre em contato com [email protected] e saiba como!
gdc
O Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no mercado internacional de games. E a prova disso foi o sucesso do país na GDC (Game Developers Conference)deste ano, que aconteceu em São Francisco, nos EUA, em março.
No primeiro dia da GDC, que foi realizado de 22 a 24 de março, sendo que as palestras já estavam acontecendo desde o dia 20 de março, o Brasil foi pauta de uma das apresentações. Rodrigo Terra, presidente da Abragames, falou sobre as oportunidades de negócios no Brasil, e Gustavo Steinberg, CEO do BIG Festival, apresentou o BIG Festival. A audiência foi alta e a participação do público intensa, com perguntas que mostraram a curiosidade sobre o Brasil e a indústria local de games.
O estande do Brasil também foi palco de dois eventos de networking, o São Paulo Day, um coquetel oferecido pela CreativeSP que atraiu muitos visitantes - entre jornalistas, expositores, investidores e compradores, e o Café da Manhã, oferecido pelo Brazil Games, que lotou o estande a manhã toda com muitos convidados, que aproveitaram o evento para marcar reuniões, trocar ideias com os brasileiros e fazer contatos.
No estande do Brazil Games, que recebeu em torno de quatro mil visitantes nos três dias de evento, as empresas organizaram suas reuniões de negócios e mostraram seus jogos. Quatro mini booths ficaram disponíveis para que alguns estúdios, que reservaram os espaços com antecedência, recebessem os visitantes e apresentassem seus jogos.
Os números gerais do evento foram:
Brazil Games
Total de empresas apoiadas pelo Projeto Brazil Games: 43 (cerca de 10 foram apoiados pela CreativeSP)
Empresários participantes: 103
Entrevistas no estande: mais de 50
Número de visitantes no estande: mais de quatro mil
Dados da Feira (previsões divulgadas antes do evento; os números finais ainda serão liberados)
Participantes: 24.000 profissionais
Expositores: 330
Palestras e sessões de conteúdo: 730
Quem esteve com o Projeto Brazil Games:
- Arvore Immersive Experiences
- BIG Festival
- Bitcake Studio
- Cafundó Estúdio Criativo
- Canvas Games
- Cavylabs
- DX Gameworks
- Eldorado Studios
- Evo Game Studio
- Fanatee
- Fira Soft
- Flux Games
- Game Dev Hub
- Gameplan Studio
- Gazeus Games
- Gixer Entertainment
- Hermit Crab Game Studio
- Hoplon
- Ignite
- Ilex Games
- Kokku
- LabSecreto
- Limiar Studios
- Mad Mimic
- Magistral Games
- Maqna Interactive
- Minimol Games
- Nuuvem
- Petit Fabrik
- Pipa Studios
- PUGA Studios
- Radioativa Game Sounds
- Rockhead Studios
- Savegame
- Seize Studios
- Smash Mountain Studio
- Split Studio
- Tapps Games
- Theo Games
- ViVa Games
- VRMonkey
- Webcore Games
- Wingeon Game Studios
Veja aqui as informações das empresas participantes.
novo jogo
A QUByte Interactive anuncia que a Breakers Collection recebeu uma demo gratuita no dia 6 de abril para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e Steam!
A demo apresenta uma amostra do modo Team Battle Arcade da Breakers Collection. A jogabilidade é fluida, responsiva e divertida. Os jogos de luta dos anos 90 estão de volta e agora melhores do que nunca.
O jogo estará com 25% de desconto em todas as plataformas durante o período de lançamento da demonstração.
Breakers Collection apresenta os dois jogos originais (Breakers e Breakers Revenge) e um novo conteúdo para o clássico Cult entre os fãs de Fighting Games, lançado em 1996 para Neogeo e Arcades.
O jogo completo traz as coisas essenciais que tornam um jogo de luta ótimo, como: rollback netcode, crossplay, modos de treinamento e batalha em equipe, partidas online ranqueadas e casuais, lobbies, informações de conexão, revanche, replays online e muito mais. O modo Arcade clássico também foi aprimorado, pois agora é possível jogá-lo no estilo Team Battle. A Galeria foi introduzida para apreciar a incrível arte criada pelos fãs.
Breakers Collection está atualmente disponível para PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam.
Links Importantes:
Breakers Collection Demo Trailer
Breakers Collection Offical Twitter
Breakers Collection – Steam
Breakers Collection – Nintendo eShop
Breakers Collection – Xbox Store
Breakers Collection – PlayStation Store
A QUByte é uma desenvolvedora de jogos brasileira e a maior editora latino-americana de consoles. Seu objetivo é desenvolver a indústria por meio de parcerias de Porting e Publishing, disponibilizando jogos para um público mais amplo em todas as principais plataformas, para que possam realizar todo o seu potencial.
Todos os direitos reservados © 2023 QUByte Interactive.
oportunidade
Com o avanço tecnológico, a demanda por games para mobile disparou. Não só nas telas menores, o mercado dos jogos como um todo cresceu. A empresa de consultoria PwC afirma que a indústria doméstica de jogos eletrônicos contabilizou receita de US$ 1,4 bilhão em 2021 e poderá chegar até US$ 2,8 bilhões em 2026, segundo matéria do Estadão.
Com o aumento significativo da demanda, temos uma grande necessidade de aumentar a oferta para suprir os novos consumidores. E é nessa corrida tecnológica de desenvolvimento de jogos eletrônicos que chegamos ao ponto principal de nossa conversa: os atalhos tomados durante o desenvolvimento desses games podem gerar prejuízos gigantescos.
Soluções pré-montadas
Fato é que não se tem profissionais disponíveis no mercado para suprir a uma demanda de criação no ritmo atual. Assim, os desenvolvedores recorrem a soluções pré-montadas/pré-prontas para agilizar o processo de criação dos jogos. Um desses atalhos é a utilização de bancos de imagens, efeitos, trilhas sonoras e qualquer outro elemento do jogo que possa ser inserido sem muita adaptação.
É importante lembrar que cada um desses elementos pode fazer jus a algum tipo de proteção pela legislação de direitos autorais do Brasil ou do local onde esse ativo tiver sido criado/disponibilizado. Logo, não é qualquer uso que pode ser feito. Se algo é gratuito, desconfie.
Direitos de exploração econômica normalmente são caros. Por isso, sempre é fundamental identificar exatamente quais direitos estão sendo adquiridos e exatamente o que se pode fazer com esses ativos. Antes de realizar qualquer aquisição, verifique se a plataforma está vendendo ativos próprios ou atuando como um marketplace. Isto é, vendendo ativos de um terceiro.
Essa distinção vai te ajudar a entender quem é responsável pelo produto que está sendo ofertado e qual o nível de confiança que você pode ter nos usos que estão sendo afirmados como possíveis.
O barato pode sair caro
Quem atua como marketplace, em seus termos de uso, apresenta uma frase informando que não se responsabiliza por qualquer violação de direito decorrente do uso de qualquer ativo ali vendido.
Ou seja, se você tiver um problema lá na frente, caberá a você encontrar a pessoa que criou - no caso de uma violação, quem copiou propriedade de terceiro - para responsabilizá-la pelo seu prejuízo.
Sempre é bom lembrar que, caso seja utilizada propriedade intelectual não licenciada em um game vendido a uma plataforma séria, o descumprimento contratual é indiscutível e caberá somente a você repassar seus prejuízos para quem criou o ativo tido como violador que foi incluído em seu jogo. Independente das soluções adotadas, o estrago estará feito. Seu contrato provavelmente será rescindido e sua reputação, manchada.
Por isso, a mensagem que fica é: atenção!
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.